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Como convencer meu gestor a adotar pesquisa de clima e engajamento contínua?

Saiba como convencer seu gestor a adotar pesquisa de clima organizacional contínua!


A implementação de ferramentas de gestão de pessoas proporciona ao time de recursos humanos a possibilidade de utilizar o tempo, que antes era alocado para tarefas operacionais, para atividades mais estratégicas para a organização. Um exemplo disto é a evolução das pesquisas de clima organizacional e engajamento.

 

De coletas em papéis e tabulações em planilhas imensas, evoluíram para formulários eletrônicos com análise de dados automatizadas em plataformas online. No entanto, ainda há organizações com dificuldades em adotar a metodologia por pulso contínuo. Isso pode ocorrer porque nem todos os participantes do projeto, principalmente os gestores, conhecem os benefícios dessa metodologia. É por este motivo que este artigo o ajuda a convencer o seu gestor a adotar pesquisa de clima e engajamento contínua.

 

Dicas para convencer seu gestor a adotar pesquisa de clima e engajamento contínua


Uma foto não mostra a realidade

 

As pesquisas de clima tradicionais geralmente ocorrem semestralmente ou anualmente, podendo, em algumas tentativas de serem menos engessadas, ocorrer na frequência bimestral. Na maioria das vezes, essas pesquisas contém uma grande quantidade de questões que o colaborador deve responder de uma só vez.

 

Todo este processo resulta em dados que representam uma foto do clima e engajamento da organização no momento que foi coletado. Durante o período de tabulação e análises, que pode variar devido à ferramenta escolhida pela empresa, mudanças ocorrem no clima organizacional.

 

Pessoas são admitidas, desligadas, promovidas, afastadas, líderes assumem ou trocam de equipes... e tudo isto resulta em mudanças no clima e engajamento que podem ser momentâneas ou ter efeitos duradouros. Não é possível coletar essas mudanças em tempo real adotando metodologias tradicionais, que proporcionam apenas uma foto do clima e engajamento. Prefira um filme do que uma foto!


 clima e engajamento


Cada cultura é diferente 

 

Não existe uma cultura correta e universal, cada empresa possui a sua cultura. A cultura é um conceito que integra diversos aspectos diferentes e é mutável, por isso, deve ser monitorada. O mais importante é que os colaboradores estejam satisfeitos com a cultura do local de trabalho, pois isso faz com que estejam menos propícios a deixar a empresa.

 

Embora sejam conceitos diferentes, a clima é reflexo da cultura da organização. Através da pesquisa de clima contínua, é possível conhecer a cultura da empresa e monitorar os elementos da cultura.

 

Monitorar os elementos da cultura é fundamental para que a empresa saiba se, de fato, tais elementos são percebidos e contribuem para o engajamento dos colaboradores. O monitoramento contínuo é fundamental para que a empresa possa identificar quais elementos da sua cultura engajam seus colaboradores e, quando necessário, tenha insumos para fazer mudanças rápidas para garantir o engajamento.


Podemos nos antecipar ao Glassdoor

 

Monitorando o clima e o engajamento dos colaboradores de maneira contínua é possível identificar pontos de melhoria a tempo de colocar em prática planos de ação, antes que o deixe sua percepção negativa da empresa no Glassdoor.  

 

Por meio da pesquisa de clima contínua, a efetividade dos planos de ação também podem ser verificadas com frequência, o que resulta em uma rápida resposta às possíveis melhorias apontadas pelos colaboradores, contribuindo para a manutenção de um clima agradável. Estes fatores refletem no Glassdoor e, assim, a empresa poderá manter o seu poder competitivo na contratação de novos colaboradores.


Podemos nos preparar para certificações

 

Com a pesquisa de clima e engajamento contínua, é possível identificar a percepção constante dos colaboradores sobre aspectos da estrutura, relacionamento com líder e colegas de trabalho, e demais fatores da empresa, possibilitando a criação de planos de ação para atuar nos pontos mais desfavoráveis. Assim, a empresa consegue se preparar para certificações como GPTW, por exemplo. 


Podemos diminuir turnover e aumentar a retenção de talentos

 

O turnover é o índice de rotatividade de pessoal dentro de uma empresa, um indicador que analisa a quantidade de admissões e demissões de pessoas dentro de um período em relação à quantidade de pessoas ativas na empresa nesse período.

 

Este é um indicador importante para as organizações, pois altos índices de turnover podem causar prejuízos à empresa, diminuir sua competitividade no mercado e indicar problemas no clima organizacional. Geralmente, ele é um indicador mensurado mensalmente. Contudo, as pesquisas de clima tradicionais não acompanham este ritmo.

 

Através da pesquisa de clima e engajamento contínua, a empresa pode identificar os pontos de atenção que podem explicar este índice e, inclusive, atuar a tempo com estratégias para evitar o aumento dele.



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