Saiba como funciona a pesquisa de engajamento!
O engajamento é
um fator extremamente relevante para qualquer negócio. Apesar de estar ligado
ao nível de comprometimento dos colaboradores com a empresa, ele não se resume
a uma fotografia estática da situação. Por isso, é preciso acompanhá-lo de
perto, por meio de uma pesquisa de engajamento.
Você deve saber o
quanto a experiência do seu colaborador é importante para garantir a
satisfação e a motivação dele com o negócio. Mas você realmente conhece os fatores
essenciais para que ele se conecte com a empresa e deseje fazer parte dela?
Entenda de uma
vez por todas o valor da pesquisa de engajamento e saiba como elaborá-la de
modo que impacte a performance do seu time!
Qual
é a importância da pesquisa de engajamento?
O engajamento é
um estado dinâmico de comprometimento de uma pessoa com uma causa. Trata-se de
um envolvimento cognitivo e emocional ativo, desencadeado por propósitos
comuns.
Quando um
profissional se identifica com a razão de ser de uma organização e passa a
desejar, genuinamente, fazer parte dessa história, ele desenvolve um senso de
pertencimento, confiança e dedicação. Mas isso não depende só dele. Cabe à
empresa reconhecer e dar atenção às questões que impactam o engajamento de seus colaboradores.
A etapa de reconhecimento é feita por meio da aplicação da pesquisa de engajamento, que busca avaliar aspectos:
- individuais do colaborador (responsabilidade, controle emocional, iniciativa etc.);
- do trabalho (recursos disponíveis, características das tarefas, satisfação etc.);
- empresariais (normas, gestão, estratégias, recompensas etc.);
- da liderança (relacionamento com a equipe, suporte, competência etc.);
- da equipe (feedback entre os pares, relacionamentos interpessoais, colaboração etc.).
É com base nesses
fatores que a empresa consegue identificar pontos de melhoria e começar a
trabalhar a partir deles para desenvolver uma equipe engajada e
comprometida.
Como
deve ser feita?
Escolher as
perguntas certas é metade do caminho para uma pesquisa de engajamento de
sucesso. Para tanto, é necessário estabelecer um espaço aberto para o diálogo,
ou seja, deixar os profissionais confortáveis para responderem de maneira
franca e construtiva.
Se você não faz ideia de como elaborar o seu questionário, aqui vão algumas sugestões de perguntas:
- Eu não pediria demissão da empresa se recebesse uma proposta melhor.
- Estou satisfeito com a minha liderança.
- Sinto orgulho de fazer parte dessa empresa.
- Recomendo essa empresa para parentes e amigos.
- A empresa inspira o melhor de mim todos os dias.
Lembre-se de que,
nesse tipo de pesquisa, é crucial manter o feedback anônimo para que as
pessoas se sintam seguras em dizer o que realmente pensam.
Quais
são os benefícios desse tipo de pesquisa?
Uma pesquisa de
engajamento bem elaborada fornece dados e informações importantes sobre a
equipe. O principal deles é o índice de engajamento do grupo, que pode ser
traduzido em números e balizado a partir de dados anteriores.
Além disso,
facilita a identificação de padrões e indicativos de desengajamento e
engajamento, o que ajuda a prever determinados comportamentos (por
exemplo, um profissional que está perdendo o interesse nas suas atividades).
Assim, a empresa consegue agir com antecedência, a fim de evitar problemas como
o turnover.
A pesquisa de
engajamento também favorece a autoestima dos profissionais, fazendo com que
eles se sintam peças-chave para os resultados da empresa. Isso colabora para
que se tornem mais participativos e adeptos às propostas de mudanças que
visam melhorar o desempenho da equipe. Portanto, invista nessa prática e colha
esses e outros benefícios!
Antes de
arregaçar as mangas e começar a preparar a sua pesquisa, confira alguns dados importantes sobre
engajamento!