Como o engajamento impacta no employer branding?

Os benefícios do engajamento já é um assunto bastante discutido nas empresas e employer branding tem ganhado mais a atenção das organizações.


Engajamento está relacionado ao comprometimento emocional e funcional dos colaboradores para com a organização. Employer branding é a construção de uma marca empregadora, com o objetivo de despertar a vontade das pessoas em trabalhar na empresa, sendo uma importante ferramenta de captação e retenção de talentos.


E o que o engajamento tem a ver com employer branding?


Organizações que prezam pela própria imagem reconhecem que os relacionamentos, tanto internos (entre empresa e colaboradores) quanto externos (entre empresa e seus consumidores, investidores e afins), são essenciais para que as partes se sintam reconhecidas. E o reconhecimento tem um importante impacto no engajamento.


Organizações cuja reputação é excelente, tornam-se lugares altamente desejados para se trabalhar. A cultura e identidade precisa ser trabalhada de "dentro para fora" para refletir de maneira real nos demais públicos. O maior desafio interno é, de fato, conquistar o envolvimento de todos ao propósito da organização, ou seja, manter os colaboradores engajados.

 

Colaboradores engajados são construtores da marca empregadora

 

De acordo com o Institute for Crisis Management (ICM), 80% das crises acontecem devido à problemas de gestão ou por envolvimento de colaboradores¹. Há diversos casos em que a imagem da empresa foi prejudicada devido à postura inadequada da equipe ou até mesmo por brincadeiras que passaram dos limites. A reclamação constante de clientes, principalmente nas mídias sociais, pode prejudicar seriamente a marca. Isso evidencia a importância do engajamento dos colaboradores como um dos fatores a ser considerado para realizar a gestão da imagem de uma empresa.


Cuidar da reputação organizacional não se trata somente de um conjunto de atitudes complexas. A forma que o colaborador é recebido na empresa, o excelente relacionamento entre os colaboradores, o atendimento que transmite paixão aos clientes, um colaborador que auxilia o outro no desenvolvimento de uma tarefa são algumas atitudes pequenas e diárias que certamente causam impacto e resultam em uma boa imagem.


Construir uma marca empregadora exige pensar em imagem, identidade e cultura. No que se refere à cultura, esta só é relevante para os indivíduos quando é vivenciada. Não é decorando um quadro de valores da empresa que o colaborador compreende a cultura, mas sim conhecendo como ela se manifesta em diversos ambientes.


Considerando isto, constituir a marca empregadora envolve começar a olhar para as relações internas, trabalhando as dinâmicas organizacionais que acontecem no dia a dia. Para isso, a melhor atitude é a de orientação e inspiração, e não de intensificação de regras e normas de comportamento.

 

Como engajar os colaboradores?

 

Há algumas ações que podem trabalhar o engajamento interno, que envolvem: inspirar os colaboradores via narrativas que demonstrem o propósito da organização; mantê-los informados a respeito da organização; capacitá-los no que diz respeito a cultura da marca; entre outras ações. É importante enfatizar também que um dos maiores canais propulsores de engajamento são os líderes, que devem estar sensibilizados e envolvidos nesta estratégia.


Engajar colaboradores envolve iniciativas que geram resultados a longo prazo. Engajamento exige envolvimento da pessoa com o mundo à sua volta, fazendo com que ela cresça a partir da sua experiência e colaboração para com a organização. É reconhecendo a necessidade de mudança que o colaborador justifica o seu agir.


Para que o engajamento interno ocorra, é necessário que os colaboradores se sintam envolvidos na organização, inclusive afetivamente, bem como identifiquem-se com os valores da empresa. Os relacionamentos construtivos são a base para o engajamento, e são viabilizados através da autonomia no desenvolvimento das atividades diárias e no sentimento de reconhecimento que pode ser obtido através de feedbacks construtivos.


A construção da imagem de uma organização é um processo contínuo, que envolve uma série de processos que precisam de constante monitoramento. Um dos fatores que contribui fortemente para a construção da marca empregadora é o engajamento dos colaboradores, que são uma parte da representação da empresa para o consumidor. Este é um dos motivos pelos quais muitas empresas têm aderido ao employer branding como uma estratégia de aumento de resultados, tanto para a empresa quanto para os colaboradores.


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¹ Institute for Crisis Management. ICM (http://crisisconsultant.com)

 

Fonte: MARCHIORI, Marlene. Engajamento interno: valor primordial na gestão da reputação. In: PRADO, Elisa. Gestão da reputação: Riscos, crise e imagem corporativa. [s.i]: Aberje Editorial, 2017. Cap. 11. p. 138-150