Você já ouviu falar de Feedforward?

Além de fornecer feedback, comece a dar feedforward – concentre-se no futuro e não nos erros do passado.

A Ferramenta feedforward é muito próxima do feedback. Criada por Marshall Goldsmith, oferece aos indivíduos, equipes e organizações sugestões para o futuro e sobre como alcançar uma mudança positiva em seu comportamento. Em vez de repensar um passado que não pode ser mudado (feedback), o feedforward incentiva a gastar tempo criando um futuro. Esta ferramenta ajuda a se concentrar no futuro e não no passado. Os atletas, por exemplo, são frequentemente treinados usando feedforward, em que são convidados a visualizar a bola entrando no gol, imaginando o chute perfeito.

Marshall Goldsmith observou cerca de 30 mil líderes enquanto realizavam um exercício de fornecer feedfoward, em um primeiro momento, e de receber feedfoward em um segundo momento, ouvindo sugestões voltadas ao futuro, aprendendo ao máximo.

Neste exercício os participantes foram orientados a:

  • Escolher um comportamento que gostariam de mudar.
  • Descrever esse comportamento para os outros.
  • Pedir duas sugestões que poderia ajudar a alcançar uma mudança no comportamento selecionado.
  • Ouvir atentamente as sugestões.
  • Agradecer as sugestões.
  • Perguntar aos outros o que eles gostariam de mudar.
  • Fornecer feedforward – duas sugestões destinadas a ajudá-los a mudar.
  • Dizer: “Por nada”, quando a pessoa agradecia as sugestões.

Quando solicitado que esses participantes descrevessem a experiência, as pessoas usaram palavras como “grande, energizante, útil, divertido”. 

O que acha de utilizar mais feedfoward com seus colaboradores? Pode continuar chamando de feedback, pois é o mais comum a todos, mas quando utilizar essa ferramenta, lembre-se de focar em sugestões para o futuro, não criticando ou se atendo ao passado.

Usando feedforward você não só transmite a mensagem certa, como também garante que aqueles que a recebem serão receptivos ao seu conteúdo, abertos à mudança e focados na promessa do futuro, e não nos erros do passado.

Conheça abaixo 6 razões para usar mais feedfoward: