Como realizar uma pesquisa de clima?

Você tem interesse em realizar uma pesquisa de clima na empresa, mas não sabe como? Separamos para você um passo a passo do processo de montar e realizar uma pesquisa de clima.


A pesquisa de clima organizacional é uma importante ferramenta de gestão de RH, para acompanhar a percepção dos colaboradores sobre a organização, identificando pontos fortes e de melhoria no convívio das pessoas que fazem parte da organização, na estrutura e também da relação delas com a empresa.

 

Assim, em cenários altamente incertos, essa metodologia serve para tornar mais tangível como as pessoas se sentem em relação às suas atividades laborais e também como elas se sentem com relação à companhia.

 

Quer saber como realizar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa? Então continue a leitura!

 

 

O que é pesquisa de clima organizacional e para que serve?

 

Trata-se de uma poderosa ferramenta que torna possível ter uma visão ampla acerca das percepções dos funcionários sobre a empresa. Com essas informações, o RH pode criar soluções e estratégias para elevar o potencial da equipe e, consequentemente, da corporação.

 

Para isso, de forma anônima, são feitas perguntas acerca de assuntos referente à empresa e as relações, e isso se refere às políticas, infraestrutura para a realização dos trabalhos, iniciativas de qualidade de vida, comunicação interna, entre outros.

 

Questões como relacionamento com a liderança, segurança no emprego, trabalho em equipe, respeito e diversidade, também devem estar presentes na pesquisa de clima. Os resultados servirão de parâmetro para ações de melhoria ao longo do tempo.

 

Nesse cenário, as questões abordadas devem variar de acordo com os objetivos da empresa. É necessário ter em mente quais são os fatores que precisam ser analisados, a fim de se encontrar as respostas que levarão às ações de identificação e melhoria.

 

 

Como fazer uma pesquisa de clima organizacional?

 

Tendo em mente que empresas são feitas por pessoas, é primordial saber como estão sendo suas experiências no trabalho, para conseguir transformar a empresa em um bom lugar para se trabalhar.

 

Com as informações da pesquisa de clima, é possível elaborar estratégias para melhorar o potencial dos colaboradores, aumentando a satisfação no trabalho, o que gera mais lucros para o negócio. Mas, os resultados somente serão efetivos se a pesquisa for bem planejada e também conduzida. Veja a seguir o passo a passo para fazer uma pesquisa de clima organizacional!

 


Estruture um planejamento com objetivos claros

 

Saber o que se deseja com a pesquisa de clima é fundamental para o sucesso das ações. Veja, a seguir, alguns fatores que devem ser levados em consideração no seu planejamento!


  • Quando realizar a pesquisa?
  • O público que fará a pesquisa (será toda a empresa?)
  • Quem será o responsável por comunicar sobre a pesquisa?
  • Qual instrumento será utilizado?
  • Como serão compartilhados os resultados?

 

Alinhe a pesquisa com os objetivos organizacionais

 

As perguntas devem ser diretas e altamente estratégicas para identificar as questões que a companhia precisa saber. Para isso, alinhe-as com os objetivos organizacionais, pois isso ajuda a companhia a manter uma coerência entre as ações propostas, o que aumenta a eficácia das atividades do RH e Gestão de Pessoas.

 


Defina indicadores

 

Os indicadores serão a base da sua pesquisa, ou seja, são eles que vão revelar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. O que você deseja levantar de informações nesta pesquisa de clima? Veja alguns exemplos:


  • Relacionamento interpessoal;
  • Liderança;
  • Estrutura da empresa;
  • Feedback e reconhecimento;
  • Imagem da empresa;
  • Carreira;
  • Inovação;
  • Diversidade;
  • Felicidade no trabalho;
  • Qualidade de vida e bem-estar no trabalho.

 

Escolha a melhor metodologia para a pesquisa

 

De modo geral, os questionários funcionam muito bem para a pesquisa de clima. Devido o anonimato, possibilitam conhecer o clima da organização de forma mais precisa.

 

Se optar por questionários, eles devem ser bem simples e objetivos, e com escala de pontuação ou classificação utilizada em cada resposta (de 0 a 10, ou de 1 a 5).

