Como o engajamento impacta no employer branding?
Os
benefícios do engajamento já é um assunto bastante discutido nas empresas e
employer branding tem ganhado mais a atenção das
organizações.
Engajamento está relacionado ao comprometimento
emocional e funcional dos colaboradores para com a organização. Employer
branding é a construção de uma marca empregadora, com o objetivo de despertar a
vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de
captação e retenção de talentos.
E o que o engajamento tem a ver com employer branding?
Organizações que prezam pela própria imagem reconhecem que os
relacionamentos, tanto internos (entre empresa e colaboradores) quanto externos
(entre empresa e seus consumidores, investidores e afins), são essenciais para
que as partes se sintam reconhecidas. E o reconhecimento tem um importante
impacto no engajamento.
Organizações cuja reputação é excelente, tornam-se lugares
altamente desejados para se trabalhar. A cultura e
identidade precisa ser trabalhada de "dentro para fora" para refletir
de maneira real nos demais públicos. O maior desafio interno é, de fato,
conquistar o envolvimento de todos ao propósito da organização, ou seja, manter
os colaboradores engajados.
Colaboradores engajados são construtores da marca empregadora
De acordo com o Institute for Crisis Management (ICM), 80%
das crises acontecem devido à problemas de gestão ou por envolvimento de colaboradores¹.
Há diversos casos em que a imagem da empresa foi prejudicada devido à postura
inadequada da equipe ou até mesmo por brincadeiras que passaram dos limites. A
reclamação constante de clientes, principalmente nas mídias sociais, pode
prejudicar seriamente a marca. Isso evidencia a importância do engajamento dos
colaboradores como um dos fatores a ser considerado para realizar a gestão da imagem
de uma empresa.
Cuidar da reputação organizacional não se trata somente de um
conjunto de atitudes complexas. A forma que o colaborador é recebido na
empresa, o excelente relacionamento entre os colaboradores, o atendimento que
transmite paixão aos clientes, um colaborador que auxilia o outro no
desenvolvimento de uma tarefa são algumas atitudes pequenas e diárias que certamente
causam impacto e resultam em uma boa imagem.
Construir uma marca empregadora exige pensar em imagem, identidade
e cultura. No que se refere à cultura, esta só é relevante para os indivíduos
quando é vivenciada. Não é decorando um quadro de valores da empresa que o
colaborador compreende a cultura, mas sim conhecendo como ela se manifesta em
diversos ambientes.
Considerando isto, constituir a marca empregadora envolve começar
a olhar para as relações internas, trabalhando as dinâmicas organizacionais que
acontecem no dia a dia. Para isso, a melhor atitude é a de orientação e
inspiração, e não de intensificação de regras e normas de comportamento.
Como engajar os colaboradores?
Há algumas ações que podem trabalhar o engajamento interno, que
envolvem: inspirar os colaboradores via narrativas que demonstrem o propósito
da organização; mantê-los informados a respeito da organização; capacitá-los no
que diz respeito a cultura da marca; entre outras ações. É importante enfatizar
também que um dos maiores canais propulsores de engajamento são os líderes, que
devem estar sensibilizados e envolvidos nesta estratégia.
Engajar colaboradores envolve iniciativas que geram resultados a
longo prazo. Engajamento exige envolvimento da pessoa com o mundo à sua volta,
fazendo com que ela cresça a partir da sua experiência e colaboração para com a
organização. É reconhecendo a necessidade de mudança que o colaborador justifica
o seu agir.
Para que o engajamento interno ocorra, é necessário que os
colaboradores se sintam envolvidos na organização, inclusive afetivamente, bem
como identifiquem-se com os valores da empresa. Os relacionamentos construtivos
são a base para o engajamento, e são viabilizados através da autonomia no
desenvolvimento das atividades diárias e no sentimento de reconhecimento que
pode ser obtido através de feedbacks construtivos.
A construção da imagem de uma organização é um processo contínuo,
que envolve uma série de processos que precisam de constante monitoramento. Um
dos fatores que contribui fortemente para a construção da marca empregadora é o
engajamento dos colaboradores, que são uma parte da representação da empresa
para o consumidor. Este é um dos motivos pelos quais muitas empresas têm
aderido ao employer branding como uma estratégia de aumento de resultados,
tanto para a empresa quanto para os colaboradores.
____________
¹ Institute for Crisis Management. ICM (http://crisisconsultant.com)
Fonte: MARCHIORI, Marlene. Engajamento interno: valor
primordial na gestão da reputação. In: PRADO, Elisa. Gestão da
reputação: Riscos, crise e imagem corporativa. [s.i]: Aberje
Editorial, 2017. Cap. 11. p. 138-150