Employee experience: confira 6 fatores que o influenciam!
O employee experience, ou experiência do colaborador, é uma estratégia
poderosa para alcançar os objetivos traçados pela empresa. Ela parte do setor
de RH da organização e tem o propósito de engajar e motivar todos os
colaboradores no objetivo do negócio.
Entre os resultados decorrentes desse conjunto de ações, podemos
destacar a redução dos índices de turnover e o aumento
da produtividade das equipes. Devido a essas e
outras vantagens, as melhores empresas do mundo têm investido nessa abordagem.
Quer entender mais sobre o conceito de employee experience, os fatores
que o influenciam e os benefícios que ele proporciona? Então continue a leitura
deste artigo!
O que é employee experience e qual a sua importância?
O employee
experience se refere a soma de tudo que o
colaborador encontra, observa e sente ao longo de sua jornada na empresa. Os
profissionais da nova geração, em especial, escolhem onde desejam trabalhar.
Por isso, é importante que as empresas se esforcem para atrair e manter
os melhores talentos do mercado.
Promovida pelo LinkedIn, a pesquisa
2020 Global Talent Trends revelou que 96%
dos profissionais consideram a experiência como um fator importante para se
manterem na companhia, reforçando que a relação entre a empregadora e seus
empregados deve ser de pessoas para pessoas. Somente assim é possível oferecer
serviços e produtos que atendam às demandas do mercado de forma efetiva.
Logo, quanto mais satisfeitos os profissionais estiverem com a empresa
para a qual trabalham e com as funções que desempenham, maiores serão as
chances de a corporação alcançar seus objetivos.
Quais fatores influenciam a experiência do colaborador?
A experiência do profissional com a empresa começa antes mesmo de ele
ser contratado, ainda na percepção sobre a marca e nos primeiros contatos com o
processo seletivo. Após sua efetivação, ele passa a ter percepções positivas ou
negativas sobre a companhia, que impactam diretamente os seus resultados e,
consequentemente, os do negócio.
Separamos aqui os principais fatores que influenciam o employee
experience. Acompanhe!
1. Onboarding
O onboarding é um importante momento da jornada do colaborador. É a etapa
em que o novo colaborador passa ao ser contratado pela empresa, com
treinamentos, alinhamentos de valores, políticas e regras, um verdadeiro
mergulho na cultura da organização.
Esse processo tem uma grande impacto na experiência do colaborador.
Pergunte ao seu time: como foi o seu primeiro dia de trabalho na nossa
empresa? Com essa pergunta, você conseguirá identificar diversos
pontos de melhoria em relação ao employee experience.
Colaboradores que são recebidos na organização de forma cuidadora,
consideradora, tendem a permanecer na empresa. Mas caso a sua prática seja
apenas de apresentar a mesa de trabalho do colaborador e nada mais, fique
atento, pode estar perdendo muitos talentos.
2. Ambiente acolhedor
Uma estrutura física adequada é fundamental para que os profissionais
possam realizar as suas melhores entregas. Então, a empresa precisa
assegurar que eles tenham um ambiente com boa iluminação e ventilação, mesas e
cadeiras ergonômicas, equipamentos como computadores e outros recursos que
viabilizem a execução das tarefas.
Mas além disso, é necessário conforto! Empresas como Google e Facebook
já perceberam que oferecer um espaço confortável e acolhedor para seus
colaboradores traz muitos resultados. Por isso, é importante disponibilizar
salas de convivência e outras estruturas para que as pessoas se sintam
acolhidas e confortáveis no ambiente laboral.
Quando os trabalhadores se dão conta de que a empresa se preocupa com o
bem-estar deles, eles tendem a produzir mais e melhor. Assim, os investimentos
iniciais em conforto e infraestrutura se pagam a curto e médio prazo.
Quando não há condições de trabalho adequadas, é grande o risco de as
pessoas se desmotivarem, comprometendo o engajamento com os objetivos traçados. As consequências disso são baixa
produtividade, queda na qualidade dos produtos e serviços, além de mais chances
de os profissionais deixarem a empresa, o que gera custos.
3. Reconhecimento profissional
Poucas ações motivam tanto as pessoas como o reconhecimento
profissional. É possível fazer isso com elogios
genuínos e até mesmo por meio de homenagens e premiações. Pode ser desde um
elogio em público realizado pelo líder, até campanhas estruturadas de
reconhecimento 360.
O ideal é que o RH da empresa estruture como esse reconhecimento vai
acontecer e passe a criar métricas para que ele aconteça por mérito.
Esse ponto é muito importante, pois pode haver o efeito contrário se a equipe
notar favorecimentos. Ou seja, causar desmotivação e insatisfação com a
liderança, a equipe e a empresa.
4. Oportunidades de crescimento
Para elevar a satisfação do colaborador, outro fator essencial é que a
empresa conte com oportunidades de carreira, melhor ainda quando possui um
Plano de Cargos e Salários estruturado. Com isso, o profissional saberá
não apenas que tem meios de se desenvolver naquele lugar, mas também o que deve
fazer para chegar ao cargo desejado e conquistar a remuneração pretendida.
Importante que o plano de carreira seja exposto para todos. Além disso,
feedbacks constantes, para que o colaborador saiba seus pontos fortes e as
necessidades de desenvolvimento.
5. Relacionamentos
Estimular bons relacionamentos, tanto entre líder e liderados, bem como
entre pares, impactam na experiência do colaborador. Por isso, realizar festas
da empresa, team buildings, eventos, happy hours são muito importantes. Algumas
empresas realizam também festas de despedidas (goodbye party) para os
colaboradores que estão saindo da empresa, sendo mais um momento que importa na
jornada do colaborador.
6. Benefícios
Os benefícios são tão valiosos para a satisfação dos colaboradores
quanto o salário. Sendo assim, é importante pensar em um bom plano de saúde,
convênios com escolas, faculdades e academias de ginástica, oferecer
vale-alimentação e/ou refeição, entre outras vantagens que agreguem ao
salário. Uma boa gestão de benefícios se torna um diferencial para atrair e
reter os melhores talentos.
Quais são os benefícios do employee experience?
Gente feliz trabalha mais e melhor. Quando a pessoa está satisfeita e
motivada com seu emprego de modo geral, os resultados para a organização
costumam ser os seguintes:
- retenção de
talentos;
- aumento de
performance e de produtividade;
- redução de
custos com rescisões e novas contratações;
- menos conflitos
internos;
- maior sinergia
entre os grupos de trabalho;
- mais
diferenciais competitivos frente o mercado.
Podemos concluir que o employee experience é uma estratégia que todo
setor de RH deve levar em consideração para aplicar na empresa, já que as ações
envolvendo os colaboradores são capazes de elevar expressivamente os
resultados do negócio.
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