O guia completo para entender a importância do RH 4.0 na sua empresa
Você conhece o
conceito de RH 4.0?
É difícil pensar hoje em dia em uma rotina que não seja afetada pela
tecnologia, sendo essa presença em maior ou menor grau. As empresas também se adaptaram
às novas ferramentas e às maneiras de conduzir os processos, surgindo a
indústria 4.0 e consequentemente, o RH 4.0.
Mas, afinal, do
que se trata esse conceito e como ele impacta a sua corporação? Indo além,
quais são as maiores dificuldades na implementação dessa nova abordagem do
Recursos Humanos? É o que vamos tratar neste guia. Confira!
Qual o conceito de RH 4.0?
O RH 4.0 tem foco
no uso de ferramentas tecnológicas que auxiliem a tomada de decisões e uma
melhor gestão de pessoas, com atenção especial dedicada aos colaboradores.
Percebemos uma valorização do capital humano e uma
abordagem mais estratégica, identificando as competências dos
colaboradores e aproveitando-as de maneira inteligente nos processos. Tudo isso
voltado para o alcance das metas e para o desenvolvimento da empresa.
Ele se diferencia
do RH tradicional justamente nessa abordagem. Até alguns anos atrás, o setor
cuidava da parte burocrática entre empregados e empresa, controlando férias e
folgas, confeccionando folhas de pagamento e tratando de processos de admissão
e rescisão.
Hoje, com o apoio
de ferramentas que automatizam essas tarefas, os profissionais do setor atuam
com um processo seletivo realmente voltado às necessidades da empresa (considerando o fit cultural dos
candidatos), na construção de boas condições de trabalho que
promovam o
engajamento, e no desenvolvimento dos colaboradores
para que eles consigam oferecer o seu melhor e contribuir de maneira ativa com
o crescimento corporativo.
Qual a importância desse novo RH?
Já apresentamos o
conceito do RH 4.0 e como ele se diferencia do RH tradicional. Vamos entender
melhor como ele impacta positivamente a empresa?
Redução da
burocracia
As ferramentas tecnológicas induzem à
praticidade e à rapidez dos processos, eliminando a necessidade
de grandes volumes de papéis e controles feitos manualmente.
A produção de
documentos comuns em empresas, como holerites e avisos de férias, assim como o
controle do banco de horas, são feitos automaticamente, diminuindo a burocracia
e facilitando as atividades.
Aumento da
produtividade
A implementação
de ferramentas também traz o aumento da produtividade como consequência,
possibilitando fazer
mais em menos tempo e com alta qualidade.
Essa abordagem
otimiza todos os processos internos. Vale lembrar que essa otimização é
extremamente necessária para que a empresa consiga acompanhar o ritmo das
mudanças atuais.
Melhora da
comunicação
A comunicação é
uma das áreas mais afetadas pela tecnologia, sendo praticamente instantânea.
Claro que as organizações precisam dessa rapidez no fluxo de suas informações
internas, adotando
soluções que permitam o diálogo rápido e a troca de dados dinâmica.
Nesse ponto,
temos diversas ferramentas disponíveis no mercado, desde as usadas em conversas
diretas, como o Google Hangouts e Skype, como outras
usadas na gestão do time, como Slack e Trello.
Tecnologias aplicadas no trabalho dos funcionários
Os colaboradores
também contam com diversas ferramentas que ajudam na realização do seu trabalho
diário, permitindo que eles concluam as tarefas com mais rapidez e também dando
insumos para que os gestores acompanhem esses resultados e proponham melhorias.
Aumento na
retenção de talentos
Com políticas
voltadas para o engajamento e para a
valorização dos colaboradores, é natural que ocorra um aumento na retenção dos
profissionais, diminuindo o impacto financeiro provocado pelas demissões e
garantindo as possibilidades de manutenção da inteligência dentro da própria
empresa.
Além disso, o
processo seletivo com a avaliação das competências, considerando o fit
cultural, faz com que os
profissionais escolhidos tenham uma identificação muito maior com a empresa e
adaptem-se mais facilmente, o que tende a aumentar a sua
permanência na corporação durante a carreira.
Melhoria na
tomada de decisões
O RH 4.0 promove
uma visão ampla da empresa, com um conhecimento mais aprofundado das
competências apresentadas pelos funcionários e o acompanhamento de diversas
métricas ligadas à produtividade e ao desempenho.
Os profissionais
do setor passam a atuar como braço direito dos CEOs na tomada de decisões,
mostrando a realidade interna da corporação e indicando caminhos para mudanças
que aumentem o faturamento.
Rapidez com tarefas diárias
O RH é um dos departamentos que muitas vezes se encarrega dos processos burocráticos. Controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, gerenciar a folha de pagamento, ter controle sobre as finanças da empresa e entre outras coisas. A tecnologia também pode ajudar nisso! Já existem softwares de recursos humanos, como a Factorial, que permitem economizar tempo e automatizar esses processos. Aliás, as ferramentas mais usadas pelos usuários são o relógio de ponto online e a gestão de férias.
Quais são os maiores desafios na
implementação do RH 4.0?
Até aqui deu para
perceber como o RH pode ajudar a empresa e traz uma melhora considerável à
gestão interna, impactando os resultados. Também percebemos que é importante a
adoção de ferramentas para aproveitar os benefícios.
Então, por que muitas
organizações ainda não conseguiram fazer do RH 4.0 uma realidade? Destacamos
aqui os principais obstáculos.
Romper paradigmas
Embora a
adaptação constante seja indispensável para manter a relevância e a
competitividade, muitas corporações simplesmente não conseguem romper com
velhas práticas e valores.
Organizações com
essa postura mais rígida provavelmente já sentem dificuldades para acompanhar
as novas tendências e sofrerão ainda mais os efeitos desse apego a conceitos
antigos.
Mudar a cultura
da empresa
A adesão ao RH
4.0 exige uma mudança na cultura de empresa. Conceitos como hierarquia
horizontal, desenvolvimento de colaboradores e liderança empática, apenas
para citar alguns, devem ser parte importante nos valores e missão da empresa, assim
como o compromisso social.
Também é
importante fortalecer internamente essa cultura para que os funcionários
estejam totalmente envolvidos no propósito corporativo e, assim, consigam atuar
em direção a um objetivo único.
Administrar a
diversidade de gerações
Se analisarmos o
quadro de funcionários das empresas, provavelmente encontraremos uma situação
bem interessante: os trabalhadores seniores, com mais de 50 anos, os que estão
na faixa entre 30 e 40 anos, e os mais jovens, com 20 anos em média.
Essas três
gerações trazem diferenças que influenciam totalmente a maneira com que encaram
o trabalho, a facilidade de lidar com as novas ferramentas, e o relacionamento com os colegas e
com a empresa.
Embora seja muito
interessante contar com características distintas, os gestores precisam saber
administrá-las para que um consiga complementar o outro. Caso contrário, esse
ambiente heterogêneo pode trazer dificuldades na administração de equipes e na
fluidez do trabalho.
Com este post,
você pode entender um pouco melhor a importância do RH 4.0 e como ele ocupa um
papel de protagonismo na
adaptação das empresas à transformação digital, aumentando as
suas possibilidades de sobrevivência em um mercado cada vez mais dinâmico e
competitivo.
Aproveite para
conferir outro material que preparamos sobre o assunto, mostrando
a transformação cultural do RH. Confira!