Como tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar?
A retenção e atração de talentos está
muito ligado a experiência do colaborador na sua empresa. Sabemos que as
pessoas buscam empresas que valorizam o colaborador e que investem em ações de
clima, propósito e engajamento. E como tornar a sua empresa um bom lugar para
se trabalhar? Separamos 10 dicas que podem ajudar você:
1. Mantenha a comunicação honesta e
transparente
Missão, visão, valores, metas, resultados,
mudanças... manter a comunicação transparente para com os colaboradores
favorece a participação, autonomia e confiança na organização.
2. Ofereça um onboarding de qualidade
A integração é um esforço da organização
para facilitar a socialização dos novos colaboradores. Pesquisas apontam que,
quanto mais rápido o colaborador se adapta ao ambiente de trabalho, menor será
o seu nível de estresse e o seu desempenho pode aumentar em até 11,3%.
3. Capacite os líderes para dar feedback
Feedbacks consistentes e baseados em
evidências favorecem a confiança e são uma ótima ferramenta de motivação para
colaboradores. Para que isto ocorra, os líderes precisam estar capacitados a
gerar diálogos que ajudem os colaboradores.
4. Ofereça benefícios individualizados
Para alguns colaboradores, pode ser mais
interessante oferecer um desconto maior em cursos de pós-graduação do que um
plano de previdência privada, por exemplo. Ofereça opções de benefícios que os
colaboradores possam escolher.
5. Crie outras formas de reconhecimento
O ser humano precisa ser percebido pelos
outros e obter reconhecimento, inclusive no ambiente de trabalho. Além da
remuneração e dos benefícios, é possível criar outras maneiras para reconhecer
os colaboradores, como programas de recompensas, colaborador destaque do mês, folga
extra, entre outros.
6. Programas sociais
Promova a participação dos colaboradores
em ações sociais em comunidades próximas da empresa. Esta prática fortalece o
relacionamento interpessoal entre os colaboradores e o orgulho de trabalhar na
empresa.
7. Seja flexível
Alguma flexibilização em regras, normas e
procedimentos da empresa, quando solicitado pela maioria dos colaboradores,
pode fazer a diferença e resultar em melhorias no clima organizacional.
8. Invista em programas para controle do
estresse
O estresse é altamente dispendioso para
uma organização e piora consideravelmente o clima organizacional. Investir em
programas para o controle do estresse que incluam ações como meditação,
atividade física, biofeedback, palestras e seminários podem promover o
bem-estar dos colaboradores.
9. Ofereça treinamentos
O desenvolvimento profissional é
importante para a manter os colaboradores engajados e proporcionar um clima organizacional
trabalho. Invista em palestras, seminários, workshops e capacitações frequentes
que proporcionem conhecimentos úteis aos colaboradores.
10. Promova o desenvolvimento constante dos
líderes
A liderança é uma dimensão fundamental
para melhorar o clima organizacional. Invista em capacitações, programas de
coaching, política de liderança e outras ações para cada vez mais desenvolver
os líderes para fazer gestão de pessoas.
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REFERÊNCIAS
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in ACRL libraries. Library Management, [s.l.], v. 34, n. 3, p.200-218,
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IVANCEVICH, John M.
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Recursos Humanos. 10. ed. [s.i]:
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Maringa Management: Revista de Ciências Empresariais, Maringá, v. 9, n.
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