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Como tornar a empresa um bom lugar para se trabalhar?

A retenção e atração de talentos está muito ligado a experiência do colaborador na sua empresa. Sabemos que as pessoas buscam empresas que valorizam o colaborador e que investem em ações de clima, propósito e engajamento. E como tornar a sua empresa um bom lugar para se trabalhar? Separamos 10 dicas que podem ajudar você: 


1. Mantenha a comunicação honesta e transparente

Missão, visão, valores, metas, resultados, mudanças... manter a comunicação transparente para com os colaboradores favorece a participação, autonomia e confiança na organização.

 

2. Ofereça um onboarding de qualidade

A integração é um esforço da organização para facilitar a socialização dos novos colaboradores. Pesquisas apontam que, quanto mais rápido o colaborador se adapta ao ambiente de trabalho, menor será o seu nível de estresse e o seu desempenho pode aumentar em até 11,3%.

 

3. Capacite os líderes para dar feedback

Feedbacks consistentes e baseados em evidências favorecem a confiança e são uma ótima ferramenta de motivação para colaboradores. Para que isto ocorra, os líderes precisam estar capacitados a gerar diálogos que ajudem os colaboradores.

 

4. Ofereça benefícios individualizados

Para alguns colaboradores, pode ser mais interessante oferecer um desconto maior em cursos de pós-graduação do que um plano de previdência privada, por exemplo. Ofereça opções de benefícios que os colaboradores possam escolher.

 

5. Crie outras formas de reconhecimento

O ser humano precisa ser percebido pelos outros e obter reconhecimento, inclusive no ambiente de trabalho. Além da remuneração e dos benefícios, é possível criar outras maneiras para reconhecer os colaboradores, como programas de recompensas, colaborador destaque do mês, folga extra, entre outros.

 

6. Programas sociais

Promova a participação dos colaboradores em ações sociais em comunidades próximas da empresa. Esta prática fortalece o relacionamento interpessoal entre os colaboradores e o orgulho de trabalhar na empresa.

 

7. Seja flexível

Alguma flexibilização em regras, normas e procedimentos da empresa, quando solicitado pela maioria dos colaboradores, pode fazer a diferença e resultar em melhorias no clima organizacional.

 

8. Invista em programas para controle do estresse

O estresse é altamente dispendioso para uma organização e piora consideravelmente o clima organizacional. Investir em programas para o controle do estresse que incluam ações como meditação, atividade física, biofeedback, palestras e seminários podem promover o bem-estar dos colaboradores.

 

9. Ofereça treinamentos

O desenvolvimento profissional é importante para a manter os colaboradores engajados e proporcionar um clima organizacional trabalho. Invista em palestras, seminários, workshops e capacitações frequentes que proporcionem conhecimentos úteis aos colaboradores.

 

10. Promova o desenvolvimento constante dos líderes

A liderança é uma dimensão fundamental para melhorar o clima organizacional. Invista em capacitações, programas de coaching, política de liderança e outras ações para cada vez mais desenvolver os líderes para fazer gestão de pessoas.

 

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REFERÊNCIAS

 

GRAYBILL, Jolie O. et al. Employee onboarding: identification of best practices in ACRL libraries. Library Management, [s.l.], v. 34, n. 3, p.200-218, 22 fev. 2013.

 

IVANCEVICH, John M. (Org.). Gestão de Recursos Humanos. 10. ed. [s.i]: Amgh Editora, 2009. 592 p.

 

ROSA, Fabio; OLIVEIRA, Luiz Alberto de. O feedback assertivo como fator motivacional. Maringa Management: Revista de Ciências Empresariais, Maringá, v. 9, n. 2, p.29-38, dez. 2012.

 

SANTOS, Jaqueline Guimarães et al. Clima Organizacional: Um Estudo de Caso em uma Empresa Varejista em Campina Grande – PB. In: VII SEGET – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 7., 2010, Resende. Anais... . Resende: Aedb, 2010. p. 1 – 16.