Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

Veja como incorporar a cultura de feedback e ampliar resultados!

A cultura do feedback ajuda a aumentar o engajamento e promove o desenvolvimento dos colaboradores, o que tende a melhorar os resultados da empresa. Leia este artigo para aprender como implementá-la!


A cultura do feedback é uma importante ferramenta para aproximar gestores e funcionários, mostrar como está o desempenho e abrir espaço para melhorias. No entanto, para que funcione, ela deve ser parte de um planejamento sério de gestão de pessoas e ter foco no desenvolvimento dos colaboradores.

Mas quais são os passos para incorporá-la na empresa? Se você precisa dar esse retorno aos seus profissionais e ainda não sabe como fazer isso, acompanhe este artigo até o final e entenda como implementar a cultura do feedback!

 

Como criar a cultura de feedback?

 

Podemos definir a cultura do feedback como a prática de dar retornos constantes ao colaborador sobre o seu desempenho no trabalho, tanto de pontos positivos quanto pontos de melhoria. Além de ajudar a alinhar resultados e expectativas, ela fornece ao profissional uma boa noção de como ele está se saindo na empresa e do que pode ser melhorado.

É uma intervenção muito positiva, que mantém a equipe voltada aos objetivos da empresa e promove o crescimento de cada profissional. Pode ser aplicada em conjunto com a avaliação de desempenho, de maneira pontual, como resposta a algum acontecimento ou projeto específico ou, melhor ainda, de forma contínua.

 

 Quando aplicar o feedback?

 

O feedback estruturado deve ser aplicado à equipe toda, de forma individual. Consiste em um diálogo mais próximo sobre o desempenho do funcionário. Você pode estar se perguntando: quando devo realizar esses feedbacks? Bom, é importante avaliar o momento e os objetivos da conversa.

Se o feedback estiver relacionado a pontos de melhoria, é importante que não seja feito na frente do time, pois pode causar constrangimento e afetar o engajamento e o clima organizacional. Para esse caso, é melhor solicitar uma conversa reservada. Já quando se trata do alcance das metas em grupo e de comunicações sobre o projeto, a conversa em grupo acaba sendo bem eficiente. Porém, mesmo assim é importante reservar momentos de feedbacks com cada colaborador do seu time, tanto para destacar aspectos positivos e identificar pontos de melhoria.

 

 Como passar um feedback eficiente à distância?

 

 O trabalho remoto é cada vez mais uma realidade e deve se tornar comum nos próximos anos. Embora tenha algumas facilidades, como aumentar o conforto e dispensar a necessidade de enfrentar o trânsito diariamente, o home office pode afetar o diálogo entre funcionário e gestor.

Por isso, o feedback se torna ainda mais importante quando o profissional não trabalha alocado. Vale a pena determinar datas e horários específicos para essas reuniões, incluir uma atualização sobre a empresa, além de passar o retorno sobre os resultados.

Ponto importante: para não acontecer de realizar o encontro de feedback com o colaborador e esquecer das grandes realizações, bem como, de situações que gostaria que fossem evitadas, durante a conversa, é importante sempre ter registros das situações. Faça anotações constantes do comportamento de cada colaborador do seu time, assim, terá evidências (fatos e dados) para levar para o encontro de feedback.

 

Quais erros devem ser evitados?

 

 Lembre-se de que a intenção do feedback é sempre de promover o alinhamento entre os objetivos da empresa e a performance do colaborador. Sendo assim, é preciso focar em comportamentos e não em julgamentos.

Essa reunião deve se desenvolver como uma conversa tranquila, na qual os pontos de melhoria serão expostos, mas com empatia para entender o profissional e estreitar o relacionamento.

A implementação da cultura de feedback traz muitos benefícios, como o aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional e maior clareza em relação às expectativas e metas. Quando ela se estabelece, os funcionários têm material para melhorarem o desempenho e se tornarem mais valiosos no mercado de trabalho.

Achou este conteúdo útil? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas conheçam e apliquem esse conceito em suas empresas!