Saiba como aplicar o People Analytics na sua empresa!

O People Analytics realiza coleta de dados de forma eficiente e pode tornar o RH da sua organização mais assertivo nas tomadas de decisões. Confira ao ler este artigo!


O uso de dados para organizar processos e ajudar na otimização da gestão já não é mais novidade. Existem diversas recursos capazes de auxiliar na tomada de decisões, e o People Analytics é um deles. Com uma abordagem orientada por dados, em que se coletam, se organizam e se analisam os resultados, a análise dos dados sobre pessoas se tornou uma excelente recurso de gerenciamento no RH.

 

Com um software, é possível avaliar os dados coletados para que as decisões sejam tomadas de forma mais precisa. Dessa maneira, a gestão de equipe se torna mais eficiente, pois as informações ajudam estrategicamente a melhorar o ambiente organizacional. Além disso, é possível aumentar o engajamento dos colaboradores e a satisfação das equipes.

 

Portanto, conheça mais um pouco sobre o People Analytics e descubra as vantagens de investir nessa tendência que transformará o RH da empresa.

 

Para que serve e como funciona?

 

Por mais que o People Analytics trabalhe com dados, ele ainda é focado diretamente na gestão de pessoas. Quando a tecnologia é aplicada, ela analisa um conjunto de dados para que as decisões tomadas sejam mais assertivas. Ao adotar a estratégia, há possibilidade de avaliar questões como o turnover da empresa, tendências de engajamento e outros aspectos.

 

Dessa maneira, essa ferramenta se torna muito útil para buscar as melhores alternativas para melhorar a cultura da empresa, aumentar a satisfação no ambiente de trabalho e melhorar o clima organizacional.

 

A exatidão dos dados serve para reduzir possíveis erros humanos, assim como impede que as decisões sejam tomadas com base em visões pessoais. Portanto, torna os processos mais fáceis e rápidos.

 

Como implantar a estratégia de People Analytics?

 

Os resultados de utilizar o People Analytics são muito positivos e contribuem no avanço do negócio. Uma vez que cada empresa tem suas particularidades e desafios, a estratégia é capaz de transformar a gestão de pessoas. Por isso, o RH encontra possibilidades de encontrar dados para basear suas decisões e melhorar o clima organizacional.

 

Busque alternativas estratégicas para a coleta de dados

 

Como já foi dito, cada empresa tem suas características e conta com profissionais de diferentes perfis e comportamentos. Diante disso, é necessário procurar alternativas condizentes, de forma que a coleta de dados seja efetiva para ajudar nas análises.

 

Identificar os pontos que precisam de destaque e usar os dados para otimizar o dia a dia é um dos melhores aspectos da coleta de dados. Além disso, com diferentes fontes de informações fica mais fácil aprimorar os processos e tomar decisões mais assertivas para satisfazer os colaboradores.

 

Entenda as necessidades da organização

 

Com o people analytics em ação é possível avaliar as carências da organização e tomar as medidas necessárias. Os funcionários são um dos pilares de sustentação de uma organização, pois sem eles não seria possível alcançar produtividade.

 

Dessa forma, o comprometimento dos membros da equipe com as suas atividades deve ser um fator determinante para a entrega de bons resultados, uma vez que, se uma única pessoa não estiver em sintonia com os demais, todo o trabalho fica comprometido.

 

Por isso,é importante que os colaboradores entendam que cada um é peça fundamental para o desenvolvimento da empresa.

 

Acompanhe resultados e faça projeções

 

Para formar equipes de alta performance, contar com um planejamento estratégico é fundamental. O crescimento e bons resultados são feitos com a soma de diversos fatores. Portanto, conferir o que já foi feito e seus efeitos é um excelente fundamento de análise e, assim, será possível fazer projeções aperfeiçoadas com o uso de dados.

 

Tecnologias da era digital, como Big Data, Inteligência Artificial e Business Intelligence, ajudam a identificar caminhos para o planejamento estratégico. Dessa forma, há uma análise dos perfis dos colaboradores, seus objetivos, necessidades, performance e outros pontos que ajudarão na construção de projeções para metas futuras.

 

Invista na modelagem dos dados

 

A modelagem de dados consiste no cruzamento de informações colhidas anteriormente, em que é possível descobrir dados mais precisos. Por exemplo: dá para descobrir as causas raízes do desengajamento, alavancas que impactam o e-NPS e a propensão à saída. Portanto, com a modelagem de dados, conseguimos estruturar a equipe e descobrir benefícios para deixá-la mais engajada.

 

Adquira um bom software

 

Para realizar uma boa gestão de pessoas e conseguir implantar a estratégia de People Analytics, o software deve ser escolhido com muito cuidado. Existem muitas ferramentas disponíveis, mas é preciso encontrar uma que seja adequada às necessidades da organização e que contribuam para a produtividade dos seus colaboradores. Por isso, faça pesquisas antes de escolher.

 

Quais as vantagens dessa prática?

 

Trabalhar com dados apresenta diversas vantagens e agiliza os processos no RH. Além disso, veja outros benefícios de usar o People Analytics na empresa!

 

Maior engajamento

 

Com informações mais precisas sobre os colaboradores, seus desejos e necessidades são levados em consideração e o engajamento pode aumentar bastante. Os dados podem ser utilizados para trazer impactos positivos em diversos setores, e os funcionários percebem a preocupação dos gestores em entregar um ambiente de trabalho melhor.

 

Melhoria do clima organizacional

 

People Analytics também pode ajudar no clima organizacional, já que permite, com algorítimos avançados de diagnóstico, conhecer a percepção dos colaboradores e descobrir os impactos, tendências e correlações, para cada diferente cultura organizacional.

 

Retenção de talentos

 

Toda empresa que conta com talentos que fazem diferença e entregam excelentes resultados não querem perder esses profissionais. No entanto, é necessário que a empresa seja um ótimo lugar para se trabalhar, a fim de possibilitar a retenção desses talentos. Dessa forma, com os dados é possível perceber padrões de comportamento e acompanhar o crescimento deles dentro da instituição.

 

Como seus talentos percebem a empresa? Quais os riscos de saída? Estão alinhados com a missão, visão e valores da empresa? Decidir com apoio de técnicas de People Analytics é como analisar o DNA da organização e agir sobre aquilo que de fato importa e trará resultados.

 

Achou que o conteúdo trouxe informações relevantes e que podem ajudar a desenvolver sua organização? Então, faça contato conosco. Podemos ajudar a potencializar os resultados da sua empresa.