Entenda o que é a jornada do trabalhador e saiba como melhorá-la!

Veja como é importante conhecer a jornada do trabalhador para que sua gestão beneficie tanto a empresa quanto seus colaboradores.


Jornada do trabalhador é a trajetória que um colaborador faz dentro da empresa, começando pelo processo de recrutamento e seleção, até o seu desligamento. Conhecer e atuar na jornada dos colaboradores pode trazer vários benefícios, como aumento do engajamento e da produtividade em diversos aspectos.

 

Quer saber mais sobre a importância dessa jornada tanto para o trabalhador quanto para a empresa e quais medidas podem ser tomadas para melhorá-la? Basta continuar lendo este artigo!

 

Qual a importância da jornada do trabalhador para a empresa?

 

A organização precisa compreender que melhorar a experiência dos colaboradores é tão (ou mais) importante que melhorar a experiência de seus clientes. A empresa é movida por pessoas! E para melhorar a experiência, é necessário, antes de tudo, conhecer a jornada de cada trabalhador. Quais são seus pontos de contato com a empresa? E quais são os momentos que importam pra eles? Assim, fica mais fácil entender em que pontos precisam agir para melhor essas experiências.

 

Veja abaixo mais vantagens de conhecer a jornada do colaborador na sua empresa.

 

Time mais engajado

 

Ao conhecer a jornada do colaborador, poderá identificar diversos pontos de contato que precisam de melhoria. Com isso, poderá atuar para transformar a empresa em um ótimo lugar para se trabalhar. E isso impacta no engajamento!

 

Menor rotatividade

 

A alta rotatividade de funcionários é um fenômeno desagradável para qualquer instituição, pois ocasiona gastos orçamentários, perda de tempo, atraso no trabalho, entre outros problemas.

 

E por que os colaboradores acabam buscando outras empresas para trabalhar? Acredite: não é apenas por melhores salários. Um ambiente de trabalho acolhedor, transparente e saudável impacta na retenção de talentos. E você só saberá como é a experiência dos seus colaboradores, quando passa a ouvi-los sobre como é a jornada dentro da empresa.

 

Melhora no clima organizacional

 

Se conheço a jornada do colaborador, acompanho os momentos importantes de transição do colaborador, entendo como os elementos da cultura influenciam os colaboradores e atuo nos pontos que precisam de melhoria, estou contribuindo na melhora do clima organizacional.

 

Lembre-se: clima organizacional refere-se à percepção dos colaboradores sobre a empresa.

 

Mais felicidade

 

Um ambiente de trabalho saudável, acolhedor, além de valores e objetivos que estejam alinhados com os dos colaboradores, estimulam a felicidade no ambiente de trabalho. Quando a empresa se preocupa em conhecer e melhorar essa jornada, está contribuindo para colaboradores mais felizes e engajados.

 

Conhecer os elementos da cultura que influenciam os colaboradores, pode possibilitar grandes insights de melhoria.

 

Como melhorar a jornada do trabalhador?

 

O mapa de jornada descreve as etapas que os colaboradores percorrem na empresa. Geralmente a jornada do colaborador passa por 7 etapas: atração, recrutamento, onboarding, desenvolvimento, promoção, retenção e separação. Todas essas etapas são importantes e precisam ser mapeadas. Para cada cultura, vemos diferenças significativas e importantes das experiências dos colaboradores.

 

E como mapear essa jornada? É muito importante avaliar a jornada do ponto de vista dos colaboradores. Sem ouvir as pessoas da sua empresa, você terá apenas uma noção de como percebem a jornada, mas não terá todos os elementos necessários para a melhora da experiência na sua empresa. Por isso, conheça algumas ações primordiais que podem ser aplicadas.

 

Faça mapeamento da jornada

 

Um mapeamento funcional bem estruturado ajuda a entender a vida do profissional na empresa, desde o momento da sua admissão até a chegada ao cargo que ocupa atualmente. A partir daí, pode-se melhorar a experiência do colaborador.

 

Ouvir os funcionários é uma excelente forma de mapear o período de trabalho. As insatisfações, os desejos e as opiniões de cada um são informações valiosas para se pensar em transformações na empresa.

 

Plataformas de escuta contínua do colaborador podem ajudar nesta escuta, principalmente por serem anônimas. Pesquisas de onboarding, por exemplo, possibilitam conhecer um dos momentos mais importantes da jornada do colaborador, que é sua entrada na empresa. Pesquisas de transição de carreira, pesquisas de desligamento, podem ajudar a conhecer as demais etapas da jornada do colaborador.

 

Entenda quem é o colaborador

 

A dica para conhecer melhor o profissional é criar uma persona, que servirá de referência. A avaliação de quem é cada membro do grupo deve ocorrer segundo as características profissionais da persona. Aqui, vale reforçar: o colaborador é dotado de vida pessoal e profissional. As duas partes merecem atenção.

 

É indispensável saber como foi a entrada do colaborador na empresa, como ficou sabendo da vaga, como seu seu onboarding, cada função que o funcionário exerceu, como foi o seu desempenho nessas atividades, como se relacionou com o restante do time, qual sua disponibilidade em contribuir com os demais colaboradores, treinamentos realizados na empresa e tantas outras avaliações.

  

Enfim, a jornada do trabalhador resulta em diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores, como melhor relação entre os membros, eficiência nas tarefas de rotina, diminuição do turnover etc. Tudo isso pode alavancar a produtividade do negócio e fazer com que a organização se destaque no mercado competitivo.

Achou o conteúdo relevante? Então, assine nossa newsletter para receber artigos como este em seu e-mail.