Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Entenda a importância da diversidade nas empresas!

Quer entender por que a diversidade é tão importante para as empresas? Confira nosso post e saiba mais sobre o assunto!


A diversidade nas empresas vai muito além de colocar mais mulheres nos cargos. Essa é uma medida muito importante, mas a diversidade é mais ampla. Ela envolve também incluir pessoas com deficiência, afro-brasileiros e afrodescendentes, a população LGBTQI+, indivíduos de diferentes gerações e etnias.

 

A proposta é acolher as diferenças e criar um ambiente inclusivo e empático. Para isso, é primordial criar uma série de medidas para associar a representatividade à inclusão. 

 

Preparamos este conteúdo especial com diversas informações sobre a diversidade nas empresas. Venha com a gente e aprenda mais sobre o assunto!

 

O que é a diversidade nas empresas?

 

A cultura de diversidade nas organizações começou na década de 90, com o início da globalização. O fenômeno abriu portas para que corporações de diferentes contextos e culturas tivessem a oportunidade de interagir e negociar.

 

Diante dos novos desafios surgidos com o processo, aos poucos foi possível desenvolver formas de acolher a diversidade e aproveitar o potencial positivo de cada um direcionando esforços a objetivos comuns.

 

Destacamos que diversidade é um trabalho de cada dia, em constante desenvolvimento. Os esforços de todos contribuem para formar uma cultura corporativa de acolhimento e empatia. 

 

A diversidade nas corporações é a inclusão de diversos perfis sociais, culturais e comportamentais, envolvendo diferenças de gênero, idade, raça, capacidade física e orientação sexual. Para isso, é preciso pensar em representatividade, empoderamento e acessibilidade.

 

A ideia é criar uma cultura corporativa inclusiva, em que os profissionais possam ser quem são. Isso significa que as diferenças podem conviver, trabalhar juntas e cooperar, com respeito ao outro de forma integral.

 

A experiência do colaborador é muito valorizada nesse processo. É necessário que todos, sejam eles pertencentes a minorias ou não, tenham igualdade de direitos e sejam valorizados em suas capacidades e potencialidades.

 

Qual a importância da diversidade no engajamento dos funcionários?

 

A diversidade tem grande importância para a organização, trazendo uma série de impactos e benefícios. Veja mais sobre o tema a seguir!

 

Aumento do engajamento

 

Com a cultura de diversidade na organização, há mais abertura para o diálogo e a interação entre pessoas de diferentes grupos. A proposta é fortalecer os vínculos e incentivar a compreensão do outro. Isso contribui para gerar motivação, satisfação com o emprego e engajamento nas tarefas.

 

Melhoria da produtividade

 

Um ambiente de diversidade proporciona oportunidades de trocas de experiência. As possibilidades de aprendizado são muitas e aprender é algo naturalmente reforçador. O resultado disso é um ambiente estimulante, criativo, em que os trabalhadores dialogam e interagem com os colegas.

 

Esses elementos contribuem para o senso de propósito da equipe, a melhora da motivação e o aumento do rendimento de cada profissional.

 

Redução de conflitos

 

Ambientes de diversidade são pautados por inclusão, diálogo e empatia. Conflitos podem ocorrer, mas são manejados de forma madura e sadia pelos colaboradores. As diferenças podem ser gerenciadas para a construção de soluções positivas para todos, em um padrão de cooperação e que estimula as potencialidades da equipe.

 

Melhoria do clima organizacional

 

Uma política de diversidade altera a percepção dos colaboradores sobre a empresa, afetando no clima organizacional. As relações entre líderes e liderados, entre pares são baseadas no respeito, melhorando o clima organizacional. Isso acontece devido à base na empatia, que é saber se colocar no lugar do outro. Essa postura estimula os profissionais a buscarem dialogar mais e respeitar os valores e visões de mundo dos colegas.

