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Employee experience: o que é e como implementá-lo na sua empresa?

Investir em employee experience traz diversas vantagens para as empresas, como a retenção de talentos e o aumento do engajamento do colaborador. Saiba mais neste artigo!


Antes de qualquer coisa, empresas são feitas por pessoas. Por isso, prestar atenção a elas é fundamental para se alcançar bons resultados. Ignorar como o colaborador se sente dentro da empresa pode causar efeitos negativos, culminando em desengajamento e comprometendo sua produtividade geral.

 

Diante disso, uma estratégia que vem ganhando destaque é a employee experience, sendo uma responsabilidade do setor de Recursos Humanos com esforços apoiados pela alta gestão. Ficou curioso? Então, continue a leitura para conferir o que é esse conceito e como implementá-lo na sua empresa!

 

O que é employee experience?

 

Também chamada de experiência do colaborador, essa ferramenta surgiu de um outro conceito parecido, o da “experiência do consumidor”. Os dois se diferenciam na aplicação, já que o primeiro se dedica a satisfazer as necessidades dos colaboradores de uma empresa, enquanto o segundo é focado nos anseios dos seus clientes.

 

Basicamente, podemos definir o employee experience como um conjunto de ações voltadas a criar um ambiente de trabalho que gere bem-estar e satisfação a todos os colaboradores. Isso é acumulado conforme a maneira como a empresa lida com a integração, condições de trabalho, possibilidade ou não de ascensão no cargo, benefícios, salários, oportunidade de treinamentos, clima organizacional, dentre outras questões vivenciadas no dia a dia da empresa.

 

Sua implementação começou justamente porque as corporações estão cada vez mais preocupadas em atrair e manter os melhores profissionais do mercado em suas equipes, favorecendo uma melhora do desempenho e incentivando a inovação.

 

Isso, no entanto, só é possível com a formação de uma liderança inspiradora. Também é preciso que a empresa tenha valores e objetivos bem claros, contribuindo para a formação de uma cultura forte e um ambiente organizacional positivo, que incorpore a diversidade.

 

Quais são os benefícios de implementá-lo na empresa?

 

Quando as pessoas estão engajadas e comprometidas com as suas tarefas, fica muito mais fácil alcançar os desafios propostos pela organização. Do contrário, se a empresa negligencia a importância dos seus funcionários, coloca-se em risco toda a sustentabilidade do negócio.

 

Para que você tenha uma visão mais ampla dessa importância do employee experience, listamos a seguir alguns dos seus principais benefícios. Acompanhe!

 

Retenção de talentos

 

Sabemos que o turnover é um dos maiores desafios de uma empresa. Afinal de contas, ele gera muitos custos, como rescisões, gastos com treinamento e desenvolvimento de pessoal.

 

Porém, quando a gestão se preocupa com a experiência do funcionário, os colaboradores acabam permanecendo mais tempo na organização, já que tendem a não procurar outras oportunidades de trabalho. E, caso recebam uma proposta que considerem melhor, eles se sentirão à vontade para dialogar com o empregador antes de tomar uma decisão.

 

Com isso, as suas chances de reter os melhores talentos são maiores — o que significa uma grande redução de custos, ao mesmo tempo em que se eleva a performance da companhia.

 

Aumento do engajamento do colaborador

 

Quando percebem que a empresa se preocupa em oferecer as melhores condições para o seu trabalho e desenvolvimento, os funcionários tendem a se sentir considerados, comprometendo-se mais com as metas e desafios da rotina. Como consequência, tem-se um clima organizacional mais positivo, aumentando a produtividade e melhorando o posicionamento da empresa frente ao mercado.

 

Formação de uma marca empregadora forte

 

Ao investir na experiência do colaborador, a empresa ainda cria uma imagem positiva diante da sociedade, o que contribui para a formação de uma marca empregadora forte. Assim, a médio e longo prazo, fica bem mais fácil alcançar os seus objetivos, já que a corporação terá a chance de escolher os melhores profissionais para fazer parte do seu time.

 

Como implementar o employee experience?

 

Bom, agora que você já sabe o que é e quais são os principais benefícios do employee experience, vejamos como implementá-lo no seu negócio!

 

Conheça os pontos de contato do colaborador com a empresa

 

A experiência é composta por momentos marcantes. Então, o primeiro passo para implementar essa estratégia é conhecer todos os momentos de interação do colaborador com a empresa, ao qual chamamos de pontos de contato. Assim, você conseguirá traçar a jornada do colaborador na sua empresa.

 

Alguns pontos de contato possíveis são: atração, recrutamento, onboarding, desenvolvimento, promoção, retenção até a separação. Conhecendo os pontos de contato do colaborador na sua empresa, você terá todos os dados necessários para avaliar como os colaboradores percebem cada um desses pontos de contato.

 
Conheça as necessidades do colaborador

 

É certo que cada pessoa tem as suas particularidades e necessidades, a depender da criação, história de vida etc. Ainda assim, sempre existem pontos que se assemelham — e você e sua equipe devem se esforçar para entender quais são essas necessidades.

 

E somente os próprios colaboradores podem he dizer isso. Faça perguntas como: "Durante o seu período nesta empresa, que momentos ou eventos em particular mais impactaram sua experiência? de forma positiva e negativa?"

 

Consolide as informações e avalie o que eles esperam da empresa. Em especial, avalie como está sendo a experiencia dos colaboradores em cada ponto de contato da organização.

 

Utilize a tecnologia

 

Para entender as necessidades dos seus colaboradores de forma mais efetiva e eficiente, não se esqueça de contar com a ajuda da tecnologia! Ferramentas podem ajudar a ouvir mais frequentemente o colaborador em cada etapa do ciclo de experiências e entender o que está ocorrendo com ele.

 

Por meio de ferramentas que garantam a confidencialidade dos dados, se torna ainda mais precisas as informações coletadas.

 

Com pesquisas de onboarding, por exemplo, é possível identificar como está sendo a experiências dos novos colaboradores na empresa.

 

Dados como esses permitirão você a entender e atuar sobre a jornada de cada colaborador. Assim, todas as inciativas com foco na experiência do funcionário contribuirão, mais uma vez, para a formação de uma cultura organizacional centrada no desenvolvimento das pessoas — e do próprio negócio.

 

Enfim, como vimos até aqui, investir no employee experience é uma ótima forma de elevar os resultados da sua empresa, e ainda construir uma imagem positiva diante dos seus públicos de relacionamento.


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