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Cultura organizacional: compreendendo os sintomas da organização


Estudar a Cultura Organizacional é compreender um dos fatores de influência mais amplo, que envolve questões como valores, crenças, estratégias, estruturas, comportamentos, lideranças, práticas de alta performance, resultados e eficácia organizacional. 

A necessidade de compreender as diferenças comportamentais entre indivíduos, grupos, nações e nas organizações, têm despertado estudos sobre a cultura e sobre a importância do alinhamento de cultura.


Mas o que é a Cultura Organizacional?


Cultura organizacional é a essência da organização. De maneira bem simples, cultura são padrões de comportamento, crenças e valores coletivamente compartilhados e que permanecem relativamente estáveis ao longo do tempo na organização.


Kets de Vries (2014) entende que a cultura é um  “mosaico de pressupostos básicos expressos na forma de crenças, valores e padrões comportamentais característicos”, que são compartilhados internamente e adotados como verdade pelos seus membros em um esforço para lidar com as pressões internas e externas da organização. 


A cultura, a partir dos valores e crenças, fundamentam decisões estratégicas por meio da compreensão do que é típico da organização, o que desejável, o que é ideal, valoroso e importante. Ou seja, a cultura define o que e onde a organização deve investir tempo, recursos e esforços.


Assim, falar de cultura organizacional é extrapolar o campo do óbvio e do objetivo. É perceber a sutileza entre o individual e o movimento coletivo. 


Por que a cultura organizacional é tão importante? 


1. Estabelece as regras básicas para a integração dentro da empresa e oferece um padrão de relacionamento (interno e externo); 

2. Influencia nos métodos de seleção e socialização e, estabelece critérios de desempenho e avanço profissional; 

3. Cria o estilo adequado de relacionamento interpessoal, determinando o ambiente de trabalho; 

4. Influencia o estilo de liderança mais apropriado a aparecer na organização.  


A Cultura Organizacional confere Identidade à organização e define os parâmetros de fitting.



Dessa forma, compreender os sintomas da organização é se debruçar na cultura organizacional. Conhecer a cultura de uma empresa permite notar e analisar os sinais, que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem revelar aspectos da essência da empresa. Segue abaixo algumas dicas sobre esses sintomas da cultura organizacional.


    


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