Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

RH estratégico: saiba o que é e como começar!

Que tal utilizar todo o potencial do RH? Descubra os benefícios de transformá-lo em um setor estratégico!


O termo “RH estratégico” já é quase um jargão no mundo empresarial, mas você sabe qual é o real significado dele? Embora muitas pessoas acreditem que ele consiste em deixar de lado toda a parte operacional, não é bem assim que funciona. Na realidade, tem muito mais a ver com desenvolver uma visão estratégica, tornar o setor mais ágil e digital e utilizar tudo isso para melhorar os processos internos.

 

Quer ir mais fundo nesse assunto? Então fique conosco até o final deste artigo, pois vamos explicar melhor o conceito, os benefícios que ele proporciona e como aplicá-lo na sua empresa. Tenha uma ótima leitura!

 

 

O que é o RH estratégico?

 

Você já entendeu que o RH estratégico é aquele que foca especialmente nas pessoas, nas tecnologias e nos processos no intuito de torná-los melhores e mais eficientes, indo além do fator operacional. Mas o que isso quer dizer, na prática?

 

Basicamente, para ser estratégico, o RH precisa assumir algumas condições:

  • visão estratégica da empresa, entendendo seus objetivos estratégicos, considerando o modelo de negócio, as metas, as dificuldades operacionais, a cultura organizacional etc.;
  • análise constante de dados, obtendo indicadores relevantes para o negócio e para o setor, a partir do uso de softwares;
  • posicionamento de um agente de transformação, cuja proatividade é característica básica, ou seja, não se espera que os problemas aconteçam para buscar melhorias;
  • tecnologia de ponta, a fim de automatizar processos repetitivos, otimizar o R&S, melhorar o sistema de comunicação interna e gerar dados relevantes para a tomada de decisão.


Enquanto não utilizar esses fatores a seu favor, é provável que o RH não possa ser considerado estratégico, já que ele poderá estar desconectado com os objetivos da empresa, não se mostrando relevante para o negócio.

 

 

Quais são seus principais benefícios?

 

Um dos principais benefícios do RH estratégico é que ele coleta e fornece dados relevantes para a tomada de decisão. Em outras palavras, ele tem uma participação ativa na elaboração de novas metas, mudanças e passos primordiais da empresa.

 

Para as pessoas, o ambiente de trabalho fica mais dinâmico, desafiador, agradável e com oportunidades de desenvolvimento. O RH estratégico está sempre atento aos diferentes potenciais existentes nas equipes, pronto para incentivá-los e aprimorá-los. Isso coloca o colaborador como um cliente interno, alguém importante e valorizado.

 

Para a empresa, além de significar mais produtividade, resultados melhores e uma equipe mais engajada, essa mudança afeta aspectos como a própria cultura organizacional. Tudo começa lá no processo de escolha e contratação de novos colaboradores, que se torna mais bem-sucedido ao trazer para a empresa perfis mais alinhados com suas necessidades e objetivos.

 

Em geral, essa abordagem mais estratégica ajuda a superar aqueles pontos mais irrelevantes do curto prazo em detrimento de um relacionamento de longo prazo entre a empresa e a sua equipe. Isso garante uma compatibilidade real de interesses, plano de crescimento e apoio mútuo para o alcance de bons resultados.

 

Com um RH estratégico, seus resultados melhoram e o seu público interno fica mais satisfeito. Quer mais do que isso? Que tal utilizar sua energia para focar o que realmente pode ser um diferencial competitivo para a sua empresa?

 

As soluções da Pulses podem ajudar você a tornar o seu RH estratégico sem complicações. Converse com a gente para conhecê-las de perto!