Como o engajamento pode trazer retorno financeiro para sua empresa?


Sabemos que as empresas querem o melhor para os seus colaboradores, mas, no fim das contas, um dos aspectos essenciais para sobrevivência de um negócio são seus resultados financeiros. Então, se pudermos aliar mudanças que melhoram a vida dos colaboradores, aumentem o engajamento, e, ao mesmo tempo, tragam retorno financeiro para a empresa, teremos um prato cheio para o sucesso, não é mesmo?

 

Talvez, seja até intuitivo aceitar que o Engajamento melhore a vida das pessoas, mas, a relação do engajamento com os resultados financeiros talvez não seja tão clara. Então, para isso, trouxemos para você os resultados de três pesquisas, para demonstrar exemplos de como os níveis de Engajamento impactam resultados financeiros.

 

 

Engajamento x Retorno Financeiro


Na primeira pesquisa¹, os autores identificaram que unidades de negócio com níveis maiores de Engajamento, apresentaram cerca de 80.000 a 120.000 dólares a mais de receita, em comparação com unidades com níveis menores. Considerando a diferença de 80 mil dólares por mês, temos uma diferença de 960 mil dólares por ano em cada unidade de negócio.


Na segunda pesquisa², os autores identificaram que o Engajamento explicava cerca de 8% da variação dos retornos da empresa, de modo que esse percentual se traduziu em 50 euros por turno do colaborador. Esse foi um dado substancial, afinal, a renda bruta dos colaboradores que participaram do estudo, por oito horas de trabalho, era de 26 euros.


A terceira pesquisa³, demonstrou que o Engajamento está intimamente relacionado aos retornos aos acionistas da organização, de modo que o retorno médio por parte dos colaboradores menos engajados é de 76%, colaboradores com médio engajamento é de 90% e os colaboradores altamente engajados é de 112%.


Dessa forma, podemos observar que o Engajamento pode afetar diversos níveis do desempenho financeiro da organização. É claro, estes são apenas alguns exemplos, mas, eles demonstram com clareza o impacto do Engajamento no negócio. Construir uma Cultura de Engajamento, não é apenas uma forma de tornar o trabalho das pessoas mais significativo, também é uma forma de cuidar da saúde financeira da própria empresa.

 

 

3 ações para aumentar o engajamento dos colaboradores

 


As pessoas são uma das partes mais importantes em qualquer negócio. Quando existem fatores que interferem no engajamento, diminuindo seu desempenho e produtividade, os resultados da empresa podem ser prejudicados.

 

Por isso, separamos abaixo 3 ações que podem aumentar o engajamento dos seus colaboradores:

 

1. Desenvolva líderes engajadores


Aquela máxima: “o colaborador não se demite da empresa e sim do seu líder” é verdadeira. Então, se você quer ter um time de trabalho mais engajado, comece trabalhando seus líderes.

 

É muito importante desenvolver líderes que esteja próximo de suas equipes, identificando o que, de fato, é importante para cada colaborador, utilizando isso para alinhar os interesses da empresa com os dos talentos que fazem parte dela. Também é papel de um líder fazer com que os seus liderados se sintam parte de um time, verdadeiramente importantes para o alcance dos objetivos estratégicos do negócio. Uma cultura de confiança tem forte impacto no engajamento.


engajamento

 

2. Torne a sua cultura engajadora


Estabelecer metas, estipular objetivos e adotar indicadores são passos essenciais para garantir que a estratégia da empresa será clara, alinhando as equipes e fazendo com que trabalhem pela mesma finalidade. No entanto, é preciso ir além e desenvolver uma cultura engajadora. Isso significa adotar medidas como:

 

  • dar autonomia para a participação dos colaboradores em certas decisões;
  • gerar oportunidades de crescimento e desenvolvimento na empresa;
  • oferecer novos desafios, alternativas e estímulos;
  • construir um diálogo transparente e aberto sobre expectativas e responsabilidades;
  • estabelecer uma política atrativa de recompensas;
  • criar o hábito de valorizar verbalmente os esforços do time.

 

3. Invista na capacitação dos colaboradores


Uma das melhores formas de demonstrar que você confia no potencial de uma pessoa é dar oportunidade para que ela desenvolva os seus talentos, assuma novas responsabilidades e galgue passos maiores. Dentro de uma empresa, isso significa investir no aperfeiçoamento, na capacitação, no treinamento e na especialização dos profissionais.

 

Já dissemos, mas não custa ressaltar: o capital humano é o grande diferencial de um negócio. Justamente por isso, investir no desenvolvimento humano nunca é em vão. Sempre trará um retorno importante em resultados no dia a dia, além de contribuir para que as pessoas se mantenham cada vez mais engajadas, desejando crescer junto da empresa, e não fora dela.

 

 

Enfim, não se esqueça de reconhecer os colaboradores e os esforços que eles fazem pelo time, para conquistar o seu engajamento. Além disso, estabeleça uma comunicação sempre transparente, deixando claro as suas expectativas e as possibilidades que existem para todos!

 


_________

Referências

¹HARTER, James K.; SCHMIDT, Frank L.; HAYES, Theodore L.. Business-unit-level relationship between employee satisfaction, employee engagement, and business outcomes: A meta-analysis.. Journal Of Applied Psychology, [s.l.], v. 87, n. 2, p.268-279, 2002.

²XANTHOPOULOU, D. et al. Work engagement and financial returns: A diary study on the role of job and personal resources. Journal Of Occupational And Organizational Psychology, v. 82, n. 1, p.183-200, 2009.

³ZHAO, X. Y.; SUN, J. A literature review on employee engagement. Journal of Beijing university of posts and telecommunications, v. 12, n.1 , p. 93-98, 2010.