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Como aumentar a produtividade na empresa por meio da tecnologia?

A tecnologia pode ser usada para promover o aumento da produtividade na sua empresa. O que talvez você não saiba é como isso pode ser feito no RH. Confira!


Aumentar a produtividade na empresa sem abrir mão da qualidade é a uma preocupação constante de donos e gestores. Isso também é válido quando falamos de RH, afinal, com as ferramentas adequadas, é possível promover uma gestão de pessoas mais eficiente.

 

A partir desse gerenciamento de talentos mais eficaz, é possível alcançar diversos benefícios como a melhora na comunicação, o aumento da confiança no líder, o alinhamento com o propósito da empresa, entre outras vantagens.

 

Neste post, vamos falar sobre como a tecnologia atua para uma melhor gestão de pessoas e contribui para a produtividade. Leia até o final para entender!

 

Como as tecnologias de RH podem aumentar a produtividade?

 

O trabalho do setor de Recursos Humanos tem um grande foco na valorização dos funcionários e na administração dos talentos. A liderança precisa identificar as habilidades dessas pessoas, direcionando-as para as tarefas mais coerentes. Também é preciso trabalhar o engajamento e promover um bom clima organizacional, garantindo boas condições de atuação.

 

Por meio de uma plataforma de escuta contínua, capaz de entender a percepção dos colaboradores em relação à organização, bem como de fornecer métricas, é possível melhorar diversos aspectos que influenciam a produtividade. Entenda cada um deles. 

 

Acompanhamento do clima organizacional

 

Vários fatores afetam o ambiente organizacional, influenciando na percepção dos colaboradores sobre a empresa e, consequentemente, em sua satisfação. Podemos citar o relacionamento com a liderança, com os colegas de trabalho, a visão sobre as políticas adotadas, o alinhamento com as crenças e valores, a infraestrutura de trabalho, entre diversos outros aspectos.

 

Alinhamento à cultura da empresa

 

A cultura organizacional é um fator essencial em qualquer empresa, pois é ela que dá identidade à organização, influenciando nas políticas e práticas da empresa, estabelecendo critérios de desempenho e avanço profissional.

Pesquisas de escuta contínua conseguem identificar aspectos de cultura da empresa, principalmente quando o canal de escuta garanta o anonimato, de modo que os depoimentos serão honestos.

 

A cultura é dinâmica, fluída, e por isso precisa ser acompanhada constantemente. Mesmo que os valores continuem o mesmo, a cultura sofre influência de aspectos externos.

 

Gestão de performance

 

O desempenho dos funcionários precisa ser acompanhado e medido constantemente. Esse é um dos fatores que ajudam no desenvolvimento de competências, por meio de um plano pensado e estruturado para isso.

 

Também são importantes os feedbacks entre gestor e colaborador, garantindo o alinhamento das expectativas e entregas de qualidade. Quando o RH consegue aliar isso a técnicas de gamificação, o resultado é um ganho significativo no engajamento e o alcance de resultados ainda melhores.

 

Employee experience

 

Também conhecido como experiência do colaborador, o termo employee experience trata da percepção do profissional em relação à empresa durante todo o seu período de participação, desde o processo seletivo até a rescisão.

 

Trata-se de um valor tão ou mais importante que a experiência do cliente, e que impacta a qualidade do trabalho, no senso de pertencimento dos colaboradores e até na imagem da organização como empregadora.

 

Com a ajuda de uma ferramenta voltada a esse fim, é possível monitorar a experiência e garantir que ela esteja sempre em altos níveis, promovendo as mudanças necessárias quando um movimento de insatisfação for percebido.

 

Uso do People Analytics

 

O RH tem um papel importante nas tomadas de decisão. Afinal, o setor está em contato direto com as equipes e os líderes, conhece os seus desafios e entende quais são os objetivos da empresa.


Por meio do monitoramento de dados e de análises cuidadosas, possíveis com o uso do People Analytics, o RH terá todos os insumos necessários para ajudar nessas decisões de maneira clara e assertiva, sem espaço para “achismos”. Também é importante usar as avaliações preditivas para antecipar tendências e riscos e, assim, tomar providências conforme a necessidade.

 

Como escolher a melhor tecnologia?

 

Para identificar qual software pode atender melhor à sua empresa, é preciso avaliar alguns aspectos. Vamos destacar agora os principais para que você consiga fazer essa análise na sua empresa.

 

Entender as necessidades

 

Compreender exatamente quais são os pontos a serem resolvidos e as dificuldades enfrentadas pelo RH é o primeiro passo para adquirir uma tecnologia que seja realmente eficiente. Afinal, fica difícil resolver um problema quando não sabemos exatamente qual é, não é mesmo?

 

Organize uma reunião com os gestores de Recursos Humanos, tecnologia e outras áreas envolvidas para coletar todas essas informações para, assim, buscar ferramentas capazes de resolver as dificuldades encontradas.

 

Conhecer todas as funcionalidades da tecnologia

 

Se o fornecedor oferecer uma apresentação da ferramenta, aproveite essa oportunidade para conhecer a fundo cada funcionalidade. O software permite o acompanhamento do histórico? Fornece recursos para fazer análises mais aprofundadas, como correlações? Permite a organização de dados em gráficos e dashboards de fácil leitura e boa apresentação?

 

Esses são apenas alguns pontos, mas vale a pena tomar nota de todas as possibilidades que a solução oferece.

 

Avaliar a ferramenta

 

Durante a pesquisa e a conversa com o fornecedor, tenha em mente as necessidades encontradas na etapa anterior e certifique-se de que a solução seja realmente capaz de resolver as pendências.

 

Faça uma análise com calma, pense em todas as funcionalidades e veja como elas podem ser aplicadas. Avalie também se a ferramenta resolve todos os problemas ou se será necessária a contratação de outras soluções acessórias.

 

Pedir uma demonstração gratuita

 

Aproveitar um período de testes (geralmente de 30 dias), é a melhor maneira de identificar se a ferramenta realmente é capaz de atender às necessidades da empresa.


Com um trial gratuito, você consegue ver na prática a aplicação dos softwares e como eles resolveriam as dificuldades que o RH da sua corporação enfrenta


Para aumentar a produtividade na empresa, é essencial apoiar as atividades do dia a dia em tecnologias eficientes e capazes de acompanhar o ritmo das mudanças do mundo corporativo atual. Sem essa ajuda, dificilmente o seu negócio conseguirá manter o padrão de qualidade e se posicionar diante da concorrência.


Precisa de uma ajuda nesse sentido? Venha conhecer a plataforma Pulses e suas múltiplas possibilidades, e entenda como ela pode ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa. Entre em contato com a gente!