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Bem-estar no trabalho: importância e como melhorar na empresa

Perceba a importância do bem-estar no trabalho e por que deve ser inserido na sua empresa! Confira ao ler este artigo!



Para oferecer o bem-estar no trabalho, vamos apresentar alguns pontos bem significativos que podem causar impacto na empresa, como oferecer um ambiente confortável, investir com frequência no clima organizacional e cuidar da saúde mental dos colaboradores. O objetivo é fazer da sua empresa um excelente local para se trabalhar.

 

Veja, neste artigo, como tornar esse ambiente mais confortável e produtivo. Boa leitura!

 

O que é bem-estar no trabalho?

 

O bem-estar no trabalho é o conjunto de ações que garantem qualidade de vida e segurança aos grupos de colaboradores no ambiente corporativo, para que suas atividades de rotina sejam realizadas de maneira assertiva e a performance das equipes se desenvolva constantemente.

 

Qual a sua importância?

 

O bem-estar no trabalho é um fator determinante para o engajamento e a produtividade contínua. Ele passa pelas partes visual, sensorial, afetiva e material. O conjunto de estratégias é responsável por gerar resultados promissores para a empresa, pois proporciona:


  •  harmonia entre os colaboradores da organização;
  •  efetividade nas tarefas diárias;
  •  melhoria na saúde psíquica e física de todos os membros do grupo.

 

Como promover o bem-estar no trabalho?

 

Para que o ambiente organizacional tenha uma performance que motive seu grupo de talentos e traga bons resultados no trabalho, é necessário implementar o bem-estar corporativo. Para isso, é importante inserir ações que possam potencializar esse conforto aos funcionários. Veja, a seguir, o que fazer.

 

Ofereça um ambiente confortável


O ambiente físico de trabalho influencia diretamente no bem-estar dos funcionários. Os móveis devem ser adequados, como:


  • cadeiras macias com encosto de bom ângulo para evitar dor nas costas;
  •  mesa com ter altura adequada para não cansar os braços e não causar tensões nos ombros;
  •  ambiente bem iluminado;
  •  cores de paredes suaves para oferecer tranquilidade ao realizar as tarefas;
  •  outras práticas que possam beneficiar as equipes da empresa.

 

Invista com frequência no clima organizacional

 

A melhor forma de mensurar como está o bem-estar é investindo em acompanhar o clima organizacional. Com esta técnica, a instituição faz uma análise minuciosa para verificar como o funcionário está se sentindo na empresa e detectar o que incomoda, como está a inter-relação entre os grupos, onde e o que precisa ser melhorado etc.

 

Após coletar esses dados, é o momento de analisar e propor ações de melhoria. Mas, para que o clima organizacional se aprimore com o passar do tempo, é necessário investir constantemente nessas ações.

 

Ofereça saúde mental aos colaboradores

 

Sabemos que o bem-estar está muito relacionado com saúde física e, principalmente, mental. O colaborador que não está com sua saúde mental comprometida, é capaz de realizar suas atividades diárias com envolvimento e eficiência e, assim, potencializar os resultados da empresa.

 

Para isso, pode ser importante investir em ações que promovam a saúde mental, como ter benefícios como psicoterapia, para dar esse suporte a todos os funcionários que necessitarem. Existem plataformas, como a Vittude Corporate, que fornece um benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da saúde mental de seu time.

 

Como foi apresentado, investir em bem-estar no trabalho é uma das metodologias mais eficientes para coletar os resultados esperados pela organização que valoriza seus colaboradores física e mentalmente. O conjunto dessas estratégias colaborativas é responsável pelas realizações eficientes das demandas diárias e assim, por intensificar a produtividade da instituição.

 

Percebeu como um ambiente agradável pode incentivar a produtividade na empresa? Convidamos você a entender o que é turnover e como reduzir na sua organização.