Gestão de pessoas em tempos de Coronavírus: um guia de boas práticas do home-office usando a Pulses
Papel da Liderança em momentos de Crise
Um dos principais
papéis de um líder, começando pelo CEO, é criar um senso de confiança
com a equipe. Segundo a pesquisa do Edelman Trust Barometer 2020,
confiança é baseada em 3 pilares: competência (fazer as coisas bem), ética
(honesta, justa e coerente com seu propósito) e voz (dar às pessoas a
chance de participar).
Em momento de crise,
como a pandemia do Covid-19, líderes devem observar as bases da confiança. As
pessoas enxergam suas empresas mais competentes que o próprio governo, e isso é
uma grande oportunidade para ouvir seus colaboradores, entender o que estão
sentindo - seus medos e anseios - e fazer comunicações claras e diretas sobre
os reais riscos e impactos do Corona Vírus em suas famílias e no negócio.
É importante
compartilhar a responsabilidade sobre a continuidade do negócio com todos e
reforçar o propósito da empresa e seu papel nesta crise: “porque somos
importantes e por que devemos continuar?”.
Propicie condições
seguras para que as pessoas possam fazer o seu melhor em um cenário restritivo.
São nestes cenários de grandes restrições que soluções criativas costumam se
desenvolver, então incentive olhares diferentes sobre o negócio e as atividades
do dia a dia.
Por fim, um mindset de People
First é essencial em momentos de crise como esse. As pessoas vêm em
primeiro lugar!
Como manter a produtividade da equipe na modalidade home-office?
Em home-office é muito
importante que o líder esteja bem alinhado com seu time. Com o trabalho remoto,
o mais importante são as entregas e não a carga horária de trabalho cumprida.
Estabelecer metas com o
colaborador é muito importante. Por isso acreditamos no Alinhamento 1:1, que
são momentos entre Líder e Liderado para alinhamento e planejamento das ações e
entregas da semana.
O Alinhamento 1:1
corresponde a um ritual de Liderança, e deve ser um momento de priorização,
alinhamento e direcionamento.
No Módulo Alinhamento
1:1 da Pulses você pode utilizar o conceito de Check-ins semanais para
garantir que as entregas importantes ocorram no prazo e gere mais engajamento
na execução das metas. O líder deve estabelecer uma conversa com seu liderado e
fazer perguntas como: quais são as suas prioridades dessa semana? Assim,
pode alinhar se são as mesmas prioridades que estão em seu radar. Durante a
reunião, líder e liderado devem anotar os principais pontos da conversa,
estabelecendo metas e prazos a serem cumpridos.
Na metade da semana,
pode ser realizado uma reunião de follow-up, para verificar o andamento das
atividades. E no final da semana, estabelecer um check/out – momento de rever se as metas que foram definidas na reunião de
check-in foram cumpridas, além de aspectos importantes sobre bem-estar,
dificuldades e problemas encontrados no caminho.
Sem um alinhamento bem
claro das prioridades, os colaboradores podem ficar confusos com suas tarefas e
acabar se distraindo com outras atividades pessoais. Por isso é importante um
alinhamento entre líder e liderado, em relação às atividades e também ao que
espera dele nesta modalidade de trabalho home-office. Apesar do foco ser na
entrega e não na carga-horária de trabalho cumprida, é importante alinhar que o
colaborador não deve estar disponível 24h por dia, e estabelecer um horário
específico de trabalho.
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Como manter os colaboradores engajados na modalidade home-office?
A Pulses é uma ferramenta que possibilita acompanhar como está o clima
organizacional e o engajamento mesmo com todos os colaboradores fora do
escritório.
Com o Módulo de Clima e Engajamento da Pulses, é possível
acompanhar os principais preditores do engajamento e identificar os impactos que
a modalidade home-office estão causando, podendo então agir de forma mais
assertiva.
Acompanhe como a está a estrutura, o bem-estar, a liderança, os relacionamentos
interpessoais, e as demais dimensões com essa nova modalidade de trabalho.
Além disso, com o Módulo de Múltiplos Instrumentos é possível
criar pesquisas customizadas para checar como estão as equipes em relação aos
seus sentimentos, receios, condições de trabalho em home-office, ideias e
sugestões de produtividade, dentre outras coisas.
Segue abaixo alguns exemplos de perguntas que podem ser criadas:
• Como você está se sentindo neste momento:
• De 1 a 10, como você julga o seu grau de cuidado em relação às ações
de prevenção recomendadas?
• De 1 a 10, como você acredita que a empresa está lidando com a
Covid-19?
• Que ferramentas e/ou boas práticas podemos usar para ser mais
produtivos à distância?
• Alguém da sua família faz parte da população de risco? Sim/Não
Importante ressaltar que a prática de responder
os feedbacks e as sugestões enviadas pelos colaboradores impacta no
engajamento. O colaborador precisa ter confiança de que está sendo considerado.
Demonstre ao colaborador que o que ele diz é importante e alguém está ouvindo.
Como manter a comunicação com a minha equipe?
O Módulo de Comunicados da Pulses ajuda a manter os colaboradores
atualizados sobre informações importantes. A comunicação pode ser direcionada
para a empresa inteira ou para grupos específicos. Você pode criar um
comunicado específico para colaboradores com mais de 60 anos (e que estão no
grupo de risco da pandemia).
Ao criar um comunicado, você pode inserir uma enquete, com perguntas
como: “Você está em isolamento social?” “Você tem a estrutura necessária para
trabalhar em casa?”.
Pode ainda usar o FAQ (perguntas frequentes) do módulo de Comunicados
para inserir perguntas e respostas sobre o vírus e a situação atual.
Este módulo ainda pode ser usado para gamificação, podendo criar pontos
para cada ferramenta/boa prática que precisa ser adotada para que a pessoa
fique 100% home-office. Por exemplo: Instalar o Slack (10 pontos); Reservar um
espaço da casa para servir de escritório (20 pontos); definir parada para
almoço (20 pontos), etc.
Como estimular o relacionamento
interpessoal na modalidade home-office?
Use o Módulo de Badges da Pulses para manter a proximidade entre
os membros do time. Crie badges criativos e reforce o senso de pertencimento e
cultura de reconhecimento na sua equipe. Assim, cada colaborador poderá enviar
badges para seus pares, como: “Valeu pela ajuda”, “Já lavou as suas mãos?” “Não
saia de casa”.
Outra possibilidade é criar uma campanha de reconhecimento com o Módulo
de Reconhecimento para reconhecer as ações sociais e de produtividade mais
importantes da empresa.
Acreditamos que em momentos de crise, o mais importante é pensar nas
pessoas!
Fique atento às necessidades de seus colaboradores, pense na segurança e
no bem-estar deles. Manter um canal aberto para diálogo é o melhor caminho! O sugestion
box da Pulses pode ajudar a construir essa abertura ao diálogo.
E lembre-se: quem vai tirar você de uma futura crise não será o governo,
tampouco os investidores ou um milagre divino, mas as pessoas que você agora tem a
chance de tratar com respeito, proteção, escuta ativa e interesse genuíno.