Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Entenda a importância do reconhecimento profissional na gestão à distância!

Ainda não tem um programa de reconhecimento profissional na sua empresa? Então confira este artigo que preparamos para você!

 

O reconhecimento profissional é fundamental para aumentar a satisfação, a produtividade e a qualidade das entregas dos colaboradores, o que não se restringe ao trabalho presencial. Ele também vale para este momento em que as empresas precisam seguir boas práticas de gestão de pessoas em tempos de coronavírus, adaptadas ao modelo home office.

Pensando nisso, preparamos este artigo sobre a importância do reconhecimento profissional na gestão à distância para conquistar o engajamento e o comprometimento das suas equipes. Tenha uma ótima leitura!

 

O que é o reconhecimento profissional?

 

reconhecimento profissional consiste na evidenciação das qualidades do colaborador ou da equipe frente ao seu desempenho na empresa. Pode ser feito por meio de elogios verbais, promoções, prêmios e brindes por metas atingidas.

É importante que o setor de Recursos Humanos estabeleça em conjunto com os líderes critérios claros para que as ações sejam estruturadas e possam atingir os objetivos traçados pela organização. Outra preocupação é afastar a ideia de que há favoritismo na equipe.

 

Por que é tão importante?

 

Mencionamos brevemente no começo do artigo os benefícios do reconhecimento profissional. Agora, vamos explicar melhor a importância dessa prática. Veja!

 

Aumento de produtividade

É fácil entender essa relação entre reconhecimento e produtividade, por dois motivos. Um deles está relacionado com a necessidade do ser humano em ser reconhecido, visto e considerado por outras pessoas. Eric Berne, psiquiatra canadense, chamou essa necessidade de fome psicológica. Na empresa, o reconhecimento revela que as atividades exercidas são importantes.

Outro motivo é que o reconhecimento reforça comportamentos positivos, sinalizando para o colaborador aquilo que é importante para a empresa. Isso impacta possibilita o desenvolvimento das habilidades e competências relevantes para impulsionar os resultados da empresa. Assim, fica mais fácil buscar a excelência nas atividades diárias, o que se transforma em diferenciais competitivos valiosos para o mercado.

 

Motivação da equipe

motivação tende a tornar as pessoas mais produtivas e está intimamente relacionada à satisfação. Esta, por sua vez, gera engajamento e comprometimento frente aos desafios do dia a dia, fatores cruciais para a colaboração em grupo.

Nesse contexto, funciona como mais um estímulo para que os profissionais expressem suas ideias. Essa “injeção” gera mais criatividade e inovação para os serviços da empresa, bem como favorece a troca de informações que possam agregar e expandir o entendimento das pessoas que fazem parte dela.

Assim, esse movimento de motivação que acontece de dentro para fora gera valor para a marca. Portanto, é fundamental mostrar que você acredita no trabalho das pessoas e que elas podem contribuir para o desenvolvimento da organização.

 

Melhoria nos resultados

Cabe ao gestor de cada área, amparado pelo RH da empresa, estar mais próximo de seus colaboradores e observar as habilidades e o desempenho de cada um. O incentivo ao profissional precisa ser constante, mesmo que à distância.

Quando há esse acompanhamento de perto, fica mais fácil perceber os pontos fortes e de melhoria dos colaboradores. Com isso, é possível criar um plano de desenvolvimento individual e coletivo, o que colabora para os resultados da companhia como um todo.

 

O que é um programa de reconhecimento profissional?

 

De maneira prática, estamos falando de ações específicas para a valorização dos colaboradores e do time de trabalho. O intuito é alinhar os valores e critérios estabelecidos pela organização rumo ao reconhecimento dos colaboradores de forma individual e em grupo.

Crie um programa de reconhecimento e divulgue para a empresa. Uma possibilidade é o reconhecimento 360°, em que líderes podem reconhecer liderados, liderados reconhecem os líderes, seus pares, e os pares podem se reconhecer também, ou seja, qualquer pessoa pode reconhecer outra que pertença a mesma empresa.

Vale destacar que esse reconhecimento nem sempre está relacionado a ganhos financeiros. Muito pelo contrário - existem reconhecimentos que são muito mais efetivos. Pode-se apenas parabenizar algum membro da equipe em virtude de uma tarefa que ele fez bem.

 

Como aplicar esse programa na empresa?

 

Para ajudar você a implantar na sua empresa a iniciativa de reconhecimento profissional citada no tópico anterior, separamos o passo a passo abaixo. Acompanhe com atenção para saber como valorizar os colaboradores que se destacam!

 

Ouça a sua equipe

O primeiro passo para estabelecer um programa de reconhecimento profissional é ouvir a equipe e saber a percepção deles em relação ao reconhecimento. "Você se sente reconhecido pela empresa?" e "De 0 a 10, quanto reconhecimento você recebe pelo seu trabalho?".

Isso lhe dará informações importantes sobre como os colaboradores percebem esse tema em sua empresa. Esteja aberto ao diálogo, isso é essencial para a melhoria contínua na empresa.

 

Crie uma campanha de reconhecimento

De posse desses dados iniciais, já é possível estruturar uma campanha. Importante pensar em algo com duração definida no tempo (início, meio e fim), critérios bem claros e com recursos (prêmios/conquistas) que os colaboradores podem enviar para os outros como reconhecimento por alguma ação/comportamento. Estes prêmios podem ser ilimitados ou limitados (recursos escassos) e possuir pontuação atrelada ou não.

 

Crie metas possíveis de serem atingidas

A implantação justa do reconhecimento profissional na empresa requer a criação de metas realistas, que serão as grandes motivadoras de produtividade. Caso contrário, poderão causar frustrações e, consequentemente, comprometer o clima organizacional.

Na hora de traçar essas metas, você precisa ter em mente o desempenho e a eficiência da sua equipe. Além disso, é necessário comunicá-las da forma mais transparente possível para os seus colaboradores e revê-las periodicamente.

 

Conte com ferramentas online

Na gestão à distância, a tecnologia assume um papel decisivo para aproximar as pessoas e agilizar os processos. Assim, para que essas campanhas de reconhecimento sejam eficazes, importante contar com ferramentas que possibilitem que isso aconteça à distância.

Como vimos ao longo desta leitura, o reconhecimento profissional na gestão à distância também é possível, desde que você use a tecnologia para estar mais perto dos seus colaboradores. Que tal conhecer o módulo de Reconhecimento da Pulses? Com esse módulo, é possível criar campanhas de Reconhecimento 360 na sua empresa.

Se você gostou deste artigo e deseja implementar reconhecimento na empresa, entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas soluções!