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Realizando Pesquisa de Clima


Você tem interesse em realizar uma pesquisa de clima na empresa, mas não sabe como? Separamos para você um passo a passo do processo de montar e realizar a pesquisa de clima.

Pesquisa de Clima  

Obtenção da aprovação e apoio da direção

Antes de iniciar, é necessário que você saiba se terá ou não o apoio da direção neste processo. As pesquisas de clima geram expectativas nos colaboradores em relação a implementação de melhorias e, sem a aprovação da direção, isso não se torna possível. Ouvir e não fazer nada a respeito pode gerar desmotivação na equipe.  

Planejamento da pesquisa de clima

Nesta etapa, você precisa definir:

  • O público que fará a pesquisa (será toda a empresa?).
  • Quem vai conduzir a pesquisa.
  • Qual técnica será utilizada.
  • Como será a aplicação da pesquisa (individualmente ou em grupo, formulários em papel ou computador?).
  • Como será a divulgação (cartazes, email).
 

Definição das variáveis (dimensões)

É importante definir quais as variáveis que serão pesquisadas. Seguem alguns exemplos:

  • Remuneração e benefícios
  • Relacionamento Interpessoal
  • Comunicação
  • Liderança
  • Condições de trabalho
  • Imagem da empresa
  • Feedback e reconhecimento
  • Bem-estar
  • Carreira
  • Inovação
  • Senso de Justiça
  • Ética
  • Diversidade
  • Responsabilidade socioambiental
  • Identificação com valores
  • Felicidade no trabalho
 

Montagem/validação da pesquisa de clima

Nessa etapa, são elaboradas as perguntas do questionário, com suas respectivas opções de respostas, para cada variável pesquisada. Após a montagem do questionário, deve-se proceder a validação através de um grupo piloto de funcionários. Esse processo é importante para ter certeza de que as perguntas serão compreendidas.

1.Escolha das perguntas para cada variável

As escolhas relativas a cada variável devem ser em número suficiente para cobrir bem o assunto pesquisado. Cuidado: o número total de perguntas de um questionário não pode ser excessivo. A maioria das pesquisas utilizam em torno 60-80 perguntas.

2.Decisão sobre o uso de perguntas cruzadas

Essas perguntas são usadas para testar a coerência das respostas de alguns assuntos polêmicos na empresa. Alguns assuntos que merecem atenção, devem ser perguntadas  mais de uma vez na pesquisa, com diferentes redações. Assim, verifica-se se há coerência nas respostas apresentadas. 

 Exemplo de perguntas cruzadas: Meu líder fornece feedback mensalmente X Meu líder não me fornece feedback mensalmente

3.Escolha das opções de resposta para cada pergunta

É recomendável o uso de respostas em forma de escala, assim permite a graduação da intensidade das respostas. Deve-se ter cuidado com opções ímpares de respostas (escalas de 1 a 3 por exemplo) pois elas levam ao “vício de tendência central”. Exemplos de opções de respostas

4.Montagem do instrumento de pesquisa de clima

Você pode montar um formulário de perguntas em papel ou utilizar uma ferramenta online, como o google forms  ou survey monkey. Na parte inicial do caderno o respondente deverá encontrar as seguintes instruções:

  • Objetivo da pesquisa
  • Garantia do anonimato da pesquisa
  • Participação espontânea
  • Instruções sobre preenchimento

5. Divulgação da pesquisa de clima

É extremamente importante fazer uma divulgação da pesquisa. A efetividade da pesquisa está relacionada com a comunicação. Se a ideia não for vendida como algo importante para todos, é possível que os colaboradores sabotem o processo, ou não se sintam seguros em relação ao sigilo das informações, podendo ocasionar em respostas que não representam a realidade. 

 Explique os objetivos da pesquisa, garanta o anonimato, despertando expectativas dos colaboradores. canais de comunicação

Após a aplicação da pesquisa de clima

Importante que após a coleta de dados, seja feito um plano de ação específico às necessidades levantadas pelos colaboradores. O plano de ação acontece após a análise e interpretação dos dados para poder repensar as práticas da empresa.

Quando a empresa não elabora plano de ação com os resultados, a pesquisa acaba gerando falsas expectativas e frustrações nos colaboradores, levando-os a não participarem efetivamente nas próximas pesquisa.

Caso a empresa não possa endereçar algum ponto destacado pelos colaboradores na pesquisa de clima, é importante, de qualquer forma, fornecer uma devolutiva. Nem que ela seja: “neste momento, não podemos fazer nada a respeito”. Isso gera consideração nos colaboradores, sendo que a falta de comunicação, muitas vezes, causa a sensação de descaso.

É fundamental também desenvolver estratégias para acompanhar a evolução geral do clima organizacional, bem como definir no cronograma os períodos em que fará essa análise.

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