Pulses Insights

Formas de Medir o Engajamento de Seus Colaboradores


Como medir o engajamento de seus colaboradores? Separamos para você algumas técnicas que poderão auxiliá-lo no levantamento do clima e engajamento de sua equipe. Veja abaixo os pontos positivos e negativos de cada uma das técnicas.

1) Entrevista

Essa técnica é pouco utilizada. Algumas empresas utilizam para acompanhamento das ações voltadas para o clima e engajamento, mas não como uma técnica de diagnóstico.  

 

Obtém respostas verbais e não-verbais 

Consegue aprofundar a análise    


Quebra o anonimato da pesquisa 

Mais demorado e exige espaço físico adequado 

Exige pessoas capacitadas para conduzir    


2) Questionário

Essa técnica é a mais utilizada pelas empresas. Pode ser de baixo custo - se realizada internamente (usando ferramentas como o google forms).  

Permite aplicação em massa 

  Garante o anonimato 

  Permite uso de questões abertas ou fechadas  


Em geral são empregadas de 40 a 80 perguntas 

Exige clareza do vocabulário usado 

Deve ser validada  

 
 

3) Grupo focal


Essa técnica é muito utilizada para complementar o diagnóstico realizado por meio de questionários, pois permite aprofundar alguns itens da pesquisa. Saiba mais clicando aqui.  

Fomenta respostas mais ricas e contribui para o surgimento de ideias novas e originais 

  Permite que os comentários de um faça emergir a opinião de outros 

  Permite um conhecimento direto dos comportamentos e percepções do grupo  


Mais demorado - grupos de 4 a 12 pessoas por sessão 

  Quebra o anonimato dos participantes 

  Exige um espaço físico adequado    


 

4) Pesquisa por pulso

São pesquisas rápidas que tem por objetivo conhecer e acompanhar variáveis específicas (saiba mais clicando aqui). 

Consegue  monitorar uma dimensão específica ou item específico 

Aprofunda a leitura contínua do clima e engajamento 

Rapidez    

 

Pode medir parcialmente o clima e engajamento        






A Pulses realiza pesquisa contínua por pulso. Investiga a realidade organizacional, considerando as singularidades, propondo ações adequadas que atendam às necessidades da organização, acompanhando os resultados das ações propostas e mantendo o foco na melhoria contínua, sem perder de vista a continuidade do negócio e o engajamento de seus colaboradores. É uma nova forma de comunicação com os colaboradores.  


  

Quer conhecer mais sobre os resultados que a Pulses proporciona? Baixe o Relatório de comemoração de 2 anos da Pulses e veja como as empresas que adotam o feedback contínuo em tempo real atuam sobre o clima e engajamento.