Pulses Insights

Das Pesquisas Anuais à Pesquisa Contínua Por Pulso


Você já ouviu falar em pesquisa contínua por pulso?

 

    

As pesquisas por pulso, ou pulse survey, estão ficando conhecidas pela sua forma recorrente, rápida e focada de fazer pesquisas. No mundo corporativo, o crescimento deste tipo de pesquisa se dá por dois motivos básicos:

(1) A necessidade de se adaptar às tendências do mercado. Principalmente em relação ao uso de tecnologias para facilitar as rotinas de gestão de pessoas.

(2) As críticas em relação às pesquisas tradicionais. Pois levam muito tempo e apresentam apenas um recorte (ou se preferir, uma fotografia) da empresa.

Nos anos 90 tivemos um movimento de informatização das pesquisas tradicionais, mudando a forma de responder pesquisas. Consistia em transferir as 60 ou 80 questões dos formulários de papel para o computador, porém, sem muita tecnologia empregada. Esse movimento possibilitou a diminuição de custos (das impressões dos longos formulários). Em seguida, possibilitou maior rapidez do processo de análise.

Porém, esse movimento não era suficiente. Frente à constante inovação do mercado, às demandas por maior engajamento e produtividade e a alta rotatividade dos colaboradores, novos formatos de pesquisa foram sendo requisitados no mundo. Era necessário algo que fosse mais rápido, mais fácil, menos chato de responder e que refletisse o que estava de fato acontecendo naquele momento.

Foi assim que surgiram as pesquisas por pulso. No início, como forma de complementar as pesquisas tradicionais, sendo possível acompanhar alguns planos de ações de forma mais focada. Posteriormente, foi até mesmo substituindo as pesquisas tradicionais e ganhando espaço como uma nova metodologia para se fazer gestão de pessoas.

 

E o que é pesquisa contínua por pulso?

 

São pesquisas rápidas que tem por objetivo conhecer e acompanhar variáveis específicas, transformando-se em uma nova forma de comunicação com os colaboradores.

 

Um dos grandes desafios é sem dúvida manter uma alta taxa de adesão dos respondentes. NaPulses, nos orgulhamos de uma média global de 72% de adesão aos pulsos semanais, ao longo de 2 anos de vida. Para isso, inovamos na maneira de perguntar! Usamos uma linguagem comum, interatividade premium e apoio visual. Além de uma dose moderada de humor, aproximando o usuário da ferramenta como algo que faz parte do dia a dia dele. Ao invés de um momento único e estressante que ocorre uma vez a cada ano ou a cada dois anos.

 

Diferenças entre pesquisa tradicional e pesquisa por pulso:

tabela comparativa entre pesquisas tradicionais versus pesquisas contínuas por pulso

Quer conhecer mais sobre os resultados que as pesquisas contínuas por pulso proporcionam?

 

Baixe o Relatório de comemoração de 2 anos da Pulses, uma ferramenta de continuous pulse survey, e veja como as empresas que adotam o feedback contínuo em tempo real atuam sobre o clima e engajamento.