Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Saiba como funciona a pesquisa de engajamento!

Como anda o engajamento da sua equipe? Saiba como funciona a pesquisa de engajamento e comece a fazer agora mesmo!


O engajamento é um fator extremamente relevante para qualquer negócio. Apesar de estar ligado ao nível de comprometimento dos colaboradores com a empresa, ele não se resume a uma fotografia estática da situação. Por isso, é preciso acompanhá-lo de perto, por meio de uma pesquisa de engajamento.

 

Você deve saber o quanto a experiência do seu colaborador é importante para garantir a satisfação e a motivação dele com o negócio. Mas você realmente conhece os fatores essenciais para que ele se conecte com a empresa e deseje fazer parte dela?

 

Entenda de uma vez por todas o valor da pesquisa de engajamento e saiba como elaborá-la de modo que impacte a performance do seu time!

 

Qual é a importância da pesquisa de engajamento?

 

O engajamento é um estado dinâmico de comprometimento de uma pessoa com uma causa. Trata-se de um envolvimento cognitivo e emocional ativo, desencadeado por propósitos comuns.

 

Quando um profissional se identifica com a razão de ser de uma organização e passa a desejar, genuinamente, fazer parte dessa história, ele desenvolve um senso de pertencimento, confiança e dedicação. Mas isso não depende só dele. Cabe à empresa reconhecer e dar atenção às questões que impactam o engajamento de seus colaboradores.

 

A etapa de reconhecimento é feita por meio da aplicação da pesquisa de engajamento, que busca avaliar aspectos:

  • individuais do colaborador (responsabilidade, controle emocional, iniciativa etc.);
  • do trabalho (recursos disponíveis, características das tarefas, satisfação etc.);
  • empresariais (normas, gestão, estratégias, recompensas etc.);
  • da liderança (relacionamento com a equipe, suporte, competência etc.);
  • da equipe (feedback entre os pares, relacionamentos interpessoais, colaboração etc.).

           

É com base nesses fatores que a empresa consegue identificar pontos de melhoria e começar a trabalhar a partir deles para desenvolver uma equipe engajada e comprometida.

 

Como deve ser feita?

 

Escolher as perguntas certas é metade do caminho para uma pesquisa de engajamento de sucesso. Para tanto, é necessário estabelecer um espaço aberto para o diálogo, ou seja, deixar os profissionais confortáveis para responderem de maneira franca e construtiva.

 

Se você não faz ideia de como elaborar o seu questionário, aqui vão algumas sugestões de perguntas:

  • Eu não pediria demissão da empresa se recebesse uma proposta melhor.
  • Estou satisfeito com a minha liderança.
  • Sinto orgulho de fazer parte dessa empresa.
  • Recomendo essa empresa para parentes e amigos.
  • A empresa inspira o melhor de mim todos os dias.

 As opções de resposta pode ser uma escala que varia entre Concordo totalmente a Discordo totalmente.

 

Lembre-se de que, nesse tipo de pesquisa, é crucial manter o feedback anônimo para que as pessoas se sintam seguras em dizer o que realmente pensam.

 

Quais são os benefícios desse tipo de pesquisa?

 

Uma pesquisa de engajamento bem elaborada fornece dados e informações importantes sobre a equipe. O principal deles é o índice de engajamento do grupo, que pode ser traduzido em números e balizado a partir de dados anteriores.

 

Além disso, facilita a identificação de padrões e indicativos de desengajamento e engajamento, o que ajuda a prever determinados comportamentos (por exemplo, um profissional que está perdendo o interesse nas suas atividades). Assim, a empresa consegue agir com antecedência, a fim de evitar problemas como o turnover.

 

A pesquisa de engajamento também favorece a autoestima dos profissionais, fazendo com que eles se sintam peças-chave para os resultados da empresa. Isso colabora para que se tornem mais participativos e adeptos às propostas de mudanças que visam melhorar o desempenho da equipe. Portanto, invista nessa prática e colha esses e outros benefícios!

 

Antes de arregaçar as mangas e começar a preparar a sua pesquisa, confira alguns dados importantes sobre engajamento!