Confira 3 passos para realizar o onboarding do colaborador!
Onboarding se refere a um método que visa integrar novos
colaboradores à equipe, à forma de operação e à cultura da empresa, com o
intuito de garantir a sua adaptação. Investir nessa prática ajuda também a
aumentar o engajamento
dos profissionais e a manter os talentos por mais
tempo na organização.
O processo envolve muitas etapas, desde boas-vindas até o treinamento
dos novos membros da equipe. Quando ele é implementado da maneira cuidadosa, os
recém-contratados começam a conhecer a cultura organizacional e adquirir
conhecimentos necessários para fazerem parte do time.
Neste artigo, separamos três dicas importantes para você realizar um
onboarding de sucesso e permitir que o funcionário se sinta acolhido e à
vontade no ambiente de trabalho. Acompanhe!
1. Prepare um momento de boas-vindas do gestor e do time
Quando o novo colaborador chega à empresa para o seu primeiro dia de
trabalho, é importante que tudo esteja preparado para recebê-lo da melhor forma
possível, a fim de integrá-lo com mais facilidade à equipe.
Antes disso, é interessante que você envie um e-mail ou uma mensagem
para o novo membro do time. Mencione que todos estão ansiosos para a chegada
dele e o quanto a empresa está feliz por tê-lo em seu quadro.
No momento em que a pessoa chegar, tenha uma postura receptiva e
calorosa, explique por quais treinamentos ela passará no período de experiência
e a faça se sentir seguro para executar as suas funções.
2. Tenha um cronograma bem estruturado
O ideal é que o processo de onboarding dure o equivalente ao período de
experiência, para que o profissional assimile aos poucos e com mais eficácia
todas as informações a respeito das responsabilidades atribuídas a ele.
Nesse sentido, é importante estruturar bem um cronograma para indicar
quais atividades serão realizadas ao longo dos primeiros meses. Isso
ajudará o colaborador a ter uma noção maior das suas obrigações dali em diante,
reduzindo as chances de ele criar falsas expectativas com o trabalho e ficar
desmotivado.
3. Aplique uma pesquisa após determinado período
É interessante que você realize pesquisas após determinado período —
como 7, 15 ou até 30 dias — para saber se o novo funcionário está se adaptando
à rotina de trabalho. O importante aqui é fazer um monitoramento constante para
ter em mãos informações sobre o comprometimento e a evolução do profissional.
Com a Pulses, é possível criar suas pesquisas de onboarding com gatilhos
de tempo. Automaticamente os novos colaboradores receberão a pesquisa após 7
dias de trabalho, 15 e/ou 30 dias. Conheça o módulo de Múltiplos Instrumentos e
saiba mais!
Além disso, invista em avaliações de desempenho e forneça feedbacks para apresentar os pontos que o recém-contratado pode aprimorar e
o que deve ser valorizado no perfil dele.
O processo de onboarding traz diversos benefícios para a empresa, como
melhora da experiência
do colaborador, maior engajamento, redução das taxas
de turnover, facilidade na integração da equipe, entre outros pontos cruciais
para reter mais talentos. Portanto, implemente essa ideia para motivar
os novos funcionários a entregarem o melhor de si todos os dias.
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