Conheça 4 práticas que trazem bem-estar ao colaborador

Práticas de bem-estar para os colaboradores: quais são as melhores? Veja nossas dicas sobre o assunto!


O bem-estar do colaborador é essencial para uma empresa alcançar bons resultados. Com um ambiente estimulante e acolhedor nas necessidades relacionadas ao trabalho, as equipes veem as atividades como oportunidades de aprendizagem e ampliam suas perspectivas sobre o próprio desenvolvimento e o do negócio. Essa preocupação com a saúde ocupacional é importante e realmente demanda alguns cuidados e investimentos.

 

O que nós vamos mostrar neste post é que há várias estratégias para melhorar o bem-estar na empresa. Então, não perca esta chance de aprender mais sobre o assunto!

 

Qual a importância das práticas de bem-estar do trabalhador?

 

As práticas que trazem bem-estar ao trabalhador são importantes porque elas incentivam a produtividade e ajudam a diminuir o absenteísmo. A proposta delas é realmente criar um ambiente saudável, estimulante e construtivo, o que influencia positivamente a experiência do colaborador.

 

Essas estratégias funcionam como um estímulo para a equipe enfrentar desafios com criatividade e disposição, assim como resolver problemas com diálogo e colaboração. Uma vez que os profissionais estão mais engajados e dedicados, eles trabalham melhor e proporcionam entregas acima das expectativas.

 

Quais práticas promovem o bem-estar do trabalhador?

 

Há várias estratégias que podem ajudar a trazer mais qualidade de vida e bem-estar para a sua equipe. Vamos mostrar algumas delas agora!

 

1. Estimule a prática de atividade física

 

A atividade física ajuda a prevenir diversas doenças, contribui para a liberação de hormônios que melhoram o humor e dão a sensação de prazer, além de eliminar traços de tensão que aparecem no dia a dia.

 

Ginástica laboral, yoga, atividades ao ar livre e natação são ótimas opções, mas o ideal é direcionar o profissional para praticar algo que mais agrade a ele. Afinal, o esporte envolve relação com o corpo, conhecimento das próprias potencialidades e limites, bem como estímulo ao enfrentamento de desafios.

 

2. Adote horários flexíveis

 

Muita rigidez no horário pode gerar tensão e alguns entraves em certos momentos. Às vezes acontece um imprevisto e o colaborador precisa sair mais cedo, por exemplo. Uma boa alternativa é a empresa ser mais flexível na gestão do horário.

 

Os bancos de horas, por exemplo, funcionam nesse sentido. Isso incentiva o trabalhador a ter mais autonomia e responsabilidade no gerenciamento do próprio expediente. Estimule o profissional a participar dessas escolhas, para a criação de soluções construtivas em conjunto.

 

3. Disponibilize benefícios

 

Os benefícios promovem bem-estar e tranquilidade para o colaborador e para a família dele, sendo um ótimo fator de retenção de talentos. Um cartão-alimentação e um plano de saúde, por exemplo, são indispensáveis para um bom rendimento no trabalho, já que permitem manter o cuidado com a saúde em dia.

 

4. Promova ações de combate ao estresse

 

Um ambiente corporativo estressante e conflituoso é um grande fator de adoecimento para o time. Já um espaço colaborativo e estimulante é ideal para incentivar a criatividade e a produtividade.

 

É fundamental lançar um pouco de luz sobre questões pertinentes, como a saúde mental (especialmente neste contexto delicado de pandemia). Assim, promova discussões a respeito da rotina de trabalho, com espaço para a equipe falar das dificuldades e possibilidades do dia a dia e pedindo sugestões de melhorias.

 

Destacamos também que é essencial adotar uma cultura de feedback e escutar os colaboradores, para mantê-los motivados. Sempre incentive a negociação, o diálogo e o apoio mútuo e busque oferecer condições laborais confortáveis e apropriadas. Falhas nessas questões geram desmotivação e perda de engajamento. Então, invista no bem-estar do trabalhador, com um compromisso ético e apostando no potencial do time.

 

Gostou das nossas dicas? Aproveite e compartilhe este post com seus colegas nas redes sociais!