Por que investir em diversidade na empresa?

Observe as vantagens de formar um grupo forte por meio da diversidade organizacional. Leia este artigo!


Lançar um olhar diferenciado para investir em diversidade na empresa é o princípio de novos resultados de produtividade.

Falar em diversidade no ambiente organizacional tem se tornado um assunto importante entre os membros do RH, pois ela tem influência direta na competitividade entre as organizações.

 

A pluralidade de pessoas na empresa oferece inúmeras vantagens e desperta nas equipes motivação e ações que fazem o diferencial da instituição.

 

Neste artigo vamos explicar por que é importante aplicar a diversidade organizacional na sua empresa. Confira!

 

Estímulo à criatividade

 

Inserir no grupo organizacional a multiplicidade de pessoas é oferecer às equipes a oportunidade de sair da zona de conforto e conviver com a diferença de opiniões, sugestões, além de novos trabalhos, novas ideias etc.

 

Todas essas práticas são benéficas para as pessoas e para a empresa, pois funciona como fator motivacional para que todos cresçam profissionalmente. O diferente permite a descoberta de novos saberes e técnicas, instigando inovações, trabalhos diferenciados, o que facilita a resolução de situações complexas. Com tudo isso, o grupo fica mais preparado, criativo e produtivo.

 

Senso de pertencimento e maior engajamento

 

A princípio, a inserção da diversidade na empresa pode impactar os que já se sentem parte da organização. Por isso, é interessante conscientizar as pessoas que têm mais tempo de casa sobre a necessidade do novo na empresa. A diversidade ensina práticas de respeito, paciência, compreensão, partilha, resiliência e outras formas de amadurecimento pessoal.

 

Com essa conscientização, o(a)s colaboradore(a)s se sentem mais inseridos no grupo, incentivando o envolvimento entre os membros e a parceria durante as atividades diárias. Um grupo engajado facilita os feedbacks e outras ações que dependem de uma equipe coesa para acontecerem.

 

Retenção de talentos

 

As pessoas gostam de trabalhar em lugares onde podem ser elas mesmas, se sentem valorizadas e percebem que a empresa possui os mesmos valores que elas. Ao iniciar um processo de diversidade na sua empresa, as pessoas podem perceber o quanto a empresa está preocupada com pessoas. Porém, é importante lembrar que antes de iniciar, é necessário conhecer como é a sua cultura, o que existe e o que é necessário ser implementado.

 

Por exemplo, para fazer o recrutamento e a seleção de pessoas de diferentes culturas, gêneros, estilos etc., é necessário que as lideranças estejam bem preparadas para os primeiros contatos e para a entrevista, de forma que, em nenhum momento, o(a) candidato(a) possa se sentir excluído ou visto como incapaz para o preenchimento da vaga.

 

Muito pelo contrário, já que o objetivo da empresa é investir em diversidade, o(a) responsável pela seleção deve abrir oportunidade para diferentes pessoas, inclusive, processos seletivos à cega podem ajudar a não ter vieses na hora da seleção.

 

Credibilidade

 

Apostar na diversidade é determinante para fortalecer o employer branding da empresa. Ter marca forte permite que a instituição tenha mais potencial para competir no mercado. A inclusão da diversidade é uma via de mão dupla, pois ela faz a organização crescer e o crescimento é atrativo para os talentos.

 

Como observamos, são inúmeras as vantagens de iniciar um projeto de diversidade na empresa. Para promovê-la, um dos principais passos do setor de RH deve ser melhorar os processos de seleção, assim como valorizar a comunicação interna e implantar uma cultura de diversidade. Ao colocar em prática todas essas estratégias, a empresa obterá desenvolvimento no seu quadro de pessoal e no sucesso nos seus negócios.

 

Achou este artigo interessante? Então, compartilhe nas suas redes sociais! Assim mais pessoas poderão tomar conhecimento desse assunto importante e investir melhor na sua empresa.