 

Exemplos de escala:

( ) concordo totalmente ( ) concordo ( ) discordo ( ) discordo totalmente

( ) ótimo ( ) bom ( ) regular ( ) ruim

( ) sempre ( ) quase sempre ( ) raramente ( ) nunca

 

Você pode optar por uma pesquisa de clima tradicional, realizada uma vez por ano, ou por uma pesquisa por pulso contínua, realizada semanalmente ou a cada quinze dias. A diferença entre elas está descrita no quadro abaixo:


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Informe aos colaboradores e incentive o engajamento

 

É extremamente importante fazer uma divulgação da pesquisa de clima. A efetividade da pesquisa está relacionada com a comunicação. Se a ideia não for vendida como algo importante para todos, é possível que os colaboradores sabotem o processo, ou não se sintam seguros em relação ao sigilo das informações, podendo ocasionar em respostas que não representam a realidade. 

 

A participação de todos os funcionários é fundamental para chegar mais próximo do retrato fiel do clima organizacional na companhia. Por isso, aposte na divulgação interna, treine a liderança para transmitir os principais conceitos, faça treinamentos e coloque o RH à disposição para tirar todas as dúvidas.

 

Isso ajuda a aumentar o comprometimento e o engajamento das pessoas, colaborando para que todos participem e sejam sinceros em suas respostas.

 


Realize planos de ação

 

Importante que após a coleta de dados, sejam realizados planos de ação para necessidades levantadas pelos colaboradores. O plano de ação acontece após a análise e interpretação dos dados para poder repensar as práticas da empresa.

 

Quando a empresa não elabora plano de ação com os resultados, a pesquisa acaba gerando falsas expectativas e frustrações nos colaboradores, levando-os a não participarem efetivamente nas próximas pesquisa.

 

Caso a empresa não possa endereçar algum ponto destacado pelos colaboradores na pesquisa de clima, é importante, de qualquer forma, fornecer uma devolutiva. Nem que ela seja: “neste momento, não podemos fazer nada a respeito”. Senão, o efeito pode ser justamente o contrário: mais desmotivação e insatisfação por parte dos profissionais, o que compromete negativamente o clima organizacional da companhia.

 

É fundamental também desenvolver estratégias para acompanhar a evolução geral do clima organizacional, bem como definir no cronograma os períodos em que fará essa análise.

 


Quais os benefícios de se aplicar a pesquisa de clima?

 

As empresas que empregam esforços na pesquisa de clima usufruem de diversos benefícios, já que essa ferramenta representa uma possibilidade real de rever processos e adequar diretrizes dentro da empresa. Veja a seguir!

 


Prevenção de crises

 

Quando a companhia sabe como as pessoas se sentem e o que precisa melhorar, ela tem a oportunidade de trabalhar essas questões, o que afasta ameaças de crises, como conflitos interpessoais no trabalho, discussões desnecessárias a respeito de processos e outros procedimentos, evitando também processos trabalhistas.

 


Retenção de talentos

 

Com todas as pontas dos processos alinhadas, a satisfação no trabalho tende a aumentar, e, com isso, as pessoas passam mais tempo na companhia.

 

Como resultado, a empresa conquista uma economia importante com abertura de processos seletivos e o pagamento de rescisões, ao mesmo tempo em que pode usufruir por mais tempo do conhecimento do colaborador que já tem mais tempo na empresa o que representa um aumento na performance.

 


Fortalecimento da marca empregadora

 

Um dos maiores desafios das companhias na atualidade é atrair e reter os melhores talentos do mercado. Quando a empresa investe na pesquisa de clima, isso favorece que ela se torne um bom local para se trabalhar, e essa reputação chega a todos os públicos de relacionamento da empresa, colaborando para o fortalecimento da marca empregadora da corporação.

 

Como vimos ao longo desta leitura, realizar uma pesquisa de clima organizacional traz diversas vantagens para a empresa, entre elas a atração e a retenção dos melhores talentos do mercado, além de colaborar para a satisfação das pessoas, o que culmina em uma maior produtividade.

 


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