Veja como incorporar a cultura de feedback e ampliar resultados!
A cultura do feedback é uma importante ferramenta para aproximar
gestores e funcionários, mostrar como está o desempenho e abrir espaço para
melhorias. No entanto, para que funcione, ela deve ser parte de um planejamento
sério de gestão de pessoas e ter foco no desenvolvimento dos colaboradores.
Mas quais são os passos para incorporá-la na empresa? Se você precisa
dar esse retorno aos seus profissionais e ainda não sabe como fazer isso,
acompanhe este artigo até o final e entenda como implementar a cultura do
feedback!
Como criar a cultura de feedback?
Podemos definir a cultura do feedback como a
prática de dar retornos constantes ao colaborador sobre o seu desempenho no
trabalho, tanto de pontos positivos quanto pontos de melhoria. Além de ajudar a
alinhar resultados e expectativas, ela fornece ao profissional uma boa noção de
como ele está se saindo na empresa e do que pode ser melhorado.
É uma intervenção muito positiva, que mantém a equipe voltada
aos objetivos da empresa e promove o crescimento de cada profissional. Pode
ser aplicada em conjunto com a avaliação de desempenho,
de maneira pontual, como resposta a algum acontecimento ou projeto específico
ou, melhor ainda, de forma contínua.
Quando aplicar o feedback?
O feedback estruturado deve ser aplicado à equipe toda, de forma individual.
Consiste em um diálogo mais próximo sobre o desempenho do funcionário. Você
pode estar se perguntando: quando devo realizar esses feedbacks? Bom, é
importante avaliar o momento e os objetivos da conversa.
Se o feedback estiver relacionado a pontos de melhoria, é importante que
não seja feito na frente do time, pois pode causar constrangimento e afetar o
engajamento e o clima organizacional. Para esse caso, é melhor solicitar uma
conversa reservada. Já quando se trata do alcance das metas em grupo e de
comunicações sobre o projeto, a conversa em grupo acaba sendo bem eficiente.
Porém, mesmo assim é importante reservar momentos de feedbacks com cada
colaborador do seu time, tanto para destacar aspectos positivos e identificar
pontos de melhoria.
Como passar um feedback eficiente à
distância?
O trabalho remoto é cada vez mais uma
realidade e deve se tornar comum nos próximos anos. Embora tenha algumas
facilidades, como aumentar o conforto e dispensar a necessidade de enfrentar o
trânsito diariamente, o home office pode
afetar o diálogo entre funcionário e gestor.
Por isso, o feedback se torna ainda mais importante quando o
profissional não trabalha alocado. Vale a pena determinar datas e horários
específicos para essas reuniões, incluir uma atualização sobre a empresa, além
de passar o retorno sobre os resultados.
Ponto importante: para não acontecer de realizar o encontro de feedback
com o colaborador e esquecer das grandes realizações, bem como, de situações
que gostaria que fossem evitadas, durante a conversa, é importante sempre ter
registros das situações. Faça anotações constantes do comportamento de cada
colaborador do seu time, assim, terá evidências (fatos e dados) para levar para
o encontro de feedback.
Quais erros devem ser evitados?
Lembre-se de que a intenção do feedback
é sempre de promover o alinhamento entre os objetivos da empresa e a
performance do colaborador. Sendo assim, é preciso focar em comportamentos e
não em julgamentos.
Essa reunião deve se desenvolver como uma conversa tranquila, na qual os
pontos de melhoria serão expostos, mas com empatia para entender o
profissional e estreitar o relacionamento.
A implementação da cultura de feedback traz muitos benefícios, como o
aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional e maior clareza em
relação às expectativas e metas. Quando ela se estabelece, os funcionários têm
material para melhorarem o desempenho e se tornarem mais valiosos no mercado de
trabalho.
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para que mais pessoas conheçam e apliquem esse conceito em suas empresas!