Entenda o que é a jornada do trabalhador e saiba como melhorá-la!
Veja como é importante conhecer a jornada do
trabalhador para que sua gestão beneficie tanto a empresa quanto seus
colaboradores.
Jornada do trabalhador é a trajetória que um
colaborador faz dentro da empresa,
começando pelo processo de recrutamento e seleção, até o seu desligamento.
Conhecer e atuar na jornada dos colaboradores pode trazer vários benefícios,
como aumento do engajamento e da produtividade em diversos aspectos.
Quer saber mais sobre a importância dessa jornada
tanto para o trabalhador quanto para a empresa e quais medidas podem ser
tomadas para melhorá-la? Basta continuar lendo este artigo!
Qual
a importância da jornada do trabalhador para a empresa?
A organização precisa compreender que melhorar a
experiência dos colaboradores é tão (ou mais) importante que melhorar a
experiência de seus clientes. A empresa é movida por pessoas! E para melhorar a
experiência, é necessário, antes de tudo, conhecer a jornada de cada
trabalhador. Quais são seus pontos de contato com a empresa? E quais são os
momentos que importam pra eles? Assim, fica mais fácil entender em que pontos
precisam agir para melhor essas experiências.
Veja abaixo mais vantagens de conhecer a jornada do
colaborador na sua empresa.
Time
mais engajado
Ao conhecer a jornada do colaborador, poderá
identificar diversos pontos de contato que precisam de melhoria. Com isso,
poderá atuar para transformar a empresa em um ótimo lugar para se trabalhar. E
isso impacta no engajamento!
Menor
rotatividade
A alta rotatividade de funcionários é um fenômeno
desagradável para qualquer instituição, pois ocasiona gastos orçamentários,
perda de tempo, atraso no trabalho, entre outros problemas.
E por que os colaboradores acabam buscando outras
empresas para trabalhar? Acredite: não é apenas por melhores salários. Um
ambiente de trabalho acolhedor, transparente e saudável impacta na retenção de
talentos. E você só saberá como é a experiência dos seus colaboradores, quando
passa a ouvi-los sobre como é a jornada dentro da empresa.
Melhora
no clima organizacional
Se conheço a jornada do colaborador, acompanho os
momentos importantes de transição do colaborador, entendo como os elementos da
cultura influenciam os colaboradores e atuo nos pontos que precisam de
melhoria, estou contribuindo na melhora do clima organizacional.
Lembre-se: clima organizacional refere-se à percepção
dos colaboradores sobre a empresa.
Mais
felicidade
Um ambiente de trabalho saudável, acolhedor, além de
valores e objetivos que estejam alinhados com os dos colaboradores, estimulam a
felicidade no ambiente de trabalho. Quando a empresa se preocupa em conhecer e
melhorar essa jornada, está contribuindo para colaboradores mais felizes e
engajados.
Conhecer os elementos da cultura que influenciam os
colaboradores, pode possibilitar grandes insights de melhoria.
Como
melhorar a jornada do trabalhador?
O mapa de jornada descreve as etapas que os
colaboradores percorrem na empresa. Geralmente a jornada do colaborador passa
por 7 etapas: atração, recrutamento, onboarding, desenvolvimento, promoção,
retenção e separação. Todas essas etapas são importantes e precisam ser
mapeadas. Para cada cultura, vemos diferenças significativas e importantes das
experiências dos colaboradores.
E como mapear essa jornada? É muito importante avaliar
a jornada do ponto de vista dos colaboradores. Sem ouvir as pessoas da sua empresa,
você terá apenas uma noção de como percebem a jornada, mas não terá todos os
elementos necessários para a melhora da experiência na sua empresa. Por isso,
conheça algumas ações primordiais que podem ser aplicadas.
Faça
mapeamento da jornada
Um mapeamento funcional bem estruturado ajuda a
entender a vida do profissional na empresa, desde o momento da sua admissão até
a chegada ao cargo que ocupa atualmente. A partir daí, pode-se melhorar a experiência do colaborador.
Ouvir os funcionários é uma excelente forma de mapear
o período de trabalho. As insatisfações, os desejos e as opiniões de cada um
são informações valiosas para se pensar em transformações na empresa.
Plataformas de escuta contínua do colaborador podem
ajudar nesta escuta, principalmente por serem anônimas. Pesquisas de
onboarding, por exemplo, possibilitam conhecer um dos momentos mais importantes
da jornada do colaborador, que é sua entrada na empresa. Pesquisas de transição
de carreira, pesquisas de desligamento, podem ajudar a conhecer as demais
etapas da jornada do colaborador.
Entenda
quem é o colaborador
A dica para conhecer melhor o profissional é criar uma
persona, que servirá de referência. A avaliação de quem é cada membro do grupo
deve ocorrer segundo as características profissionais da persona. Aqui, vale
reforçar: o colaborador é dotado de vida pessoal e profissional. As duas partes
merecem atenção.
É indispensável saber como foi a entrada do
colaborador na empresa, como ficou sabendo da vaga, como seu seu onboarding,
cada função que o funcionário exerceu, como foi o seu desempenho nessas
atividades, como se relacionou com o restante do time, qual sua disponibilidade
em contribuir com os demais colaboradores, treinamentos realizados na empresa e
tantas outras avaliações.
Enfim, a jornada do trabalhador resulta em diversos
benefícios para a empresa e para os colaboradores, como melhor relação entre os
membros, eficiência nas tarefas de rotina, diminuição do turnover etc. Tudo
isso pode alavancar a produtividade do negócio e fazer com que a organização se
destaque no mercado competitivo.
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