Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Cultura organizacional: compreendendo os sintomas da organização


Estudar a Cultura Organizacional é compreender um dos fatores de influência mais amplo, que envolve questões como valores, crenças, estratégias, estruturas, comportamentos, lideranças, práticas de alta performance, resultados e eficácia organizacional. 

A necessidade de compreender as diferenças comportamentais entre indivíduos, grupos, nações e nas organizações, têm despertado estudos sobre a cultura e sobre a importância do alinhamento de cultura.


Mas o que é a Cultura Organizacional?


“A cultura é a programação coletiva da mente que distingue os membros de um grupo dos de outro” Geert Hofstede

A cultura organizacional é um modo compartilhado de perceber a vida e a participação na organização. Portanto, é o que mantém seus membros unidos e influencia o que pensam sobre si e o trabalho. Dito de outra forma, é um conjunto de normas e valores fundamentais que modelam o comportamento dos colaboradores de uma organização.

Kets de Vries (2014) entende que a cultura é um ”mosaico de pressupostos básicos expressos na forma de crenças, valores e padrões comportamentais característicos”, que são compartilhados internamente e adotados como verdade pelos seus membros em um esforço para lidar com as pressões internas e externas da organização. 

Assim, falar de cultura organizacional é extrapolar o campo do óbvio e do objetivo. É perceber a sutileza entre o individual e o movimento coletivo. Quando olhamos para as coisas que acontecem na organização, faz-se necessário um passeio de helicóptero, um olhar meta-perspectivo, para compreender tal evento com certa distância e com olhar de estranhamento. 


Por que a cultura organizacional é tão importante? 


1. Estabelece as regras básicas para a integração dentro da empresa e oferece um padrão de relacionamento (interno e externo); 

2. Influencia nos métodos de seleção e socialização e, estabelece critérios de desempenho e avanço profissional; 

3. Cria o estilo adequado de relacionamento interpessoal, determinando o ambiente de trabalho; 

4. Influencia o estilo de liderança mais apropriado a aparecer na organização.  


A Cultura Organizacional confere Identidade à organização e define os parâmetros de fitting.



Dessa forma, compreender os sintomas da organização é se debruçar na cultura organizacional. Conhecer a cultura de uma empresa permite notar e analisar os sinais, que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem revelar aspectos da essência da empresa. Segue abaixo algumas dicas sobre esses sintomas da cultura organizacional.


    


 Quer conhecer mais sobre cultura? Conheça o Case de uma consultoria de Treinamento e Desenvolvimento sobre uma cultura organizacional de consideração.