Cultura Organizacional da Netflix: 4 práticas adotadas para você se inspirar

A forma como as empresas gerenciam suas equipes vem se reinventando ao longo dos anos. Muitos negócios já estão percebendo a importância de pautar suas decisões em uma cultura de valor, como é o caso do clima organizacional da Netflix. A plataforma de streaming tem uma atuação de alta performance, que dá autonomia aos colaboradores e proporciona resultados disruptivos. 

 

Muitas de suas ideias e serviços foram pioneiros no mercado e abriram caminhos para várias outras empresas. A parte mais interessante é que você não precisa ter uma empresa de streaming para aproveitar os benefícios de uma gestão assim. Basta observar atentamente as lições da Netflix e entender como elas podem ser utilizadas para inovar na sua empresa.

 

Quer saber como fazer isso? Então fique conosco, descubra mais sobre o clima organizacional da Netflix e inspire-se!

 

Cultura Organizacional da Netflix

 

A Netflix, que nasceu com o objetivo de realizar entregas de DVD por correio, se reinventou e se tornou o principal serviço de TV por Internet do mundo, com mais de 93 milhões de assinantes que assistem filmes e séries, incluindo os seus originais.

 

A cultura organizacional da Netflix é extremamente inovadora e por isso, não poderia deixar de fora dessa inovação a área de Recursos Humanos. “Não há nenhuma razão para a equipe de RH não poder ser inovadora também” afirma Patty McCord, ex-líder de talentos da Netflix.

 

A cultura organizacional Netflix prega a liberdade e responsabilidade. Cada colaborador é considerado um adulto responsável, que deve tomar decisões e arcar com as consequências delas. Dessa forma, tem como alicerce um estilo de gestão delegador, políticas e práticas de gestão de pessoas inovadoras, voltadas à essa cultura. Separamos para vocês algumas dessas práticas adotadas pela Netflix para inspirá-lo.

 

1. Estimule a autonomia dos funcionários

 

Um dos pontos positivos no clima organizacional da Netflix é que ele está pautado em contexto em vez de regras. Os líderes definem as metas, distribuem as tarefas e indicam os responsáveis por executá-las, deixando claro os motivos que tornam aqueles objetivos importantes para o negócio. Depois disso, cada um se encarrega da sua parte.

 

Isso proporciona a criação de um contexto em que existem uma estratégia, indicadores que apontam a sua efetividade e feedbacks que ajudam a reorientar a equipe, caso seja necessário. Assim, as decisões se tornam transparentes e é possível dar total autonomia aos funcionários para que empreguem seus talentos e habilidades a fim de atingirem objetivos da melhor forma possível.

 

2. Faça uma gestão por resultados

 

O que é mais valioso para você: uma equipe que segue regras rígidas, mas trabalha desmotivada e entrega poucos resultados ou um time que tem autonomia para tomar as próprias decisões e está motivada, comprometida e engajada com a empresa? Foque a capacidade que a equipe tem de alcançar resultados e não as horas trabalhadas!

 

Para a Netflix, liberdade e responsabilidade são duas palavras fortes dentro da sua cultura. A empresa permite que cada funcionário defina o seu próprio horário de trabalho e decida quando serão suas férias, por exemplo. Em contrapartida, exige que os profissionais sejam responsáveis, conscientes do seu papel na empresa e comprometidos em desenvolver todo seu potencial no trabalho.

 

3. Tome decisões de forma coletiva

 

Outro fator relevante para o clima organizacional da Netflix é que a empresa inclui todo o seu pessoal nas decisões tomadas. Isso garante que os objetivos de todo o time de trabalho estejam alinhados, ou seja, que todos os funcionários busquem a mesma conquista.

 

Tomar decisões de forma coletiva é uma ótima forma de manter a transparência entre direção, líderes e demais profissionais, o que também contribui para estabelecer confiança entre todos. Desse modo, toda a cultura e o clima organizacional se beneficiam.

 

4. Foque a performance

 

Avaliar os funcionários é realmente indispensável, mas para saber quais são os seus talentos mais desejados, a Netflix aposta na avaliação de performance que, embora não seja tão formal, é muito efetiva. Nela, as pessoas que fazem parte da empresa avaliam as atividades que os colegas de trabalho deveriam continuar ou parar de fazer, ou seja, é uma avaliação 360º.

 

Apesar de ser um método de avaliação bastante subjetivo e não haver um ciclo de decisões relacionado diretamente com os resultados desse processo, é uma forma de captar opiniões de maneira franca sobre o desempenho, não só das equipes, mas da empresa como um todo. Por terem se mostrado eficientes, essas conversas entre líderes e liderados se tornam parte da cultura organizacional.

 

Conhecer essas práticas adotadas por grandes empresas é importante para ampliar a sua percepção sobre ideias inovadoras e criativas que podem funcionar no seu negócio. No caso do clima organizacional da Netflix, as medidas que citamos estimulam o time para criar cada vez mais e funcionam muito bem.


 

Gostou deste conteúdo? Se você acredita que o clima organizacional da Netflix pode ajudar e inspirar outras pessoas, compartilhe este post nas suas redes sociais!