O que é uma boa taxa de adesão às pesquisas de clima?

Leia este artigo e descubra qual a melhor taxa de adesão a pesquisas de clima.


Pesquisas de climas anuais dificilmente conseguem chegar a uma taxa de 50% de adesão dos colaboradores. Afinal o que seria uma boa taxa de adesão a uma pesquisa de clima?

Muitas empresas desejam alcançar 100% de adesão, porém, taxas como essa são quase impossíveis. Além do mais, uma taxa de adesão de 100% muitas vezes tão desejada, dependendo da forma que é alcança não é um bom indicativo. Por exemplo, uma liderança que faz coerção para sua equipe responder, pode obter essa taxa de adesão, porém, o resultado compromete a autenticidade e a validade das informações.

A Pulses possui uma taxa de adesão muito maior que as pesquisas de clima tradicionais. A taxa média dos clientes Pulses é de 73% de adesão, sendo que varia entre 65% a 85%, dependendo do porte da empresa. Lembrando que a Pulses atende desde startups até grandes empresas, com mais de 40.000 colaboradores.

Quer saber como a Pulses consegue alcançar essas taxas? Descubra:


Linguagem acessível


O uso de uma linguagem simples, isto é, de fácil entendimento, facilita a adesão dos colaboradores à pesquisa e possibilita mais qualidade dos resultados.  Além disso, a usabilidade é intuitiva, garantindo rapidez nas respostas.

Em uma pesquisa realizada com respondentes da pesquisa Pulses, 92% dos usuários consideram a linguagem das perguntas de fácil entendimento.


Visual agradável


As perguntas do nosso instrumento são friendly, garantindo mais prazer em participar. Ao invés de longos formulários com 60 perguntas, contendo apenas opções de resposta como “concordo totalmente” a “discordo totalmente”, a metodologia Pulses possui perguntas de múltipla escolha, slider, escalas de 1 a 10, com imagens que mudam dependendo da opção de resposta escolhida pelo colaborador.

                                                                               Veja o Exemplo a seguir:

                                                                   Pergunta de múltipla escolha slider, pesquisa de clima


Poucas perguntas, maior frequência


Por ser uma pesquisa contínua semanal, em que o colaborador recebe em média 5 a 12 perguntas o tempo que o colaborador gasta respondendo é 2 minutos, facilitando a adesão.

A maior frequência da pesquisa, possibilita dados mais atuais e menos viés. Se as lideranças possuem a prática de apresentar o dashboard para suas equipes e propor ações de melhoria, a adesão à pesquisa aumenta ainda mais.

 

Perguntas diferentes à cada semana


A Pulses possui uma metodologia própria, validada estatisticamente, sendo que os algoritmos inteligentes identificam automaticamente os fatores críticos em cada empresa e aprofundam a análise através de perguntas mais específicas. Isso fornece insights de melhoria para as “causas raízes” (fatores explicativos), para que os gestores e RH possam atuar de forma assertiva e consistente.

Dessa forma, devido essa inteligência, as perguntas serão diferentes a cada semana, até que o ciclo completo de calibração e aprofundamento seja concluído.


Multiplataforma


O instrumento Pulses possibilita que você realize o envio da pesquisa por e-mail, SMS, aplicativo ou Slack.

Basta ter acesso a internet, em necessidade de qualquer instalação ou sistema operacional, podendo ser acessado via desktop, tablet ou celular. A empresa também pode optar para colocar um totem em um espaço da organização de fácil acesso para que os seus colaboradores respondam a pesquisa. 

 

Não exige cadastro do colaborador


Quando o colaborador realizar o acesso a plataforma não é necessário preencher nenhum formulário. Os dados do colaborador são preenchidos pelo administrador na plataforma, através de importação de dados. Para acessar a pesquisa, o administrador poderá definir se o colaborador deverá colocar seu e-mail, CPF ou matrícula da empresa.

 

Confidencialidade da pesquisa


Muitos colaboradores podem não se sentir à vontade para dar um feedback identificado, por temerem consequências negativas. E a autenticidade das respostas pode ficar comprometida, por insegurança do colaborador.

Por isso a Pulses se preocupa com a confidencialidade dos dados. Para garantir que as respostas sejam verdadeiras o instrumento Pulses não exibe respostas individuas dos colaboradores, nem permite que os resultados sejam filtrados por quaisquer filtros de identificação pessoal, como nome, matrícula, e-mail ou CPF.

Os resultados aparecem desta maneira no dashboard:

                                 Resultado de pesquisa de clima; relatorio de pesquisa de clima


E mais: só é possível visualizar os resultados no dashboard com um mínimo de respondentes, que varia entre 3, 5 ou 7, dependendo da pesquisa.

A Plataforma Pulses é uma combinação de ferramenta e metodologia, que consiste em monitorar continuamente a opinião dos colaborares, de forma amigável, rápida e com confiabilidade garantida.

Se você gostou da nossa plataforma clique aqui e assista uma demonstração gratuita da plataforma Pulses

 

                                                     Pesquisa de clima oranizacional