Diversidade e inclusão: entenda como se relacionam para a retenção de talentos!

Valorizar a diversidade e inclusão de pessoas no momento de reter talentos pode ser transformador para a cultura organizacional da sua empresa. Leia este artigo!

 

Em pleno mundo contemporâneo, ainda existem organizações que não valorizam a diversidade e a inclusão. Essa ação pode ser uma decisão negativa para a instituição, que causa impacto direto na perda de talentos, pois gera falta de identificação com a empresa, conflitos e impacta em propósito.

 

A sociedade tem demonstrado uma identificação mais intensa com o termo “representatividade” e, por isso, ele tem sido alvo de muitos debates, discussões e inserção no contexto social. Representatividade é uma ação em que uma pessoa pode representar um grupo, uma classe e até mesmo uma empresa em diversos aspectos.

 

A diversidade e a inclusão podem oferecer impactos positivos na relação dos talentos e nos resultados da sua empresa. É sobre esse assunto que vamos falar no decorrer deste artigo! Continue lendo!

 

Por que diversidade e a inclusão ajuda a reter talentos?

 

Ampliar o quadro de pessoal com pessoas de diferentes gêneros, idades, orientação sexual, etnias, conhecimentos, apresentação pessoal etc. colabora com o reconhecimento da empresa no meio organizacional.

 

Implantar a pluralidade de profissionais enriquece o ambiente com diferentes opiniões e ações que tornam os times com alto potencial de estratégias para tomar decisões enriquecedoras para o crescimento da organização.

 

Diante desses resultados, a organização se torna alvo de referência de empregabilidade e assim, continuamente, obtém a facilidade de atrair e reter os melhores talentos para fazer parte da sua equipe.

 

Criatividade da equipe em alta

 

Um ambiente organizacional permeado de pluralidade no que se refere às pessoas transforma-se em um local diferenciado, pois se torna um potencial de inovações. Diferentes formas de pensar abrem “horizontes” para diversas perspectivas que potencializam as tomadas de decisões e a resolução de fatos mais complexos na empresa.

 

E vão além: esses diferenciais em relação a experiências e vivências fortalecem a compreensão de que a diversidade é um adicional em aprendizados por meio da partilha de novos conhecimentos. Esses tipos de comportamentos enriquecem as atividades diárias da organização e a entrega de resultados mais produtivos.

 

A criatividade conquistada por meio da diversidade e inclusão é refletida, também, no atendimento aos clientes. Fazer isso com novas abordagens e novas formas de resolver as suas necessidades é um recurso eficiente para transformá-los em clientes fidelidade.

 

Devido aos diferenciais no desenvolvimento, a repercussão dos resultados das diversidades na empresa se expande entre clientes e, assim, o nome da organização se eleva e ganha força no mercado.

 

Mais engajamento

 

Quando existe diversidade e respeito dentro da empresa, em que as pessoas podem se expressar, ser quem são, sem medo de serem perseguidas, ridicularizadas, ou sofrem qualquer tipo de represália por isso, se sentem mais livres e felizes, para colocar todo seu potencial em prática.

 

Além disso, sentem orgulho da empresa que trabalham, fortalecendo o senso de pertencimento e embaixadorismo. E muitas vezes, seus valores acabam tendo fitting com os valores da empresa. Tudo isso gera mais engajamento. E engajamento impacta em produtividade!

 

Vantagem competitiva

 

Toda empresa que passa por processo de mudanças positivas tem como resposta resultados positivos, isso é fato! Decidir modificar a cultura organizacional para aderir às práticas de reter talentos por meio da visão de diversidade e inclusão é uma inovação grandiosa para a empresa.

 

A organização que tem em seu quadro de pessoal pessoas pretas, LGBTIs, mulheres mães, pessoas com deficiência etc. torna-se um referencial de acolhimento e faz com que seus processos de recrutamento e seleção sejam mais numerosos em termos de candidato(a)s à vaga, pois fortalece a marca empregadora.

 

Em empresas que valorizam a diversidade no trabalho, quanto maior o número de recrutamentos de pessoas com origem, cultura e background diferentes, maior o número de profissionais que possam expandir culturas diversificadas na empresa.

 

Além de beneficiar a organização com diversidade de qualificações por meio da inclusão, a empresa tem outros diversos ganhos, entre eles a diminuição do turnover e da rotatividade nos diversos cargos, pois uma equipe consciente das diferenças pessoais e profissionais tem mais possibilidade de convivência e satisfação no ambiente organizacional.

 

Ampliação da bagagem intelectual da equipe

 

Quando as pessoas da empresa são expostas a contatos com novas culturas e com pessoas que vivenciaram experiências diferenciadas, é criado um ambiente suscetível ao enriquecimento intelectual de todos da equipe.

 

Entre os benefícios causados no momento de relatar suas opiniões, podemos apontar o aprendizado, o diálogo, o relacionamento interpessoal, a resiliência, a compreensão e outros comportamentos que fortalecem o clima organizacional da empresa.

 

Fortalecimento da ética

 

Primeiramente, é importante entender o que é ética: o conjunto de valores que direciona o comportamento do ser humano, em relação aos outros no meio social, para que vivam com igualdade, respeito e bem-estar social e, assim, formarem um ambiente de paz e humanidade.

 

Conviver em um ambiente organizacional em que todos são um pouco parecidos em características, pensamentos e gostos e agem de forma semelhante etc. é confortante, e por isso, gera empatia.

Porém, o inverso, na maioria das vezes, tende a ser diferente. Em alguns casos, as diferenças afastam, isolam, rejeitam como forma de exclusão. Por isso, é fundamental que a empatia faça parte da cultura organizacional da empresa.

 

No entanto, a cultura organizacional imposta no papel não age por si mesma. Para que ela aconteça, é necessário viver na prática. É durante a convivência com o diferente que podem ser aprimorados os pensamentos e ações de aceitação na empresa.

 

Conviver com o diferente e praticar a ética desperta no(a)s colaboradore(a)s um sentimento de atenção, companheirismo, pertencimento ao grupo, aceitação das limitações físicas das pessoas etc.

 

Os resultados causados pela ética na empresa são um processo gradual, e é no decurso das atividades diárias que as pessoas vão se relacionando e percebendo que a humanização prevalece sobre a exclusão.

 

Esses pensamentos desmistificados são excelentes fontes de engajamento, performance e fortalecimento na inter-relação entre os membros das equipes. Ao estarem transformados, os membros da equipe criam seu potencial de produtividade para contribuir com o desenvolvimento da organização.

 

 

Como percebemos, inserir a diversidade e inclusão de pessoas na sua organização é uma tomada de decisão que vai impactar todas as equipes do negócio. Acolher esses talentos vai proporcionar diversas vantagens, como novos conhecimentos, atrair a diversidade de bons profissionais, estimular a criatividade das equipes e outros benefícios que vão intensificar os resultados da corporação.

Conhecer um pouco mais sobre a diversidade e inclusão na retenção de talentos foi interessante? Então, após ler essas informações, compartilhe esse texto com outras pessoas da sua organização.