Como realizar uma pesquisa de clima?
A pesquisa de
clima organizacional é uma importante ferramenta de gestão de RH, para
acompanhar a percepção dos colaboradores sobre a organização, identificando
pontos fortes e de melhoria no convívio das pessoas que fazem parte da
organização, na estrutura e também da relação delas com a empresa.
Assim, em
cenários altamente incertos, essa metodologia serve para tornar mais tangível
como as pessoas se sentem em relação às suas atividades laborais e também como
elas se sentem com relação à companhia.
Quer saber como
realizar uma pesquisa de clima organizacional na sua empresa? Então continue a
leitura!
O
que é pesquisa de clima organizacional e para que serve?
Trata-se de uma
poderosa ferramenta que torna possível ter uma visão ampla acerca das
percepções dos funcionários sobre a empresa. Com essas informações, o RH pode
criar soluções e estratégias para elevar o potencial da equipe e,
consequentemente, da corporação.
Para isso, de
forma anônima, são feitas perguntas acerca de assuntos referente à empresa e as
relações, e isso se refere às políticas, infraestrutura para a realização dos
trabalhos, iniciativas de qualidade de vida, comunicação interna, entre outros.
Questões como
relacionamento com a liderança, segurança no emprego, trabalho em equipe,
respeito e diversidade, também devem estar presentes na pesquisa de clima.
Os resultados servirão de parâmetro para ações de melhoria ao longo do tempo.
Nesse cenário, as
questões abordadas devem variar de acordo com os objetivos da empresa. É
necessário ter em mente quais são os fatores que precisam ser analisados, a fim
de se encontrar as respostas que levarão às ações de identificação e melhoria.
Como
fazer uma pesquisa de clima organizacional?
Tendo em mente
que empresas são feitas por pessoas, é primordial saber como estão sendo suas
experiências no trabalho, para conseguir transformar a empresa em um bom lugar
para se trabalhar.
Com as
informações da pesquisa de clima, é possível elaborar estratégias para melhorar
o potencial dos colaboradores, aumentando a satisfação no trabalho, o que gera
mais lucros para o negócio. Mas, os resultados somente serão efetivos se a
pesquisa for bem planejada e também conduzida. Veja a seguir o passo a passo
para fazer uma pesquisa de clima
organizacional!
Estruture um planejamento com objetivos claros
Saber o que se deseja com a pesquisa de clima é fundamental para o sucesso das ações. Veja, a seguir, alguns fatores que devem ser levados em consideração no seu planejamento!
- Quando realizar a pesquisa?
- O público que fará a pesquisa (será toda a empresa?)
- Quem será o responsável por comunicar sobre a pesquisa?
- Qual instrumento será utilizado?
- Como serão compartilhados os resultados?
Alinhe a pesquisa com os objetivos organizacionais
As perguntas
devem ser diretas e altamente estratégicas para identificar as questões que a
companhia precisa saber. Para isso, alinhe-as com os objetivos organizacionais,
pois isso ajuda a companhia a manter uma coerência entre as ações propostas, o
que aumenta a eficácia das atividades do RH e Gestão de Pessoas.
Defina indicadores
Os indicadores serão a base da sua pesquisa, ou seja, são eles que vão revelar o que está dando certo e o que precisa ser melhorado. O que você deseja levantar de informações nesta pesquisa de clima? Veja alguns exemplos:
- Relacionamento interpessoal;
- Liderança;
- Estrutura da empresa;
- Feedback e reconhecimento;
- Imagem da empresa;
- Carreira;
- Inovação;
- Diversidade;
- Felicidade no trabalho;
- Qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Escolha a melhor metodologia para a pesquisa
De modo geral, os
questionários funcionam muito bem para a pesquisa de clima. Devido o anonimato,
possibilitam conhecer o clima da organização de forma mais precisa.
Se optar por
questionários, eles devem ser bem simples e objetivos, e com escala de
pontuação ou classificação utilizada em cada resposta (de 0 a 10, ou de 1 a 5).
