Entenda o que é o endomarketing nas empresas
Endomarketing nas empresas é uma forma estratégica de
a organização realizar o marketing de comunicação, a fim de motivar e engajar
os colaboradores a serem reais embaixadores corporativos — para, assim, divulgarem a cultura interna e
implementarem o relacionamento entre todos os membros, buscando o bom
desenvolvimento da produtividade empresarial.
Esse método é um excelente recurso para potencializar
a comunicação interna e fortalecer o vínculo, a confiança e o trabalho
colaborativo entre os diversos setores. Quer conhecer algumas vantagens que o
endomarketing pode prover para sua empresa? Continue lendo este artigo!
Melhora o clima organizacional
Clima organizacional está relacionado a percepção dos
colaboradores sobre os aspectos que compõem uma empresa. Dessa forma, quanto mais clareza e conhecimento da
missão, visão, valores da empresa, mais alinhado o colaborador estará com a
empresa, contribuindo para o clima organizacional.
Ações de endomarketing enriquecem e dão propósito aos
colaboradores, que conseguem perceber o valor de suas ações e da empresa para o
mercado, impactando inclusive nos resultados da organização. Isso acontece
porque o endomarketing faz uso de ferramentas que instigam os colaboradores a
saberem se posicionar, agindo de forma que ajuda no crescimento da organização.
Aumenta a motivação dos colaboradores
A motivação em uma empresa é considerada um “combustível”
poderoso, que impulsiona os colaboradores a darem o melhor de si para o
aprimoramento das entregas de rotina.
Quando as equipes têm uma visão positiva sobre a
instituição que trabalham, elas são conduzidas ao bem-estar, à qualidade de vida e a mais engajamento, cooperação
e inter-relacionamento entre todos. Por isso, o endomarketing influencia na
motivação dos colaboradores, e conduz, consequentemente, a melhores resultados
organizacionais.
Aumenta a satisfação com o trabalho
Se existe uma coisa que causa satisfação em um
colaborador é perceber que ele está sendo produtivo, que o seu trabalho é
reconhecido e que a empresa está crescendo com as suas colaborações diárias.
O envolvimento da equipe, por meio da comunicação e de
um feedback célere, favorece as práticas diárias das atividades — para que as entregas dos trabalhos sejam
sempre positivas para todos. Sentir-se parte dessas ações é um fator
determinante para a satisfação e o desenvolvimento profissional.
Retém talentos
O endomarketing organizacional desperta nos
funcionários um sentimento de pertencimento e uma sensação de envolvimento
familiar e de confiança para se relacionar com os parceiros de trabalho —
bem como para trocar ideias, tomar decisões importantes e tantas outras ações
vivenciadas diariamente na organização. Uma empresa que oferece esses e outros
confortos para as suas equipes tem menos possibilidade de lidar com o temível
turnover, e até mesmo com uma comunicação negativa sobre a empresa.
Como foi apresentado neste artigo, o endomarketing nas
empresas é uma ótima forma de alinhar o seu grupo de colaboradores; mas, para
isso, é importante fazê-lo de maneira correta. Para adotá-lo na instituição, é
necessário que ele esteja em sintonia com a comunicação interna e que todos os
colaboradores fiquem cientes dos seus benefícios e da importância em contribuir
com esse projeto. Afinal, é assim que os resultados serão favoráveis aos
clientes, funcionários e empresa.
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