Como anda os seus relacionamentos interpessoais no trabalho?
Não é à toa que o relacionamento interpessoal é um dos
aspectos que merece cuidado dentro da empresa. Priorizar um ambiente agradável, com relacionamentos
interpessoais saudáveis na organização é muito importante para o clima
organizacional.
Para que isso aconteça, é importante o investimento em
ações que identifiquem como andam os relacionamentos e em ações que estimulem a
comunicação, a confiança e a cooperação.
Quer entender mais sobre esse aspecto e o seu impacto
na organização? Confira aqui!
O que é relacionamento interpessoal?
É a interação entre duas ou mais pessoas, em diversos
contextos. Os seres humanos
são criaturas naturalmente sociais – que anseiam amizade e interações
positivas.
Essa prática de se envolver positivamente com as
pessoas nasce de um relacionamento consigo mesmo, ou seja, com os seus
sentimentos e emoções, e reflete na interação com os outros.
Assim, esse conhecimento de si mesmo capacita o
indivíduo para reagir às atuações das outras pessoas nos relacionamentos
diários. É importante saber gerenciar suas questões pessoais — como a
autoestima, o autocontrole e a automotivação —, pois são esses fatores que
ajudam na boa convivência no meio social.
Por que é importante ter bons relacionamentos no trabalho?
Ter boas relações de trabalho traz outros benefícios:
o trabalho fica mais agradável, as pessoas são mais propensas a aceitarem as
mudanças que querem implementar. Além de criar uma atmosfera para serem mais
inovadoras e criativas.
Os bons relacionamentos no trabalho também dão
liberdade: em vez de gastar tempo e energia para superar os problemas
associados com relações negativas, podemos nos concentrar em oportunidades de
crescimento e desenvolvimento.
No mundo empresarial dos últimos anos, tem-se falado
de forma decisiva sobre a admissão de candidatos que têm habilidades de
trabalhar em equipe. Os processos de recrutamento e seleção, atualmente, estão
mais voltados para as competências comportamentais do que para os conhecimentos
técnicos. Os recrutadores de RH veem essa característica como uma das
essenciais de um profissional competente.
Sabemos que a construção e manutenção de boas relações
de trabalho contribui para engajamento dos colaboradores. Por isso, a organização deve investir em ações
voltadas ao relacionamento interpessoal.
Mensurar
as relações interpessoais
por meio de escuta é uma forma eficaz de conhecer os pontos fortes e de
melhoria no que diz respeito a relações. Medir os relacionamentos é uma maneira
de observar onde as ações e feedbacks precisam ser ajustados.
Existem alguns métodos que podem ajudar a melhorar os
relacionamentos interpessoais organizacionais. Confira:
- incentive o trabalho em equipe;
- invista no desenvolvimento dos grupos;
- fique atento às
competições;
- lide com as situações de conflito;
- melhore a
comunicação interna;
- estimule a escuta e o feedback.
Quais os principais desafios para um bom relacionamento interpessoal?
O estabelecimento de um bom relacionamento entre os
colaboradores não é uma tarefa simples, pois, afinal, é com pessoas que estamos
lidando. Uma vez que elas apresentam opiniões, atitudes, conhecimentos e
comportamentos diversificados, é natural que surjam conflitos nas relações
sociais.
Os maiores desafios são dificuldade de comunicação,
falta de afinidade, falta de prática de valores morais e éticos, falta de
inteligência emocional e outros.
Em todo grupo podem existir conflitos, mas é
importante que a liderança saiba lidar com eles. Fingir que não existem, podem
aumentar ainda mais o conflito.
Como melhorar as relações interpessoais na empresa?
Para que a relação entre os colaboradores seja melhor
a cada dia, é necessário colocar em ação alguns comportamentos. Observe.
Confiança
Este é o fundamento de todo bom relacionamento
interpessoal. Quando você confia em sua equipe e colegas, forma um vínculo
poderoso que ajuda a trabalhar e se comunicar de forma mais eficaz. Se você
confia nas pessoas que trabalham com você, pode ser aberto e honesto em seus
pensamentos e ações, além de não precisar perder tempo e energia “olhando à sua
volta.”
Pratique a escuta
ativa
Escuta ativa é ouvir a informação que a pessoa está
transmitindo de forma atenciosa e com interesse de compreendê-la em sua
totalidade. É ouvir lançando olhar direto à pessoa com quem se conversa para
que a mensagem seja bem captada. Uma comunicação respeitosa e clara fortalece a
relação entre os interlocutores.
Compreenda as
críticas e orientações
A boa compreensão faz parte de um relacionamento
respeitoso, sobretudo, quando estão presentes no diálogo alguns apontamentos de
criticidade seguidos de orientações. Ter bom senso e entender a mensagem com
seriedade e sem questionamentos desagradáveis são comportamentos que refletem
uma relação interpessoal positiva.
Respeito Mútuo
Quando há respeito, valorização de opiniões e ideias,
podem-se desenvolver soluções baseadas em visão coletiva, sabedoria e
criatividade.
Comunicação
aberta
Nos comunicamos durante todo o dia, seja quando
estamos enviando e-mails, mensagens instantâneas, ou face-a-face em uma
reunião. Quanto melhor e mais eficaz for a comunicação, mais rico os
relacionamentos no trabalho serão. Todas as boas relações dependem de uma
comunicação aberta e honesta.
Concentre-se em
sua Inteligência Emocional
Entre outras coisas, esta é a sua capacidade de
reconhecer as suas próprias emoções e entender claramente o que estão dizendo.
Alta Inteligência Emocional também ajuda a entender as emoções e necessidades
dos outros.
Reconheça os
outros
Mostre seu reconhecimento sempre que alguém ajudá-lo.
Todos querem sentir que o seu trabalho é reconhecido.
Quais os impactos que as relações interpessoais causam na empresa?
Os colaboradores passam a maior parte do dia no
convívio dos seus amigos de trabalho, por isso, é importante que a relação
entre eles seja praticada de forma efetiva. Um bom relacionamento proporciona inúmeros benefícios.
Potencializa a
colaboração entre os colaboradores
As atividades
diárias nas instituições,
em diversos casos, são realizadas por processos, ou seja, uma área depende da
outra para que a conclusão do trabalho se realize. Veja um exemplo: Para que
uma venda se concretize, ela deve passar pelo vendedor, caixa e embalagem.
Dessa forma, a boa relação entre os funcionários oferece um processo mais
célere e correto.
Preserva a saúde
dos colaboradores
O trabalho diário em uma empresa requer muitas
responsabilidades, como cumprimento de prazos, entrega de bons resultados,
elevação da produtividade, potencialização da satisfação dos clientes etc. —
tudo isso gera uma certa carga de cobranças e estresse.
Uma relação bem estruturada entre os funcionários
torna os afazeres de rotina mais suaves e prazerosos devido à colaboração
coletiva. Com a socialização das tarefas, o trabalho é cumprido em menos espaço
de tempo, por isso, o colaborador sente-se menos pressionado e estressado.
Consequentemente, a sua saúde é protegida.
Diante das indagações realizadas no decorrer deste
artigo, confirmamos a importância e a necessidade de intervir no relacionamento
interpessoal de maneira especializada, para que os colaboradores tenham a
melhor experiência em seus relacionamentos diários. A Pulses é uma plataforma
que atua na gestão de pessoas por meio da escuta contínua dos colaboradores e é
movida por meio de dados. Com essa metodologia, a Pulses oferece os melhores
resultados nos relacionamentos interpessoais das instituições.
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