Employee Experience: o ciclo de experiências do colaborador

Você já sabe o que é Employee Experience? O conceito de Employee Experience está relacionado ao ciclo de experiências do colaborador nas organizações. É a soma de todos os pontos de contato que o colaborador tem com a empresa, desde sua candidatura a uma vaga. 

Começa quando o candidato vê um anúncio de vaga da sua empresa, mas não termina quando o colaborador se desliga ou é desligado. Employee Experience é composto por momentos marcantes e criados intencionalmente por um designer de experiências. No infográfico "Você sabe o que é Employee Experience (EX)?" explicamos o conceito de employee experience e pontos importantes do EX.


No vídeo abaixo, trazemos reflexões sobre a importância dos profissionais de RH estarem atentos a jornada do colaborador. 


Quais são os momentos que importam na sua empresa? Como está sendo a experiência dos seus colaboradores?

Importante que a empresa faça o mapeamento da jornada do colaborador, para entender os momentos que importam para seus colaboradores. 

Pensando em disponibilizar alguns exemplos de Employee Experience, com insights dos pontos de contato do colaborador com a empresa, criamos, em parceria com a Ágora Entertraining, o Employee Experience board game. Este jogo foi criado a partir das experiências de participantes de imersões em Employee Experience e traz situações do dia a dia das empresas, boas práticas x péssimas práticas e seus impactos na experiência do colaborador.

 

O participante é colocado no lugar de um colaborador que passa por todas as etapas da jornada (Atração, Recrutamento & Seleção, Onboarding, Desenvolvimento, Promoção, Retenção, Separação e Alumni). O Employee Experience board game é um excelente ponto de partida para empresas que desejam focar suas ações em Employee Experience, e precisam sensibilizar profissionais de RH e Líderes sobre o tema.