O que é RH ágil?

Você sabe o que significa RH ágil? Descubra o que é e como funciona esse método de trabalho capaz de revolucionar o setor!


Não dá para negar: o setor de recursos humanos vem passando por transformações importantes, que reformularam seu modo de atuar durante os últimos anos. A tecnologia trouxe uma nova forma de pensar as estratégias empresariais, o que levou ao modelo de RH ágil.

Apesar de cada empresa ter uma estrutura própria, com processos e ambientes bastante diferentes, é possível usar esse método para melhorar o desempenho do setor em qualquer segmento. Quer saber mais sobre o assunto? Então fique com a gente! Boa leitura.


O que é RH ágil?


O termo "ágil" é uma resposta à demanda por mudanças cada vez mais rápidas, a fim de acompanhar o dinamismo do mercado. Basicamente, um RH ágil é aquele que constrói e mantém uma equipe de profissionais capacitados, altamente engajados, que atuam com autonomia e de forma colaborativa.

Trata-se de um meio de tornar o setor mais fluido, além de aumentar sua flexibilidade e capacidade de resposta aos desafios que surgem. Enquanto as relações, as formas de comunicação e o comportamento de consumo se modificam, é papel do RH dar o pontapé inicial para que a empresa também mude.

Com o apoio da tecnologia, é preciso redirecionar o foco dos modelos tradicionais de planejamento e gestão para outros mais ativos, voltados para o curto prazo e para as pessoas. As empresas que conseguirem acompanhar e se adaptar a esse cenário poderão criar oportunidades e se posicionar de maneira vantajosa.

 

O que ele muda no papel dos profissionais de RH?

 

Toda essa mudança acaba exigindo uma nova postura dos profissionais de RH, que são fundamentais para construir a agilidade almejada por toda a empresa. Por isso, esses talentos precisam ser preparados para:

  •   estabelecer redes colaborativas em vez de estruturas hierárquicas rígidas;
  •  comunicar com transparência, flexibilidade e clareza; 
  • assumir um compromisso com o time e inspirar outros setores; 
  • contribuir para o desenvolvimento, o crescimento e a felicidade das pessoas com o trabalho;
  •  incentivar as mudanças e acolher novas ideias;
  •  ajudar a estabelecer um ambiente de trabalho confiável.

 

Como implementar o RH ágil?

 

É claro que isso tudo só é possível a partir de uma mudança estrutural nos processos internos, que começa pelo recrutamento e pela configuração das equipes, que devem estar alinhados com a cultura organizacional e a metodologia de RH ágil. Mas não é só isso.

É preciso estar preparado para aceitar feedbacks e fazer avaliações de desempenho contínuas, que ajudarão a mensurar os resultados desse novo posicionamento. Junto disso, é importante desenvolver as lideranças para que elas deem suporte e inspirem suas equipes em vez de apenas gerenciar os times.

Por fim, mas não menos importante, é indispensável investir em treinamento e qualificação para preparar as pessoas, sobretudo para que elas desenvolvam uma mentalidade ágil, facilitando a incorporação de um RH igualmente responsivo. Essa capacitação é o que vai garantir confiança e habilidades importantes para o dia a dia de trabalho.

Por se relacionar com todas as áreas de uma empresa, o RH assume um papel estratégico no que diz respeito à implantação de uma abordagem ágil. Por isso, ele deve encabeçar as novas práticas organizacionais e amadurecê-las internamente, para que seja possível assumir a orientação da metodologia em todos os outros setores.

Se você gostou deste assunto, não pare por aqui. Confira o guia completo para entender a importância do RH 4.0 na sua empresa!