Dicas para promover a inovação no RH
Veja a importância do setor de RH para as empresas e saiba como buscar alternativas para torná-lo ainda mais competitivo e inovador.
A área de recursos humanos desempenha um importante
papel nas empresas, já que é responsável pelos processos e estratégias de
gestão de pessoas, além do relacionamento entre empresa e colaborador. Por
conta dos recentes avanços tecnológicos — e da necessidade de ser ágil,
estratégico e ainda mais eficaz — a demanda pela inovação no RH tem crescido
cada vez mais.
Assim, é fundamental buscar novas práticas de gestão e
incorporar estratégias mais promissoras para o sucesso das empresas. Pensando
nisso, listamos 5 passos para implementar inovações no setor de RH da sua
organização. Acompanhe!
1.
Utilize plataformas de seleção de candidatos
O recrutamento de profissionais é uma das várias
tarefas pelas quais o setor de RH é responsável. A seleção desses profissionais
pode ser simplificada com o uso de plataformas dedicadas ao armazenamento de
currículos e à divulgação de potenciais candidatos para as vagas.
Por meio dessas plataformas, o RH pode gerenciar
melhor os inúmeros currículos que recebe por dia, bem como analisar com
mais facilidade a qualificação dos candidatos em relação às especificidades de
cada vaga. Outro benefício oferecido por esse tipo de tecnologia é a
possibilidade de contato direto com o candidato, sem precisar sair da
plataforma.
Além disso, essas ferramentas viabilizam a inovação no
RH ao permitirem que as empresas divulguem suas vagas e que os profissionais as
encontrem. Os sites do tipo job board possibilitam que a empresa
cadastre uma vaga, na qual o profissional poderá inserir seu currículo. Já
redes sociais como o LinkedIn servem principalmente como meio de divulgação,
mas também são muito úteis para conectar os profissionais entre si e com as
empresas.
2.
Invista em People Analytics e obtenha dados
O People Analytics é um método de inovação no RH utilizado pelas
empresas para coletar dados quantitativos e qualitativos sobre os
colaboradores. Várias empresas do mundo corporativo já adotaram esse
processo para coletar dados sobre pessoas e auxiliar na tomada de decisão,
proporcionando melhorias para a empresa.
O processo de coleta, organização e análise dos dados
oferece resultados estratégicos, com dados descritivos, preditivos e
prescritivos que permitem a elaboração de um planejamento adequado de acordo
com as demandas. Dessa forma, é possível propor ações mais assertivas, que
impactem no objetivo do negócio. Por exemplo: é possível identificar o que
impacta na perda de talentos na empresa, as altas taxas de turnover, etc. E
assim, atuar para melhorar esses indicadores, de acordo com o que foi levantado
naquela cultura organizacional.
Dessa forma, por meio do People Analytics, o gestor de
recursos humanos extrai insights que facilitam a tomada de decisão,
proporcionando a melhoria dos processos internos e do clima organizacional.
3.
Utilize formas inovadores de comunicação interna
A comunicação é a chave para o bom funcionamento de uma empresa —
para isso, inovar na comunicação interna é muito importante. O bom e velho
e-mail ainda é muito útil — embora precise disputar com o WhatsApp hoje em dia.
Os murais de aviso também estão sempre presentes, mas os canais eletrônicos
vieram para revolucionar.
Como tudo acontece em tempo real, as informações
circulam na velocidade da luz e a comunicação interna precisa acompanhar essa
velocidade. A possibilidade de estabelecer contato direto com os funcionários a
qualquer hora confere mais praticidade às dinâmicas do dia a dia, colaborando
também para a produtividade. E uma comunicação clara e transparente impacta no
clima organizacional, em senso de pertencimento, em propósito, etc.
Dessa forma, o setor de RH precisa buscar estratégias
para a informação chegue até o colaborador, de forma precisa e ágil.
4.
Adote novas formas de gestão do desempenho
Algumas empresas, como a Adobe, Gap, Microsoft, já
estão realizando novas avaliações de performance. As empresa têm adotado
“check-ins”, momentos de alinhamento entre líder e liderado, que permite que
gestores deem e recebam feedback e apoiem os colaboradores para melhorarem seus
desempenhos, orientando-os no desenvolvimento.
Esse processo possibilita um retorno mais imediato e
relevante, do que as avaliações de desempenho realizadas uma vez ao ano. Saiba
mais em: https://www.pulses.com.br/insights/avaliacoes-de-desempenho-irao-acabar
5.
Aposte em estratégias de valorização profissional
Investir no crescimento profissional dos
colaboradores, reconhecer sua atuação, são fatores que impactam na retenção de
talentos na empresa. Invista em ações de desenvolvimento de colaboradores,
levantando seus gaps de performance e possibilitando a construção de Planos de
Desenvolvimento Individuais (PDI), além de ações de reconhecimento constantes.
Uma possibilidade de inovar é adotar reconhecimento
360, em que pares também possam reconhecer seus colegas sobre ações que
impactaram no negócio.
Como vimos, o setor de RH tem passado por mudanças
relevantes nos últimos anos — e as estratégias de inovação no RH usam a
tecnologia a favor das atividades pelas quais são responsáveis. Comunicações
eletrônicas, plataformas de recrutamento e análises de dados vêm inovando o
cotidiano das empresas. Junto aos modelos de gestão que dão voz aos
colaboradores, a valorização profissional contribui tanto para o crescimento
pessoal quanto o da empresa. É hora, portanto, de você começar a inovar!
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