Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Saiba como se preparar para voltar ao trabalho!

Preocupado porque não sabe como se preparar para voltar ao trabalho? Leia este artigo e fique por dentro do assunto!

 

A suspensão do trabalho presencial se deu por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Todos tiveram que se adaptar à nova rotina de trabalho, conciliando afazeres pessoais e profissionais dentro de casa mesmo. O home office foi a solução encontrada para manter as empresas em funcionamento e evitar a necessidade de demissão em massa. 

Agora, devido à flexibilização da quarentena, tudo está voltando ao “normal”, porém, com algumas precauções. Por isso, você precisa se preparar para voltar ao trabalho com segurança!

Quer saber quais cuidados importantes é preciso tomar nesse momento? Continue a leitura deste artigo que explicamos para você. Boa leitura!

 

CERTIFIQUE-SE DA EXISTÊNCIA DE PROTOCOLOS DE HIGIENIZAÇÃO

 

Os protocolos de higienização visam manter você e seus colaboradores em segurança, reduzindo ao máximo as chances de contágio pela Covid-19. Todo cuidado é pouco para garantir o bem-estar de todos os profissionais de uma empresa. Sendo assim, o primeiro passo é oferecer um ambiente limpo.

Cadeiras, computadores, teclados, telefones, impressoras e outros equipamentos de uso coletivo e individual devem ser higienizados com álcool 70%. Na entrada das portas, é importante manter um pano umedecido com água sanitária para que as pessoas possam limpar os calçados.

Cada colaborador precisa fazer a sua parte também, evitando ao máximo o contato com outras pessoas. É importante que aqueles que pertencem ao grupo de risco não retornem à empresa por enquanto.

 

FIQUE ATENTO ÀS RECOMENDAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE

 

O Ministério da Saúde recomendou medidas — algumas básicas — para a prevenção da Covid-19. A primeira delas é lavar muito bem as mãos, desde os dedos até os pulsos, com bastante água e sabão. O uso de papel toalha é o mais recomendado para secá-las.

O álcool em gel 70% também é outro utensílio indispensável na higienização, principalmente se o colaborador precisa realizar alguma atividade fora da empresa ou se ele lida constantemente com o manuseio de dinheiro, por exemplo.

O uso de máscaras ajuda a se proteger e a proteger quem está por perto. O ideal é que elas sejam trocadas a cada duas horas. Ao higienizá-las, é importante usar água sanitária e, ao secar, passar muito bem o ferro para eliminar qualquer chance de proliferação do vírus.

 

MANTENHA DISTANCIAMENTO SOCIAL AO VOLTAR AO TRABALHO

 

A saudade dos colegas é grande. No entanto, por mais que você se reencontrem no ambiente de trabalho, ainda assim é indispensável manter o distanciamento social. Reorganize a estrutura da empresa, fazendo com que os colaboradores tomem uma distância de, mais ou menos, um metro. Isso vale tanto para o escritório quanto para a fila do refeitório, por exemplo.

Essas dicas são imprescindíveis para garantir a saúde no ambiente de trabalho e evitar a proliferação do vírus. Lembre-se de que, apesar de muitos pacientes serem assintomáticos, outras pessoas podem apresentar sintomas que colocam a sua vida em risco. Como ainda nem mesmo os cientistas sabem ao certo com que tipo de vírus estamos lidando, é muito importante que tomar todos os cuidados necessários ao voltar ao trabalho.

 

pesquisa-novo-normal