Engajamento não é Motivação


Muitas vezes o Engajamento pode ser utilizado como sinônimo de motivação. Quem nunca ouviu a frase “precisamos engajar nossos colaboradores”, em um contexto em que está se buscando a motivação?


A motivação é um construto amplo e, assim como o Engajamento, definida de várias maneiras. Em uma revisão de literatura, os autores definiram a motivação no trabalho como uma força não observável que impulsiona o comportamento e determina sua direção, intensidade e duração.


Por outro lado, a definição de Engajamento contempla outros fatores, que não apenas a disposição e nível de esforço empregado no trabalho, mas também um alinhamento cognitivo com os valores e objetivos da organização. Dessa forma, o Engajamento envolve a Motivação, mas isso não significa que a Motivação seja a mesma coisa que Engajamento.


Um colaborador pode trabalhar motivado, em busca de um bônus salarial, ou até pelo reconhecimento dos seus pares ou do seu líder. Ele pode estar motivado com as novidades de um novo emprego ou função, ou com o fato de estar fazendo aquilo que gosta. Ele realizará suas atividades com esforço, mas seu foco estará em algum aspecto contextual, como o salário, o reconhecimento, a competição, entre outros exemplos.


Porém, um colaborador engajado se envolve com a organização de modo cognitivo, afetivo e físico, ele tem valores alinhados com a organização, objetivos comuns e se compromete com eles, envolvendo-se com as pessoas, com confiança e sentindo-se eficaz naquilo que faz. Seu envolvimento não depende de consequências contextuais pelo seu esforço, mas pela razão de que seu trabalho tem significado e contribui para expressão de seus valores e propósitos.


É claro, nenhum colaborador manterá seu nível de Engajamento alto, ainda que ele possa acreditar que está trabalhando para mudar a realidade de sua organização, se não houver estímulos básicos como remuneração adequada e condições dignas de trabalho, os níveis de Engajamento tenderão a se diminuir com o tempo.


Dessa forma, falando de Motivação e Engajamento, é fundamental que haja coerência entre os estímulos e desafios adequados para que os colaboradores estejam motivados, mas, também, que existam condições mais amplas e que tenham o potencial de transmitir valores, propósitos e sentido para o que os colaboradores fazem na organização.


______

Referências

VAN IDDEKINGE, Chad H. et al. A Meta-Analysis of the Interactive, Additive, and Relative Effects of Cognitive Ability and Motivation on Performance. Journal Of Management, v. 44, n. 1, p.249-279, 4 abr. 2017.

 

SUN, Li; BUNCHAPATTANASAKDA, Chanchai. Employee Engagement: A Literature Review. International Journal of Human Resource Studies, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 63-80, jan. 2019.