Como anda os seus relacionamentos interpessoais no trabalho?

Segundo a Organização Gallup, as pessoas que têm um amigo ou um bom colega no trabalho são sete vezes mais propensos de estarem satisfeitos e envolvidos em seus trabalhos. Este artigo abordará como você pode construir relacionamentos fortes e positivos no trabalho.



Não é à toa que o relacionamento interpessoal é um dos aspectos que merece cuidado dentro da empresa. Priorizar um ambiente agradável, com relacionamentos interpessoais saudáveis na organização é muito importante para o clima organizacional.

 

Para que isso aconteça, é importante o investimento em ações que identifiquem como andam os relacionamentos e em ações que estimulem a comunicação, a confiança e a cooperação.

 

Quer entender mais sobre esse aspecto e o seu impacto na organização? Confira aqui!

 

O que é relacionamento interpessoal?

 

É a interação entre duas ou mais pessoas, em diversos contextos. Os seres humanos são criaturas naturalmente sociais – que anseiam amizade e interações positivas.

 

Essa prática de se envolver positivamente com as pessoas nasce de um relacionamento consigo mesmo, ou seja, com os seus sentimentos e emoções, e reflete na interação com os outros.

 

Assim, esse conhecimento de si mesmo capacita o indivíduo para reagir às atuações das outras pessoas nos relacionamentos diários. É importante saber gerenciar suas questões pessoais — como a autoestima, o autocontrole e a automotivação —, pois são esses fatores que ajudam na boa convivência no meio social.

 

Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?

 

Ter boas relações de trabalho traz outros benefícios: o trabalho fica mais agradável, as pessoas são mais propensas a aceitarem as mudanças que querem implementar. Além de criar uma atmosfera para serem mais inovadoras e criativas.

 

Os bons relacionamentos no trabalho também dão liberdade: em vez de gastar tempo e energia para superar os problemas associados com relações negativas, podemos nos concentrar em oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

 

No mundo empresarial dos últimos anos, tem-se falado de forma decisiva sobre a admissão de candidatos que têm habilidades de trabalhar em equipe. Os processos de recrutamento e seleção, atualmente, estão mais voltados para as competências comportamentais do que para os conhecimentos técnicos. Os recrutadores de RH veem essa característica como uma das essenciais de um profissional competente.

 

Sabemos que a construção e manutenção de boas relações de trabalho contribui para engajamento dos colaboradores. Por isso, a organização deve investir em ações voltadas ao relacionamento interpessoal.

 

Mensurar as relações interpessoais por meio de escuta é uma forma eficaz de conhecer os pontos fortes e de melhoria no que diz respeito a relações. Medir os relacionamentos é uma maneira de observar onde as ações e feedbacks precisam ser ajustados.

 

Existem alguns métodos que podem ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais organizacionais. Confira:

  • incentive o trabalho em equipe;
  • invista no desenvolvimento dos grupos;
  • fique atento às competições;
  • lide com as situações de conflito;
  • melhore a comunicação interna;
  • estimule a escuta e o feedback.

 

Quais os principais desafios para um bom relacionamento interpessoal?

 

O estabelecimento de um bom relacionamento entre os colaboradores não é uma tarefa simples, pois, afinal, é com pessoas que estamos lidando. Uma vez que elas apresentam opiniões, atitudes, conhecimentos e comportamentos diversificados, é natural que surjam conflitos nas relações sociais.

 

Os maiores desafios são dificuldade de comunicação, falta de afinidade, falta de prática de valores morais e éticos, falta de inteligência emocional e outros.

 

Em todo grupo podem existir conflitos, mas é importante que a liderança saiba lidar com eles. Fingir que não existem, podem aumentar ainda mais o conflito.

 

Como melhorar as relações interpessoais na empresa?

 

Para que a relação entre os colaboradores seja melhor a cada dia, é necessário colocar em ação alguns comportamentos. Observe.

 

Confiança

Este é o fundamento de todo bom relacionamento interpessoal. Quando você confia em sua equipe e colegas, forma um vínculo poderoso que ajuda a trabalhar e se comunicar de forma mais eficaz. Se você confia nas pessoas que trabalham com você, pode ser aberto e honesto em seus pensamentos e ações, além de não precisar perder tempo e energia “olhando à sua volta.”

 

Pratique a escuta ativa

Escuta ativa é ouvir a informação que a pessoa está transmitindo de forma atenciosa e com interesse de compreendê-la em sua totalidade. É ouvir lançando olhar direto à pessoa com quem se conversa para que a mensagem seja bem captada. Uma comunicação respeitosa e clara fortalece a relação entre os interlocutores.

 

Compreenda as críticas e orientações

A boa compreensão faz parte de um relacionamento respeitoso, sobretudo, quando estão presentes no diálogo alguns apontamentos de criticidade seguidos de orientações. Ter bom senso e entender a mensagem com seriedade e sem questionamentos desagradáveis são comportamentos que refletem uma relação interpessoal positiva.

 

Respeito Mútuo

Quando há respeito, valorização de opiniões e ideias, podem-se desenvolver soluções baseadas em visão coletiva, sabedoria e criatividade.

 

Comunicação aberta

Nos comunicamos durante todo o dia, seja quando estamos enviando e-mails, mensagens instantâneas, ou face-a-face em uma reunião. Quanto melhor e mais eficaz for a comunicação, mais rico os relacionamentos no trabalho serão. Todas as boas relações dependem de uma comunicação aberta e honesta.

 

Concentre-se em sua Inteligência Emocional

Entre outras coisas, esta é a sua capacidade de reconhecer as suas próprias emoções e entender claramente o que estão dizendo. Alta Inteligência Emocional também ajuda a entender as emoções e necessidades dos outros.

 

Reconheça os outros

Mostre seu reconhecimento sempre que alguém ajudá-lo. Todos querem sentir que o seu trabalho é reconhecido.

 

Quais os impactos que as relações interpessoais causam na empresa?

 

Os colaboradores passam a maior parte do dia no convívio dos seus amigos de trabalho, por isso, é importante que a relação entre eles seja praticada de forma efetiva. Um bom relacionamento proporciona inúmeros benefícios.

 

Potencializa a colaboração entre os colaboradores

As atividades diárias nas instituições, em diversos casos, são realizadas por processos, ou seja, uma área depende da outra para que a conclusão do trabalho se realize. Veja um exemplo: Para que uma venda se concretize, ela deve passar pelo vendedor, caixa e embalagem. Dessa forma, a boa relação entre os funcionários oferece um processo mais célere e correto.

 

Preserva a saúde dos colaboradores

O trabalho diário em uma empresa requer muitas responsabilidades, como cumprimento de prazos, entrega de bons resultados, elevação da produtividade, potencialização da satisfação dos clientes etc. — tudo isso gera uma certa carga de cobranças e estresse.

 

Uma relação bem estruturada entre os funcionários torna os afazeres de rotina mais suaves e prazerosos devido à colaboração coletiva. Com a socialização das tarefas, o trabalho é cumprido em menos espaço de tempo, por isso, o colaborador sente-se menos pressionado e estressado. Consequentemente, a sua saúde é protegida.

 

Diante das indagações realizadas no decorrer deste artigo, confirmamos a importância e a necessidade de intervir no relacionamento interpessoal de maneira especializada, para que os colaboradores tenham a melhor experiência em seus relacionamentos diários. A Pulses é uma plataforma que atua na gestão de pessoas por meio da escuta contínua dos colaboradores e é movida por meio de dados. Com essa metodologia, a Pulses oferece os melhores resultados nos relacionamentos interpessoais das instituições.

 

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