Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

People First #4 - Cultura de diversidade na transformação do RH

Neste quarto episódio do People First, trazemos o tema diversidade para discussão, com Lisiane Schaffer. Escute o episódio de qualquer lugar!


Será que as organizações entendem como a diversidade cultural pode beneficiar os negócios? Neste quarto episódio do People First, discutimos o assunto com a presença especial da Lisiane Schafer, formada em Psicologia e há mais de 15 anos atuando em Recursos Humanos. 


CONFIRA UM TRECHO DA ENTREVISTA


Na sua percepção, as empresas têm tratado do tema diversidade e inclusão?

profissionais erguendo essa bandeira, mas ainda está relacionado mais a manifestações especificas e pontuais do que movimentos propriamente ditos. Mas é importante entender que é preciso construir um ambiente para que a pessoa que entrar na organização, possa se sentir segura de poder falar e se expressar. O que as vezes não acaba acontecendo porque o discurso, muitas vezes, fica incoerente com as práticas culturais adotadas.

Vejo que estamos discutindo sobre o tema, mas poucas empresas efetivamente têm aproveitado isso de forma correta e estratégica para se posicionar e, inclusive, buscando entender em como isso pode gerar até lucros para a empresa.


O que você acha fundamental que as empresas observem antes de adotar práticas de diversidade e inclusão?

Acredito que tudo começa com um mapeamento inicial de números e indicadores, como, percentuais de homens e mulheres, perfil das pessoas em cargos de gestão, etnias na empresa, etc. Depois disso é investigar qualitativamente, seja por meio de rodas de conversa ou entrevistas, para perceber isso de forma mais profunda e entender como também é percebido esse tema pela ótica dos colaboradores. A partir disso, ai sim saber como a empresa está atualmente e para onde pode caminhar com algum programa sobre o tema.

É importante sair da zona em que empresas contratam pessoas para falar sobre esses temas pata se colocar na posição de escuta e refletir sobre isso, juntos.