Conheça 5 fatores que influenciam na cultura organizacional

Neste artigo listamos alguns fatores que influenciam na cultura organizacional de uma empresa. Confira agora para saber quais são eles!



A cultura organizacional contribui diretamente para a sustentabilidade e a produtividade de um negócio. Por isso, é importante conhecer a cultura da sua empresa e como ela impacta na estrutura e dinâmica das pessoas.

Quando a cultura está alinhada, melhora o engajamento dos colaboradores, pois eles passam a ter o sentimento de pertencimento à empresa, algo que é essencial para o crescimento do negócio. 


A cultura organizacional é importante porque estabelece regras básicas para a integração dentro da empresa, oferece um padrão de relacionamento, influencia nas políticas e práticas da empresa, e ainda estabelece critérios de desempenho e avanço profissional.


Neste artigo, listamos 5 fatores que influenciam na cultura organizacional de uma empresa. Continue a leitura para saber quais são eles!

 

1. Projetos e objetivos transparentes

 

Ter projetos e objetivos transparentes é muito importante para assegurar que todas as equipes estão alinhadas com o mesmo resultado final. Dessa forma, todos conseguem entender aonde a sua empresa deseja chegar e sabem exatamente que papel desempenhar para alcançar essas metas.

 

2. Alinhamento da empresa

 

Deixar claro a missão, visão, valores e história da empresa favorece o alinhamento cultural. Importante que os colaboradores conheça a história da empresa, como nasceu, quais foram as suas dificuldades, as superações, para que entendam a cultura atual.


Além disso, ao saber onde a empresa quer chegar e qual o propósito da empresa, aumenta o senso de pertencimento dos colaboradores, quando existe a identificação. Por isso, invista em ações que resgatem constantemente a missão, visão, valores e história da sua empresa.

 

3. Comunicação interna

 

A falta de comunicação interna eficiente prejudica muito a cultura de uma empresa, pois costuma provocar muitos ruídos internos e atritos entre os colaboradores.


Para evitar esse tipo de situação, as informações que circulam dentro da organização precisam ser oficiais para proporcionar mais transparência.

 

4. Liderança

 

A cultura organizacional influencia o estilo de liderança mais apropriado para a organização. O estilo de liderança fala muito sobre a cultura da organização, pois é o líder é que dissemina essa cultura. Por isso, um trabalho de mudança cultural passa pelo trabalho com as lideranças.


Existe feedback na sua empresa? Como os líderes lidam com os erros? Como são realizadas as avaliações de performance?

 

5. Relacionamentos interpessoais

 

Como as pessoas se comunicam na sua empresa? Quais são as principais queixas? Como são os relacionamentos interpessoais nas áreas e em outras áreas?


Muito importante observar como são as dinâmicas das pessoas, pois isso fala muito da cultura da empresa. Quando um novo colaborador inicia na organização, ele comece entrando na cultura desde o processo seletivo, no processo de onboarding e nos seus primeiros passos na empresa. Por isso, uma mudança cultural compreende trabalhar todos esses aspectos.


Percebemos, portanto, como esses pontos contribuem para melhorar a cultura organizacional da empresa. A plataforma Pulses pode ajudar a sua empresa nesse processo. Mensure um dos ativos mais importantes da sua empresa e construa uma cultura de transparência, confiança e colaboração.

 

Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto? Se sim, deixe seu comentário aqui embaixo para podermos solucioná-la para você!


Você também pode conferir nosso eBook sobre como ser um Guardião da Cultura Organizacional para te ajudar a complementar o assunto, confira!


guardião-cultura-organizacional