Exemplos de
escala:
( ) concordo
totalmente ( ) concordo ( ) discordo ( ) discordo totalmente
( ) ótimo ( ) bom
( ) regular ( ) ruim
( ) sempre ( )
quase sempre ( ) raramente ( ) nunca
Você pode optar por uma pesquisa de clima tradicional, realizada uma vez por ano, ou por uma pesquisa por pulso contínua, realizada semanalmente ou a cada quinze dias. A diferença entre elas está descrita no quadro abaixo:
Informe aos colaboradores e incentive o engajamento
É extremamente
importante fazer uma divulgação da pesquisa de clima. A efetividade da pesquisa
está relacionada com a comunicação. Se a ideia não for vendida como algo
importante para todos, é possível que os colaboradores sabotem o processo, ou
não se sintam seguros em relação ao sigilo das informações, podendo ocasionar
em respostas que não representam a realidade.
A participação de
todos os funcionários é fundamental para chegar mais próximo do retrato fiel do
clima organizacional na companhia. Por isso, aposte na divulgação interna,
treine a liderança para transmitir os principais conceitos, faça treinamentos e
coloque o RH à disposição para tirar todas as dúvidas.
Isso ajuda a
aumentar o comprometimento e o engajamento
das pessoas,
colaborando para que todos participem e sejam sinceros em suas respostas.
Realize planos de ação
Importante que
após a coleta de dados, sejam realizados planos de ação para necessidades
levantadas pelos colaboradores. O plano de ação acontece após a análise e
interpretação dos dados para poder repensar as práticas da empresa.
Quando a empresa
não elabora plano de ação com os resultados, a pesquisa acaba gerando falsas
expectativas e frustrações nos colaboradores, levando-os a não participarem
efetivamente nas próximas pesquisa.
Caso a empresa
não possa endereçar algum ponto destacado pelos colaboradores na pesquisa de
clima, é importante, de qualquer forma, fornecer uma devolutiva. Nem que ela
seja: “neste momento, não podemos fazer nada a respeito”. Senão, o
efeito pode ser justamente o contrário: mais desmotivação e insatisfação por
parte dos profissionais, o que compromete negativamente o clima organizacional
da companhia.
É fundamental
também desenvolver estratégias para acompanhar a evolução geral do clima
organizacional, bem como definir no cronograma os períodos em que fará essa
análise.
Quais
os benefícios de se aplicar a pesquisa de clima?
As empresas que
empregam esforços na pesquisa de clima usufruem de diversos benefícios, já que
essa ferramenta representa uma possibilidade real de rever processos e adequar
diretrizes dentro da empresa. Veja a seguir!
Prevenção de crises
Quando a
companhia sabe como as pessoas se sentem e o que precisa melhorar, ela tem a
oportunidade de trabalhar essas questões, o que afasta
ameaças de crises,
como conflitos interpessoais no trabalho, discussões desnecessárias a respeito
de processos e outros procedimentos, evitando também processos trabalhistas.
Retenção de talentos
Com todas as
pontas dos processos alinhadas, a satisfação no trabalho tende a aumentar, e,
com isso, as pessoas passam mais tempo na companhia.
Como resultado, a
empresa conquista uma economia importante com abertura de processos seletivos e
o pagamento de rescisões, ao mesmo tempo em que pode usufruir por mais tempo do
conhecimento do colaborador que já tem mais tempo na empresa — o que representa um aumento na performance.
Fortalecimento da marca empregadora
Um dos maiores
desafios das companhias na atualidade é atrair e reter os melhores talentos do
mercado. Quando a empresa investe na pesquisa de clima, isso favorece que ela
se torne um bom local para se trabalhar, e essa reputação chega a todos os
públicos de relacionamento da empresa, colaborando para o fortalecimento da
marca empregadora da corporação.
Como vimos ao
longo desta leitura, realizar uma pesquisa de clima organizacional traz
diversas vantagens para a empresa, entre elas a atração e a retenção dos melhores
talentos do mercado, além de colaborar para a satisfação das pessoas, o que
culmina em uma maior produtividade.
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