Entenda o papel do RH na pandemia Covid-19
Em época de
pandemia pelo COVID-19, é normal que todos estejam agitados e apreensivos.
Especialmente quem precisa enfrentar o contato com outras pessoas para
trabalhar.
Nesse contexto,
também é papel do RH adotar medidas para tranquilizar e garantir a
segurança dos colaboradores nessa fase tão delicada. Estando em regime home
office ou não, é importante proporcionar bem-estar e segurança, sem
interferir na produtividade e engajamento dos colaboradores.
Neste post,
veremos qual é esse papel do RH neste período e como você pode reduzir os
impactos do COVID-19 na sua empresa. Fique com a gente e confira!
Foque
no bem-estar dos colaboradores
A pandemia é um
período de incertezas e muita insegurança, o que gera ansiedade e estresse nas equipes. É papel do RH, portanto, propor ações
para trabalhar essas emoções, para que estas não afetem em sua saúde física e
emocional. Em outras palavras, é importante saber como contribuir de maneira
autêntica para o bem-estar dos colaboradores.
Primeiramente, é
preciso comunicar com clareza que a segurança física de todos é uma prioridade.
Também, deve-se reforçar a segurança psicológica, utilizando as habilidades das
lideranças para acalmar cada equipe. Por fim, é necessário manifestar apoio e
segurança financeira para os profissionais, deixando claro o quanto eles são
importantes para o negócio, como um todo.
Estimule
a comunicação entre líderes e liderados
Uma comunicação
eficiente também pode ser uma ótima maneira de exercer o papel do RH durante a
pandemia, especialmente com relação àqueles que adotaram o home office.
Para lidar com isso de maneira eficiente, é essencial ter um bom plano de
comunicação, constando:
- o agendamento de reuniões;
- os prazos de entregas definidos dos projetos;
- os comunicados das medidas tomadas pela empresa;
- a divulgação de dados e informações atualizadas sobre o Coronavírus.
Com medidas como
essas, é possível manter a transparência e o contato com todos os
colaboradores, diminuindo os rumores e estabelecendo uma relação de confiança
entre eles e o RH.
Torne
o RH um guardião da cultura organizacional
Na prática, esse
setor deve ser um guardião da cultura organizacional. Mas o que isso significa, afinal?
Como dissemos, é
comum que se instale certo nível de caos dentro da empresa durante esta
pandemia. Apreensivas e com medo de perder seus empregos, contrair o vírus ou
enfrentar qualquer outro imprevisto, as equipes tendem a ficar agitadas mesmo.
O papel do RH, diante disso, é atuar de forma estratégica, em conjunto com as
demais diretorias da empresa, propondo planos de ação que estejam de acordo com
a cultura da empresa.
Esse é o melhor
momento para resgatar as crenças e valores da empresa, alinhar esses valores
com seus colaboradores, humanizar as relações e demonstrar o quanto a
cultura da empresa é forte, ou seja, que os seus valores e princípios não
mudarão somente por conta do COVID-19. Além disso, resgatar as histórias de
dificuldade que a empresa já passou, relembrando as ações que tomaram para
superar esses momentos e compartilhar com seus times.
Promova
a escuta contínua
A comunicação é
um fator de extrema importância para garantir a eficiência de uma empresa — e
ganha ainda mais evidência durante a pandemia. No entanto, não basta se
preocupar em transmitir mensagens de maneira eficiente, é preciso estar
preparado também para ouvir a sua equipe.
Seja adotando home
office, seja reduzindo o horário de trabalho ou mesmo tomando medidas de
proteção, a sua empresa enfrentará mudanças nesse período. E, como isso afeta
diretamente as pessoas, o RH precisa estar preparado para receber feedbacks e
conversar com elas sobre suas decisões.
Durante este
momento tão complicado, é muito importante que esse setor se mantenha ativo
e disponível para garantir tanto a saúde quanto o bem-estar dos seus
colaboradores. Mas como escutar todos os colaboradores da empresa? Por meio de
plataformas de escuta contínua é possível promover essa escuta, de forma ágil e
simples!
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