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Gestão de pessoas em tempos de Coronavírus: um guia de boas práticas do home-office usando a Pulses

Papel da Liderança em momentos de Crise

 

Um dos principais papéis de um líder, começando pelo CEO, é criar um senso de confiança com a equipe. Segundo a pesquisa do Edelman Trust Barometer 2020, confiança é baseada em 3 pilares: competência (fazer as coisas bem), ética (honesta, justa e coerente com seu propósito) e voz (dar às pessoas a chance de participar).

Em momento de crise, como a pandemia do Covid-19, líderes devem observar as bases da confiança. As pessoas enxergam suas empresas mais competentes que o próprio governo, e isso é uma grande oportunidade para ouvir seus colaboradores, entender o que estão sentindo - seus medos e anseios - e fazer comunicações claras e diretas sobre os reais riscos e impactos do Corona Vírus em suas famílias e no negócio.

É importante compartilhar a responsabilidade sobre a continuidade do negócio com todos e reforçar o propósito da empresa e seu papel nesta crise: “porque somos importantes e por que devemos continuar?”.

Propicie condições seguras para que as pessoas possam fazer o seu melhor em um cenário restritivo. São nestes cenários de grandes restrições que soluções criativas costumam se desenvolver, então incentive olhares diferentes sobre o negócio e as atividades do dia a dia.

Por fim, um mindset de People First é essencial em momentos de crise como esse. As pessoas vêm em primeiro lugar!

 

Como manter a produtividade da equipe na modalidade home-office?

 

Em home-office é muito importante que o líder esteja bem alinhado com seu time. Com o trabalho remoto, o mais importante são as entregas e não a carga horária de trabalho cumprida.

Estabelecer metas com o colaborador é muito importante. Por isso acreditamos no Alinhamento 1:1, que são momentos entre Líder e Liderado para alinhamento e planejamento das ações e entregas da semana.

O Alinhamento 1:1 corresponde a um ritual de Liderança, e deve ser um momento de priorização, alinhamento e direcionamento.

No Módulo Alinhamento 1:1 da Pulses você pode utilizar o conceito de Check-ins semanais para garantir que as entregas importantes ocorram no prazo e gere mais engajamento na execução das metas. O líder deve estabelecer uma conversa com seu liderado e fazer perguntas como: quais são as suas prioridades dessa semana? Assim, pode alinhar se são as mesmas prioridades que estão em seu radar. Durante a reunião, líder e liderado devem anotar os principais pontos da conversa, estabelecendo metas e prazos a serem cumpridos.

Na metade da semana, pode ser realizado uma reunião de follow-up, para verificar o andamento das atividades. E no final da semana, estabelecer um check/out – momento de rever se as metas que foram definidas na reunião de check-in foram cumpridas, além de aspectos importantes sobre bem-estar, dificuldades e problemas encontrados no caminho.

Sem um alinhamento bem claro das prioridades, os colaboradores podem ficar confusos com suas tarefas e acabar se distraindo com outras atividades pessoais. Por isso é importante um alinhamento entre líder e liderado, em relação às atividades e também ao que espera dele nesta modalidade de trabalho home-office. Apesar do foco ser na entrega e não na carga-horária de trabalho cumprida, é importante alinhar que o colaborador não deve estar disponível 24h por dia, e estabelecer um horário específico de trabalho.

 

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Como manter os colaboradores engajados na modalidade home-office?

 

A Pulses é uma ferramenta que possibilita acompanhar como está o clima organizacional e o engajamento mesmo com todos os colaboradores fora do escritório.

Com o Módulo de Clima e Engajamento da Pulses, é possível acompanhar os principais preditores do engajamento e identificar os impactos que a modalidade home-office estão causando, podendo então agir de forma mais assertiva.

Acompanhe como a está a estrutura, o bem-estar, a liderança, os relacionamentos interpessoais, e as demais dimensões com essa nova modalidade de trabalho.

Além disso, com o Módulo de Múltiplos Instrumentos é possível criar pesquisas customizadas para checar como estão as equipes em relação aos seus sentimentos, receios, condições de trabalho em home-office, ideias e sugestões de produtividade, dentre outras coisas.

Segue abaixo alguns exemplos de perguntas que podem ser criadas:

• Como você está se sentindo neste momento:

• De 1 a 10, como você julga o seu grau de cuidado em relação às ações de prevenção recomendadas?

• De 1 a 10, como você acredita que a empresa está lidando com a Covid-19?

• Que ferramentas e/ou boas práticas podemos usar para ser mais produtivos à distância?

• Alguém da sua família faz parte da população de risco? Sim/Não

 

Importante ressaltar que a prática de responder os feedbacks e as sugestões enviadas pelos colaboradores impacta no engajamento. O colaborador precisa ter confiança de que está sendo considerado. Demonstre ao colaborador que o que ele diz é importante e alguém está ouvindo.

 

Como manter a comunicação com a minha equipe?

 

O Módulo de Comunicados da Pulses ajuda a manter os colaboradores atualizados sobre informações importantes. A comunicação pode ser direcionada para a empresa inteira ou para grupos específicos. Você pode criar um comunicado específico para colaboradores com mais de 60 anos (e que estão no grupo de risco da pandemia).

Ao criar um comunicado, você pode inserir uma enquete, com perguntas como: “Você está em isolamento social?” “Você tem a estrutura necessária para trabalhar em casa?”.

Pode ainda usar o FAQ (perguntas frequentes) do módulo de Comunicados para inserir perguntas e respostas sobre o vírus e a situação atual.

Este módulo ainda pode ser usado para gamificação, podendo criar pontos para cada ferramenta/boa prática que precisa ser adotada para que a pessoa fique 100% home-office. Por exemplo: Instalar o Slack (10 pontos); Reservar um espaço da casa para servir de escritório (20 pontos); definir parada para almoço (20 pontos), etc.

 
Como estimular o relacionamento interpessoal na modalidade home-office?

 

Use o Módulo de Badges da Pulses para manter a proximidade entre os membros do time. Crie badges criativos e reforce o senso de pertencimento e cultura de reconhecimento na sua equipe. Assim, cada colaborador poderá enviar badges para seus pares, como: “Valeu pela ajuda”, “Já lavou as suas mãos?” “Não saia de casa”.

Outra possibilidade é criar uma campanha de reconhecimento com o Módulo de Reconhecimento para reconhecer as ações sociais e de produtividade mais importantes da empresa.

 

Acreditamos que em momentos de crise, o mais importante é pensar nas pessoas!

Fique atento às necessidades de seus colaboradores, pense na segurança e no bem-estar deles. Manter um canal aberto para diálogo é o melhor caminho! O sugestion box da Pulses pode ajudar a construir essa abertura ao diálogo.

E lembre-se: quem vai tirar você de uma futura crise não será o governo, tampouco os investidores ou um milagre divino, mas as pessoas que você agora tem a chance de tratar com respeito, proteção, escuta ativa e interesse genuíno.