Saiba o que é fit cultural e como aplicá-lo na sua empresa!
Você
sabe o que é fit cultural e como ele funciona? Acesse este artigo para ficar
por dentro desse assunto tão importante!
É de suma importância que os colaboradores da empresa
tenham objetivos e valores harmônicos à cultura e à missão de uma empresa, uma
vez que essa característica é fundamental para mantê-los engajados e, automaticamente, reduzir o índice de turnover da
organização. Isso chamamos de fit cultural!
Com isso, sua empresa ganha em produtividade, competitividade e satisfação, tendo em vista que os
colaboradores estão sempre empenhados a entregar o seu melhor todos os dias.
Não sabe o que é fit cultural? Não se preocupe, porque
estamos aqui para ajudar você a entender esse conceito e mostrar como aplicá-lo
no seu negócio. Acompanhe!
O que é fit cultural?
O fit cultural refere-se à “probabilidade de alguém
refletir e ser capaz de se adaptar às crenças, atitudes e comportamentos
centrais que compõem sua organização” segundo a Harvard Business Review. Isto é, estamos falando do alinhamento do colaborador
com a missão, cultura e valores de uma organização.
Esses elementos ajudam a identificar profissionais que
apresentam possibilidades de permanecer na empresa por mais tempo, com muito
mais motivação e envolvimento que outro candidato que não tenha essa afinidade
com os objetivos do negócio.
O resultado disso vai além de um colaborador que
apresenta resultados acima da média, mas também que executa estratégias com
inteligência e que sabe tomar as decisões mais adequadas para cada situação.
Como ele
funciona?
O fit cultural funciona como um identificador de
habilidades comportamentais e competências profissionais. Sendo assim, por meio
de postura, linguagem, objetivos e comportamentos, consegue extrair informações
valiosas dos candidatos, as quais são indispensáveis para acertar na escolha do
profissional.
Identificadas essas características, o gestor precisa
avaliar se elas estão alinhadas aos valores, à missão e à visão da organização,
a fim de analisar se o candidato tem condições de contribuir positivamente para
o crescimento da empresa. Se a resposta for sim, ele fará uma contratação mais
acertada, diminuindo os riscos de descontentamento com o novo colaborador.
Como aplicá-lo na
empresa?
O primeiro passo é entender a cultura da sua empresa.
Por meio de diagnóstico organizacional, mapeamento de perfil, estilos de
liderança, organograma e análise de políticas internas, será possível
identificar a cultura organizacional. A pesquisa de clima é uma forma de identificar
elementos da cultura organizacional.
Feito isso, é hora de realizar as entrevistas. Nesse
momento, você conseguirá conhecer as características pessoais do candidato, a
fim de identificar se ele atende aos requisitos necessários para preencher a
vaga.
Por fim, você pode realizar testes com perguntas
situacionais. Eles são responsáveis por revelar as opiniões dos candidatos em
relação às situações consideradas importantes para o recrutador.
O fit cultural proporciona diversos benefícios para
uma empresa, como melhoria nas contratações, maior produtividade, retenção de
talentos etc. Portanto, não há motivos para não aplicá-lo em seu negócio.
Quanto mais alinhados forem os objetivos da empresa e dos colaboradores,
melhores serão os resultados. Isso beneficiará tanto a empresa quanto a
carreira profissional do colaborador.
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