O que é OKR, por que você deve usar em sua organização?
A abordagem de OKR (Objectives and Key Results) é uma forma para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis. Surgiu em 1970, por Andrew Grove, na Intel e ficou famoso em 1999 quando o Google adotou o modelo na sua gestão estratégica. Este alinhamento apoiou o crescimento do Google de 40 funcionários para mais de 60.000 atualmente.
OKR é um modelo de gestão ágil de desempenho com foco em
resultados, que funciona como uma ferramenta de comunicação interna que integra
as equipes através da formulação de objetivos relacionados à missão, aos
valores e à estratégia corporativa.
A grande diferença para os
métodos tradicionais é que os OKRs são revistos, definidos e reavaliados a cada
ciclo, geralmente trimestralmente. A verdadeira virtude dos OKRs está em sua
forma simples e flexível de trabalhar a gestão de performance das empresas.
Trabalhar com OKRs assegura que as equipes estejam sempre na mesma direção, com
prioridades claras.
Para estabelecer uma boa meta
você tem que ser capaz de listar o que vai realizar, como vai atingir e a forma
que será mensurado, criando assim uma meta real.
Assim, como o nome indica, o
OKR possui dois componentes, o Objetivo e os Key Results:
- Objetivo está relacionado a descrições qualitativas do que deseja alcançar. Deve motivar e desafiar a equipe.
- Key Results é composto por um conjunto de métricas que acompanham o progresso do objetivo. Todos os Key Results devem ser quantitativos e mensuráveis. Se não tem um número, não é um Key Result.
Exemplo
de OKR:
Objetivo |
Key Results |
Melhorar
a experiência dos colaboradores |
Implementar
1 plataforma de escuta contínua |
Alcançar
uma taxa de 80% de adesão na pesquisa de clima |
É muito comum que, nos ciclos
iniciais, as empresas criem uma lista de tarefas nos resultados chave, ao invés
de indicadores de performance. Portanto, é importante deixar claro que OKR não
é tarefa, mas sim o resultado de uma atividade.
Os OKRs promovem uma cultura
focada em desempenho, não em atividades. Isto é, definem se o sucesso foi
alcançado ou não. Não adianta cumprir todas as tarefas e não haver progresso.
Para garantir resultados de alto impacto, foque no propósito final, não nos meios
para chegar lá.
Níveis de OKRs
OKRs da empresa: São os OKRs
que direcionam toda a empresa em prol dos resultados desejados. Com isto, eles
devem motivar e inspirar a empresa, adotar uma estratégia de prioridades que
devem constar nos ORKs.
OKRs dos times: Estas metas são
direcionadas a atuação de cada time. Por isso, a formulação desses objetivos
pode ser mais específica. Devem estar alinhados com o propósito da companhia,
já que seus resultados afetarão diretamente a performance do negócio.
OKRs dos colaboradores: São
OKRs focados na performance do colaborador.
Os principais benefícios da
utilização de OKR
Agilidade: por acontecer
revisões em ciclos curtos de metas permite ajustes rápidos e melhores adaptação
frente às mudanças do mercado.
Autonomia e responsabilidade:
as equipes recebem uma direção dos OKR organizacionais, com isso as equipes
possuem autonomia em definir como vão conseguir alcançar os OKRs, sendo
responsáveis por alguns objetivos.
Foco: O número reduzido de
metas proporciona maior foco e disciplina.
Aumento do engajamento dos
colaboradores: que se dá a partir da participação na construção das metas,
definição das tarefas e na forma que será realizado, conectando os
colaboradores com o propósito da organização.
Dicas para escrever bons OKRs
- Os objetivos devem ser simples, curtos e fáceis de memorizar.
- Utilize uma linguagem que se adeque a cultura de sua organização, podendo usar gírias ou mantras que combinem com a sua cultura.
- Divida o objetivo em tarefas, sendo que um objetivo pode ter em torno de 2 a 5 tarefas.
- Utilize KRs que sejam mensuráveis, como por exemplo, o número de tarefas ou o percentual atingido.
Construção de OKR
Agora que você já conhece o que
é OKR, os diferenciais, os benefícios e os níveis, veja como construir na
prática o seu OKR.
As principais características para definir um
OKR
- Ser qualitativo
- Ser atingível
- Possuir prazo de conclusão e responsável
- Poder ser questionado pela equipe
John Doerr um dos pioneiros na
metodologia desenvolveu uma fórmula para auxiliar na construção de um OKR, que
é:
Eu quero (OBJETIVO), saberei que consegui por (KEY
RESULTS)
Com base nesta
fórmula, você pode criar o seu OKR com maior clareza. Veja o exemplo a seguir:
Eu quero ser líder
no Brasil, saberei que consegui se alcançar a marca de 100.000 usuários,
aumentar a receita recorrente em 50% e garantir um NPS acima de 75%.
Veja a seguir
outros exemplos de OKR.
Exemplo 1
Objetivo: Melhorar
a experiência do cliente
Key Results:
- Alcançar o Net Promoter Score (NPS) de 85.
- Aumentar a taxa de renovação de X para Y.
Como alcançar:
- Diminuir o tempo de espera pelo suporte.
- Corrigir bugs da plataforma
- Criar uma jornada do cliente
- Realizar um acompanhamento periódico com cada cliente.
Exemplo 2
Aumentar número de
vendas
Key Results:
- Dobrar o número de vendas do produto x.
Como alcançar:
- Entender o portfólio de produtos
- Mapear clientes e regiões com maior potencial
- Analisar Google Analytics e canais de divulgação
- Elaborar estratégia com equipe de vendas