Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Principais fatores que impactam o engajamento

O Engajamento é um fenômeno mutável e dinâmico, que contempla aspectos cognitivos, emocionais e físicos. Empregado de maneira alinhada aos propósitos organizacionais e pessoais, o engajamento pode proporcionar um envolvimento ativo, dedicado e persistente no desempenho dos papéis, com senso de eficácia, confiança e realização.

 

O Engajamento dos colaboradores afeta diversos aspectos organizacionais, como possibilita melhores retornos financeiros e menores índices de turnover. Mas, quais são os principais fatores organizacionais que impactam os níveis de Engajamento?


Existem diversos fatores que impactam no engajamento dos colaboradores, que podem ser agrupados em 5 tipos:

 

1. Aspectos individuais dos colaboradores x Engajamento

 As características de personalidade dos colaboradores impactam no engajamento, como formas de pensar e sentir, padrões de comportamento e hábitos de saúde do indivíduo. Dentre esses aspectos, estão:

  • a energia física e emocional; 
  • autoconsciência;  
  • iniciativa; 
  • resiliência; 
  • controle emocional; 
  • bem-estar; 
  • responsabilidade; 
  • espiritualidade; 
  • vida fora do trabalho. 

2. Aspectos do trabalho X Engajamento

As questões próprias do ambiente de trabalho também impactam no engajamento dos colaboradores. Isso envolve os recursos de trabalho disponíveis, as características das tarefas e interações do trabalho, fitting entre o papel realizado e os objetivos de carreira dos colaboradores, mobilidade, alinhamento com a vida fora do trabalho, enriquecimento e satisfação com o trabalho.

3. Aspectos da empresa X Engajamento

As características da organização afetam sim o engajamento. São as normas organizacionais; recompensas; segurança; envolvimento na tomada de decisão; gestão de processos; envolvimento em programas de bem-estar; retenção de colaboradores; alinhamento estratégico; retornos financeiros; satisfação do cliente; produtividade e lucros.

 

4. Aspectos da liderança X Engajamento

Sabemos a importância do líder no engajamento dos colaboradores. Nesta categoria, observa-se a relação entre liderado e líder imediato, a percepção que os colaboradores têm dos níveis mais altos de liderança; a credibilidade, envolvendo percepção de competência e confiança dos colaboradores para com o líder; suporte, apoio e acompanhando realizado; fornecimento de feedback; reconhecimento; imparcialidade nas decisões; respeito; direcionamento e alinhamentos claros.

5. Aspectos da equipe X Engajamento

Estão relacionadas às dinâmicas dos grupos e entre os grupos; envolvendo o reconhecimento e feedback entre pares; apoio entre os times; senso de justiça entre os colaboradores; relacionamentos interpessoais sadios; existência de conflitos construtivos, em que os colaboradores possam divergir e serem considerados.


Estes são os principais fatores de impacto no Engajamento e envolvem uma manutenção de uma via de mão dupla, em que todos os integrantes da organização são responsáveis por eles. Obviamente, o papel das lideranças e da Gestão de Pessoas, nesse processo, é fundamental, mas em hipótese alguma se limita a eles a única responsabilidade pelo cuidado destes aspectos, que contemplam variáveis do nível individual, até questões organizacionais mais amplas.


____________________

Referências

SUN, L.; BUNCHAPATTANASAKDA, C. Employee Engagement: A Literature Review. International Journal of Human Resource Studies, v. 9, n. 1, p. 63-80, jan. 2019.

WELBOURNE, T. M.; SCHLACHTER, S. Engaged in what?: creating connections to performance with rewards, recognition and roles. Virginia: Incentive Research Fundation, 2014.