Medindo o Pulso da Organização: gestão de clima organizacional e engajamento
A metodologia é simples e rápida. Confira este artigo que preparamos para você!
O sucesso das empresas sempre esteve ligado à eficiência e à
produtividade de seus colaboradores, que são o pulso da organização. Os
colaboradores são essenciais para o crescimento do negócio. Sendo assim, existe
uma necessidade básica e comum a todas as empresas que querem crescer: recrutar
e reter os melhores profissionais.
Porém, apenas ter os melhores profissionais não é suficiente. Se eles
não estiverem motivados e engajados, o impacto na produtividade é
sentido e os resultados sofrem. Então, boa parte dos esforços das áreas de RH
nos últimos anos tem sido dedicados a medir esta motivação e engajamento dos
colaboradores.
Medindo
clima e engajamento
A pesquisa de clima organizacional sempre foi a ferramenta mais
eficiente para se obter e medir dados sobre a percepção dos colaboradores. É
raro encontrarmos uma empresa de grande ou médio porte que nunca tenha
realizado uma pesquisa de clima com seus colaboradores.
No entanto, a evolução do mercado de trabalho e a mudança do perfil das
pessoas economicamente ativas, aliado à alta velocidade da internet e amplo
acesso à informação, aumentou a necessidade de uma mensuração constante de
dados. Mensuração esta não apenas mercadológica, mas também relacionada ao
ambiente interno empresarial.
Nesse contexto, a pesquisa de clima tradicional, apesar de sua alta
relevância nos últimos anos, vem se tornando ineficaz. Isso porque existe uma
grande necessidade de informação no curto prazo e uma pressão por resultados
sendo exigida pelo mercado.
Em um cenário tão competitivo, uma demora em agir sobre o principal
ativo da empresa – seus talentos – pode resultar em sua perda e na consequente
queda nos resultados.
Pesquisa
por Pulso e a velocidade dos dados
Mensuração rápida, eficaz e contínua das métricas corporativas passou a
ser uma condição básica para o sucesso de qualquer organização.
Quanto maior o tamanho da organização, maior sua complexidade e
quantidade de pessoas envolvidas em diversos processos. Qualquer problema,
independente da sua origem ou tipo, pode se tornar um grande desastre
financeiro. Mas seguramente boa parte deles poderiam ter sido solucionados por
meio de pequenas ações, desenvolvidas a partir de uma detecção prévia.
A metodologia simples e rápida da Pesquisa por Pulso foi
desenvolvida para essa nova realidade. No atual contexto, se faz extremamente
necessário um plano de ação ágil e eficaz para problemas específicos.
Os principais atributos das Pesquisas por Pulso são:
- o
tema específico a ser questionado;
- a
clareza das questões;
- o
pouco tempo gasto para o preenchimento do questionário;
- a
simples compilação de dados.
A combinação da tecnologia e usabilidade
em uma pesquisa por pulso faz com que se possa ter ganho de escala e
abrangência. Já é uma realidade: questionários sendo enviados automaticamente,
colaboradores respondendo pesquisas no seu próprio smartphone, dados sendo
carregados em tempo real, um painel onde são exibidos todos os dados
pesquisados, além da evolução das métricas por dimensão, área, setor e grupos.