People Analytics: descubra agora como aplicar na empresa
Vivemos em uma realidade em que é praticamente
impossível estar longe da tecnologia. O cenário futurista que imaginávamos
alguns anos atrás, hoje envolve nosso dia a dia, coletando dados e informações
a nosso respeito o tempo todo. Isso acontece também nas empresas. E é a
tendência do RH: People Analytics.
People Analytics é uma forma que os negócios
encontraram de se aliarem à tecnologia para descobrir informações relevantes
sobre pessoas para a tomada de decisão, que se tornou mais precisa, ágil e
estratégica ao longo do tempo.
Se você quer saber mais sobre esse assunto e entender
como aplicar o People Analytics na sua empresa, continue conosco. Fique atento
e tenha uma ótima leitura!
O
que é o People Analytics?
O que você faria se pudesse saber, antes de decidir
algo, o que realmente funcionaria ou não para sua equipe? Provavelmente, suas
decisões seriam muito mais acertadas e você não correria o risco de optar por
algo potencialmente equivocado.
Por meio do People Analytics é possível conhecer a
equipe por meio dos dados coletados sobre ela. Isso auxilia no processo de
tomada de decisão e ajuda a criar estratégias mais precisas para o
desenvolvimento, a engajamento, o melhor desempenho
e outros aspectos sobre os colaboradores.
Há algum tempo, todos os dados que uma empresa detinha
sobre seus colaboradores eram anotados em folhas de papel. Era praticamente
impossível processar esses dados e extrair informações relevantes deles.
Com o "boom" da internet, surgiu também o
Big Data, que permitiu que, basicamente, todas as informações disponíveis em
meio digital fossem armazenadas em um gigantesco banco de dados. Isso
proporcionou que essas pequenas peças isoladas de um quebra-cabeça fossem
utilizadas de tal forma que pudessem ser agregadas e gerassem informação de
valor para as empresas.
Foi assim que surgiu a análise estratégica de dados
dentro da gestão de pessoas: o People Analytics.
Como
aplicar o People Analytics de maneira acertada?
Agora você poderá conferir algumas dicas simples sobre
como iniciar o uso do People Analytics na sua empresa. Fique atento!
Defina os objetivos
O primeiro passo nessa jornada é decidir o que você
quer medir, ou seja, seus objetivos. Você precisa ter algumas métricas claras
para acompanhar. Portanto, o que você quer realizar ao utilizar People
Analytics?
Pode ser melhorar o desempenho da sua equipe,
aperfeiçoar o processo de contratação de pessoas, tomar decisões mais
acertadas, melhorar o clima
organizacional, implantar uma
nova cultura organizacional, entre muitas outras opções. Faça um diagnóstico e
descubra qual é a prioridade da empresa.
Mapeie os dados
O mapeamento é justamente a identificação de onde
estão aqueles dados que vão ser relevantes para o negócio. Por isso, você
precisa analisar criticamente o que será útil ou não para sua empresa.
De nada adianta coletar uma quantidade enorme de dados
que não mudará em nada aquilo que você está tentando implementar. Portanto,
analise criticamente em quais canais, meios ou locais estão os dados que você
precisa buscar sobre seus colaboradores.
Determine os
indicadores
É muito relevante determinar aquilo que você quer
medir com o People Analytics para obter as respostas de que precisa para a
gestão. Se o objetivo é melhorar o processo de contratação de pessoas, por
exemplo, é necessário determinar os indicadores que apontarão se a empresa está
acertando ou errando nesse processo.
Bons
indicadores podem ser o índice de rotatividade, de absenteísmo, de
produtividade e assim por diante. Quando um colaborador não performa como é
esperado, por exemplo, ou se a empresa está enfrentando dificuldades em
retê-lo, a falha pode estar tanto nos processos internos quanto na escolha dos
profissionais para compor a equipe.
Colete os dados
A coleta de dados é um ponto crucial dentro do People
Analytics. Esse é o momento em que os dados relevantes serão recolhidos
daqueles diferentes canais selecionados anteriormente, seja em indicadores de
turnover, saúde, resultados de pesquisas de clima e engajamento, avaliações de
desempenho e assim por diante.
Basicamente, o que deve fazer é recolher essa
quantidade enorme de dados, soltos, e jogar em um banco de armazenagem. A
partir daí, esses "insumos" passarão a ser tratados para servirem ao
propósito de gerar informação.
Analise os resultados
É nesse ponto que as principais vantagens do People
Analytics são percebidas. A análise é o momento em que você reúne todos os
dados, cruza cada um deles, transforma-os em informações relevantes e
interpreta tudo isso de modo que faça sentido para a gestão de pessoas.
É aqui que você passa a reconhecer padrões de
comportamento, gargalos da empresa, demandas não atendidas, falhas de processos
e necessidade de treinamento, por exemplo. Também podem ser identificados
modelos de conduta de gestão sempre que uma abordagem está funcionando no
negócio.
Planeje as ações
Outra etapa de extrema relevância no People Analytics
é o planejamento das ações que mudarão a realidade da empresa. De nada adianta
ter um sistema muito eficaz de dados se você não faz nada a respeito quando há
alguma inconformidade no negócio.
Para isso, você pode inclusive utilizar os dados
coletados durante o processo para entender o que pode servir como solução para
os problemas apresentados. Se a empresa tem dificuldade em reter talentos, uma
boa ideia é aprofundar a análise e buscar conhecer quais fatores impactam na
motivação e engajamento dos colaboradores na sua empresa. A partir disso, é
possível montar uma estratégia de fidelização e retenção de talentos.
Quais
são os resultados que o People Analytics traz?
Se você ainda está se perguntando por que deveria adotar o People Analytics, nós separamos uma série de vantagens e benefícios trazidos por essa ferramenta. Os principais resultados reconhecidos são que ela:
- aumenta o controle do gestor sobre o processo de tomada de decisão;
- torna os processos do RH mais eficazes;
- reduz excessos de burocracia dentro do setor;
- otimiza o uso de recursos financeiros para desenvolver as pessoas;
- melhora a rotina e a produtividade do RH;
- aperfeiçoa a gestão e a retenção de talentos na empresa;
- ajuda a mensurar a eficácia das contratações;
- compara a análise de custos com pessoas e seu respectivo desempenho.
Há algum tempo, investir em People Analytics era
apenas mais uma opção de diferenciação no mercado. Hoje, é impossível que uma
empresa se mantenha competitiva sem conhecer seu público interno.
Como você viu, a adoção do People Analytics não é tão
complicada, especialmente com o uso da tecnologia. Portanto, mesmo que sua
empresa não a domine, você pode facilmente buscar um parceiro estratégico que o
ajude nessa missão.
Agora que você já sabe o que é, como surgiu, como
aplicar e quais são os resultados gerados por esse recurso, descubra por
que as iniciativas de People Analytics falham!