Impacto do clima organizacional sobre estresse no ambiente de trabalho
Sabemos que o clima organizacional afeta o
desempenho dos colaboradores e acarreta uma série de consequências que afetam o
desempenho da organização como um todo. Medir o clima, por meio de pesquisas de
clima organizacional, é essencial para combater os fatores que podem estar
prejudicando a percepção dos colaboradores sobre a empresa. Em uma economia em
rápida mutação, manter um clima organizacional positivo é uma ótima estratégia
de competição.
A decisão de um colaborador de permanecer
na organização pode ser mais afetada pelo clima no ambiente de trabalho do que
por incentivos financeiros. E, do ponto de vista corporativo, não é
financeiramente prudente competir por talentos através de níveis salariais
exageradamente altos.
Quando se fala em retenção de talentos, um
dos fatores que frequentemente tem levado muitos funcionários a deixar as
empresas é o estresse no ambiente de trabalho.
Considerando isto, é importante que as
organizações procurem administrar o estresse no trabalho, não somente para
evitar perdas financeiras, mas também porque a retenção de talentos é essencial
para conquistar o sucesso corporativo a longo prazo. E de que maneira a
pesquisa de clima organizacional podem ajudar isto?
O estresse no ambiente do trabalho aumenta o índice de turnover
O estresse no trabalho ocorre quando o
colaborador se sente incapaz de lidar com as demandas e a pressão
organizacional. Pode ser influenciado por fatores pessoais, como traços de
personalidade, autoestima, resiliência, e por fatores organizacionais,
influenciados pelas condições de trabalho, apoio da supervisão, entre
outros.
O estresse pode acarretar diversos
prejuízos para as organizações, como redução de produtividade, absenteísmo,
compensações demasiadas, reivindicações e despesas médicas. Embora estes custos
possam ser altos para as empresas, ainda são mensuráveis, ao contrário do que
ocorre com a perda de talentos, custo que não pode ser facilmente medido em
termos quantitativos.
O desejo de permanecer em uma organização
espelha o nível de engajamento dos colaboradores. O estresse no trabalho é um
dos fatores que pode influenciar a intenção dos funcionários de permanecer
empregados, o que significa que quanto maior o estresse no trabalho, menor o
desejo do colaborador de permanecer na organização. O clima organizacional pode
auxiliar a aliviar o estresse. Para isto, é preciso cultivar um ambiente do
trabalho que ajude os funcionários a combatê-lo.
Manter um clima organizacional positivo ajuda no estresse
Um estudo recente realizado com
trabalhadores de uma cidade altamente desenvolvida chamada Macau, localizada na
China, identificou que colaboradores com alto índice de estresse que trabalham
em organizações descritas como tendo um clima organizacional negativo
apresentam menor intenção de permanecer trabalhando na empresa.
Estes achados contribuem com a noção de
que um clima organizacional positivo e acolhedor proporciona condições para que
os colaboradores queiram permanecer na organização, mesmo enfrentando situações
de estresse no trabalho.
Não é difícil entender por que
organizações conhecidas como ótimos lugares para se trabalhar geralmente são as
mais procuradas pelos trabalhadores. Mesmos colaboradores com um alto estresse sentem-se
mais motivados a permanecer na organização quando há um clima organizacional
positivo.
Pesquisas de clima ajudam a manter o clima
organizacional positivo
O estresse no trabalho pode ser
influenciado por fatores pessoais e organizacionais, contudo, não pode ser
erradicado apenas por ações para combater estressores. O estresse
organizacional pode ser causado por inúmeros outros fatores que compõe o clima
de uma empresa.
Considerando isto, é necessário medir
constantemente o clima da empresa para identificar quais fatores podem estar
afetando os colaboradores. Quanto mais rápido a empresa identifica tais
fatores, mais rápido poderá combatê-los. A intervenção rápida por parte da
empresa, principalmente quando executada pela gerência, para manter um clima
organizacional positivo, modera as influências do estresse no trabalho e passa
uma sensação aos colaboradores de que estão recebendo a devida atenção.
As empresas podem investir em cuidar do
clima organizacional como estratégia de retenção e captação de talentos.
Organizações que não precisam estar o tempo todo competindo por mão de obra
qualificada conseguem permanecer prontas para responder rapidamente a eventuais
mudanças no mercado. Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a
pena que as empresas invistam em transformar o ambiente de trabalho em um local
espetacular para se trabalhar.
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REFERÊNCIAS
VONG,
Louis Tze-ngai; NGAN, Henrique Fátima Boyol; LO, Patrick Chun-pong. Emerald.
http://dx.doi.org/10.1108/jchrm-09-2017-0022.