RH ágil: como implantar e quais as principais vantagens

Veja como as metodologias ágeis podem impactar os resultados da sua empresa. Leia este artigo!



Devido o cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo, é necessário que o setor de Recursos Humanos busque novos métodos e estratégias que possam agregar valor e facilitar a tomada de decisões. Adotar o RH ágil pode potencializar os resultados da organização.

 

O RH ágil apresenta alguns princípios, como autonomia das equipes, entrega de resultados satisfatórios aos clientes e ambiente organizacional propício ao crescimento do trabalho.

 

O papel do RH ágil é conscientizar os times de que todos são responsáveis pelas transformações na empresa. Isso pode ser feito por meio de treinamentos, reuniões e outras formas de comunicação interna.

 

Quer saber como implantar o RH ágil na sua empresa e quais as técnicas Agile funcionam na prática? Continue a leitura!

 

Veja como implantar um RH ágil

 

Para desfrutar dos benefícios que o RH ágil oferece para a organização, é necessário tomar algumas medidas importantes e contar com a colaboração dos gestores dos diversos setores e dos colaboradores, para que esse novo projeto seja concretizado com sucesso. Observe alguns passos que são necessários para que o RH ágil seja implementado.

 

1º passo: conheça os princípios de um RH ágil;

2º passo: crie redes de colaboração;

3º passo: priorize a transparência;

4º passo: invista no processo de adaptação;

5º passo: engaje e motive os grupos;

6º passo: estimule a motivação pessoal;

7º passo: incentive ambições sadias.

 

Conheça as técnicas Agile

 

As metodologias Agile são inovações eficazes que contribuem com as empresas que pretendem impactar seus resultados no mercado atual.

 

Kanban

 

Kanban é uma palavra japonesa que significa “placa visível”, “cartão”. A técnica Kanban foi elaborada especialmente para dar suporte na otimização de tempo das atividades dos colaboradores. Tempo/produtividade é fator primordial para organizações que têm projetos ambiciosos de destaque e produtividade no mercado competitivo e no desenvolvimento dos seus grupos de talentos.

 

Não desperdiçar o tempo com ações supérfluas é uma prática de que todos os funcionários precisam estar cientes. Eles devem colocá-la em prática, é esta a funcionalidade do Kanban.

 

Esse método orienta a utilização de meios visuais para gerenciar o tempo e as etapas das atividades. Uma forma prática e acessível para contribuir nesse processo é fazer uso do post-it (cartões coloridos) em plataformas ou softwares. Observe como o fluxo de evolução das tarefas (cartões) se apresentam no sistema:

 

  •         to do: apresenta as atividades que ainda não foram iniciadas;
  •        WIP (work in progress): demonstra as tarefas que estão em andamento;
  •       done: permite a visualização das atividades que já foram concluídas.
 

Lean

 

O método Lean é uma ação de gerenciamento que tem o objetivo de minimizar ou, até mesmo, evitar o desperdício de recursos, como tempo, verbas orçamentárias, mão de obra e outros valores da empresa. Com isso, o foco dessas ações é diretamente aplicado unicamente no que é essencial e, assim, os resultados são potencializados.

 

A administração desse processo fica sob incumbência da gestão de Recursos Humanos, que deve encontrar a melhor forma de transformar o mindset de todos os membros dos grupos para que os benefícios da metodologia Lean sejam alcançados. Conhecê-los é uma motivação para conquistá-los. Observe:


  • exclui qualquer tipo de desperdício e gastos que não são prioridade para a empresa;
  • eleva a agilidade e a produtividade dos colaboradores;
  • melhora os resultados e aumenta a satisfação dos clientes;
  • motiva os colaboradores a serem mais acessíveis às novas mudanças e a novos desafios.

 

A metodologia Lean tem alguns princípios importantes que devem ser valorizados pela instituição. Portanto, os processos devem estar organizados em fluxo de atividades para que gerem valor para os clientes.

 

O fluxo contínuo é um princípio em que cada etapa da atividade vai perpassando por diversos profissionais da mesma área até que ela seja concluída. Já a produção puxada faz com que a empresa produza o produto segundo encomenda de clientes, para evitar o desperdício de matéria-prima. Contudo, a qualidade é um dos princípios que não pode ser perdida no meio de tantas regras de economia.

 

Scrum

 

A metodologia Scrum desenvolve a gestão dos procedimentos na realização dos projetos e aumenta a competência dos processos e dos resultados. O Scrum é considerado um framework, por isso, o resultado é proveniente do gerenciamento de projetos em que os colaboradores trabalham juntos para solucionar problemas mais complexos de forma aprimorada e entregar resultados de alto valor para a organização.

 

Essa metodologia ágil orienta os funcionários a realizar o trabalho em ciclos, conhecidos como Sprints. O alinhamento entre os membros do grupo é indispensável, por isso são realizadas reuniões em que cada colaborador assume a responsabilidade por uma tarefa. Durante o processo, são feitos ajustes de forma rápida e renovada, para que os resultados aconteçam como planejados.

 

Para que o framework seja executado com eficiência é interessante obedecer algumas atividades bem direcionadas, por isso, existem ferramentas de gestão de projetos que precisam ser executados para que o Scrum tenha os resultados desejados pelo RH ágil. Conheça algumas ferramentas:

  • sprint planning meeting: reunião de planejamento, para definição das prioridades e das tarefas;
  •  daily scrum: breve reunião, geralmente no início da manhã, com o objetivo de alinhar o que foi feito no dia anterior, identificar dificuldades o trabalho para o dia que se inicia.

 

Squad

 

Esse modelo de metodologia ágil está sendo muito utilizado principalmente pelas startups. Squad é uma forma organizacional de formar diversas equipes multidisciplinares com objetivos específicos. Esse grupo é preenchido por colaboradores de diversos setores da empresa, como marketing, vendas, financeiro etc.

 

O método ágil Squad estima pela transparência das ações, descentralização das tarefas e evolução permanente do projeto. Cada Squad atua de forma independente, é como se fosse uma microempresa, que tem seus propósitos e metas para alcançar.

 

A equipe tem um trabalho a ser colocado em prática, com autonomia para decidir todas as ações necessárias para a conclusão do projeto. Para que a tarefa seja concluída com agilidade e eficiência, é indispensável que os squads estejam alinhados em diversos aspectos, sobretudo, no fator comunicação.

 

Existem três fatores responsáveis por manter o alinhamento dos objetivos da organização:


  • chapters: são focos que passam por todos os squads para que todos os funcionários de cada setor, por exemplo, os membros do setor de vendas, estejam alinhados para terem informações de como está o andamento do trabalho dos outros squads da sua área;
  • tribo: as tribos são formadas por dois ou mais squads, que têm objetivos afins e necessitam se comunicar constantemente para concluir a meta;
  • guilds: são os colaboradores de outras áreas que se juntam aos squads por terem interesse em algum assunto que chama a sua atenção e, assim, mantêm a comunicação com o Squad.

 

Como percebemos, o RH ágil é responsável por realizar transformações na organização, assim como as metodologias Agile podem potencializar os resultados dos projetos corporativos.

 

Achou este artigo interessante? Assine nossa newsletter e receba conteúdos importantes para conduzir a sua empresa ao sucesso.