Engajamento não é Motivação
Muitas
vezes o Engajamento pode ser utilizado como sinônimo de motivação. Quem nunca
ouviu a frase “precisamos engajar nossos colaboradores”, em um contexto em que
está se buscando a motivação?
A
motivação é um construto amplo e, assim como o Engajamento, definida de várias
maneiras. Em uma revisão de literatura, os autores definiram a motivação no
trabalho como uma força não observável que impulsiona o comportamento e
determina sua direção, intensidade e duração.
Por outro
lado, a definição de Engajamento contempla outros fatores, que não apenas a
disposição e nível de esforço empregado no trabalho, mas também um alinhamento
cognitivo com os valores e objetivos da organização. Dessa forma, o Engajamento
envolve a Motivação, mas isso não significa que a Motivação seja a mesma coisa que
Engajamento.
Um
colaborador pode trabalhar motivado, em busca de um bônus salarial, ou até pelo
reconhecimento dos seus pares ou do seu líder. Ele pode estar motivado com as
novidades de um novo emprego ou função, ou com o fato de estar fazendo aquilo
que gosta. Ele realizará suas atividades com esforço, mas seu foco estará em
algum aspecto contextual, como o salário, o reconhecimento, a competição, entre
outros exemplos.
Porém, um
colaborador engajado se envolve com a organização de modo cognitivo, afetivo e
físico, ele tem valores alinhados com a organização, objetivos comuns e se
compromete com eles, envolvendo-se com as pessoas, com confiança e sentindo-se
eficaz naquilo que faz. Seu envolvimento não depende de consequências
contextuais pelo seu esforço, mas pela razão de que seu trabalho tem
significado e contribui para expressão de seus valores e propósitos.
É claro,
nenhum colaborador manterá seu nível de Engajamento alto, ainda que ele possa
acreditar que está trabalhando para mudar a realidade de sua organização, se
não houver estímulos básicos como remuneração adequada e condições dignas de
trabalho, os níveis de Engajamento tenderão a se diminuir com o tempo.
Dessa
forma, falando de Motivação e Engajamento, é fundamental que haja coerência
entre os estímulos e desafios adequados para que os colaboradores estejam
motivados, mas, também, que existam condições mais amplas e que tenham o
potencial de transmitir valores, propósitos e sentido para o que os
colaboradores fazem na organização.
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Referências
VAN IDDEKINGE, Chad H. et al. A
Meta-Analysis of the Interactive, Additive, and Relative Effects of Cognitive
Ability and Motivation on Performance. Journal
Of Management, v. 44, n. 1, p.249-279, 4 abr. 2017.
SUN, Li;
BUNCHAPATTANASAKDA, Chanchai. Employee Engagement: A Literature Review. International
Journal of Human Resource Studies, [S.l.], v. 9, n. 1, p.
63-80, jan. 2019.