 

Redução da rotatividade

 

Quando uma pessoa sofre discriminação no trabalho, tende a ficar isolada, acuada e excluída, desligando-se do emprego em pouco tempo. Muitas pessoas com deficiência e população LGBTQI+, por exemplo, passam por essas dificuldades com grande recorrência. 

 

A diversidade nas organizações permite mudar esse cenário para melhor. Com a inclusão e as políticas para sensibilizar a equipe, é possível criar um ambiente de trabalho mais receptivo e inovador, em que todo colaborador é acolhido como é, de forma integral. É uma ótima oportunidade de fortalecimento de vínculo, promoção da saúde e de amadurecimento para toda a equipe.

 

Fortalecimento do potencial da equipe

 

A diversidade proporciona condições para a abertura ao diálogo e a criatividade. Há uma pluralidade de visões e experiências, que geram um trabalho colaborativo, construtivo e com mais sensibilidade. Dessa forma, os profissionais ampliam horizontes, compartilham ideias e criam propostas inovadoras. É uma ótima chance para desenvolver soluções em conjunto, gerando bons resultados e uma excelente experiência do colaborador.

 

Como promover a diversidade nas empresas?

 

Promover a diversidade nas empresas traz grandes possibilidades para a equipe e os gestores. Agora, vamos oferecer algumas dicas para você implementar essa política com sucesso na sua corporação.

 

Crie um comitê e política de diversidade na empresa

 

Conforme mencionamos, a diversidade é uma questão para ser trabalhada todos os dias, desde pequenas ações até atividades de maior proporção. Para isso, é importante criar um grupo especializado para lidar com esse tema.

 

Um comitê e uma política de diversidade possibilitam realizar diversas ações construtivas na corporação. Isso melhora a experiência do colaborador e estimula o diálogo sobre diversidade e inclusão.

 

Alinhe os processos de RH com essa nova política

 

É necessário que os processos de RH estejam alinhados com a cultura de diversidade. Isso se aplica, por exemplo, ao recrutamento e seleção, que deve fazer a escolha de candidatos a partir de critérios como competências, formação e currículo, e não aparência, raça ou orientação sexual. Avaliações de desempenho e promoções de cargos também devem ser orientadas por fatores objetivos e de mérito.

 

Faça um manejo adequado de problemas com diversidade 

 

Se houver alguma ocorrência associada à diversidade, utilize a situação como uma ponte para o aprendizado. Reúna-se com a equipe, dialogue, promova a conscientização. Convide todos para contribuir na construção de soluções. 

 

Muitas vezes, um colaborador comete uma falha em relação ao tema da diversidade por falta de informação ou reproduzindo comportamentos enraizados na cultura. É a hora de desconstruir esses padrões e chamar todos para refletir e para construir novas perspectivas

 

Aproveite as potencialidades da tecnologia para facilitar o processo

 

Temos grandes avanços na tecnologia em Recursos Humanos, o que contribui para facilitar processos e melhorar a produtividade. Mas há também alternativas para implementar a diversidade nas empresas com apoio de soluções informatizadas. 

 

A Plataforma Pulses, por exemplo, é uma plataforma de RH focado em cultura, clima organizacional e engajamento. Temos diversas aplicações para melhorar a experiência do colaborador, com recursos modulares que promovem oportunidades de feedback contínuo, transparência e cooperação. 

 

A diversidade nas empresas promove a inclusão e a empatia, favorecendo a melhor convivência e a reflexão sobre questões sociais. Ela permite promover engajamento, qualidade de vida e produtividade, por meio do fortalecimento do diálogo e dos vínculos entre profissionais. Com essa política, é possível criar um ambiente de trabalho positivo, colaborativo, rico em experiências e com amplas oportunidades de aprendizado.

 

Gostou de aprender sobre a importância da diversidade na companhia? Aproveite e assista nosso webinar sobre diversidade LGBTQI+ com convidados e saiba mais! 


diversidade lgbt+ nas empresas