Esclareça suas dúvidas sobre como analisar dados organizacionais!

A análise de dados é uma ferramenta importante para o sucesso da empresa e deve ser feita da maneira correta para que traga resultados. Saiba mais sobre o assunto neste post!

 

Já ouviu falar em Big Data e People Analytics? Essas são apenas algumas ferramentas que usam informações como base para avaliações mais aprofundadas, guiando para uma tomada de decisões mais precisa.

 

E como analisar os dados da sua empresa? Ter esse conhecimento é importante para tratar toda essa riqueza de material da maneira correta, extraindo o máximo de benefícios das informações.

Neste post, vamos dar algumas dicar para a análise de dados organizacionais. Leia até o fim!

 

Qual a importância de saber como analisar dados?

 

Por meio da análise de dados, é possível entender os cenários do negócio, detectar gargalos e prever os próximos rumos do nicho e até mesmo da empresa, tomando ações preventivas que evitem danos maiores.

 

Essa prática também traz a agilidade necessária para garantir a competitividade diante da concorrência, além de colaborar com a gestão de pessoas. Todo o fluxo de informações sobre o desempenho dos funcionários traz referências para uma melhor coordenação, estruturação de equipes mais produtivas e até mesmo a realização de treinamentos para capacitação.

 

Como fazer a análise da melhor maneira?

 

A avaliação da base de informações de uma empresa não deve ser feita sem nenhum método. Trata-se de um recurso rico, mas que deve ser estudado cuidadosamente para que traga os benefícios esperados.

Separamos aqui algumas dicas para que esse trabalho seja feito corretamente.

 

Tenha objetivos bem definidos

 

Ao decidir usar os dados para estratégias de RH ou para outra abordagem, você provavelmente vai se deparar com um volume enorme de informações. O primeiro passo para trabalhar essas referências é identificar os objetivos da análise, ou seja, o que se pretende melhorar ou avaliar.

 

Apenas com essas diretrizes é possível filtrar e analisar os conhecimentos de maneira focada e objetiva.

 

Segmente informações

 

Já ouviu falar em KPIs? Os indicadores-chave de desempenho mostram se a empresa está indo pelo caminho certo. A definição dos KPIs relevantes para o negócio é que traz base para a avaliação coerente de estratégias e resultados. Considere essas métricas e segmente as informações de acordo com elas.

 

Podemos citar, como exemplo prático e simples, a mensuração da performance do funcionário: são definidos KPIs como número de itens fabricados e taxa de itens refeitos. Para esses dados, é preciso segmentar as informações dos meses anteriores e acompanhar as mesmas referências futuras. 

 

Utilize a tecnologia a seu favor

 

A geração do grande volume de dados e sua análise correta só foram possíveis graças ao uso da tecnologia. Por que, então, apegar-se a recursos inadequados para esse fim? No mercado, há uma série de softwares que ajudam a avaliar o desempenho, o clima organizacional, o turnover, entre outros pontos importantes para a gestão de pessoas.

Use esses recursos para ajudar na análise dos dados da sua empresa, conseguindo assim avaliações confiáveis e precisas.

 

Neste post, mostramos como analisar dados é importante para a empresa e o que pode ser feito para que essa análise seja feita de maneira correta, trazendo insights valiosos para a administração e para o RH.

 

Se você precisa de uma ferramenta confiável para lidar com as informações de clima organizacional da sua corporação, entre em contato conosco!