Bem-estar no trabalho: importância e como melhorar na empresa
Perceba a importância do bem-estar no trabalho e por
que deve ser inserido na sua empresa! Confira ao ler este artigo!
Para oferecer o bem-estar no trabalho, vamos
apresentar alguns pontos bem significativos que podem causar impacto na
empresa, como oferecer um ambiente confortável, investir com frequência no
clima organizacional e cuidar da saúde mental dos colaboradores. O objetivo é
fazer da sua empresa um excelente local para se trabalhar.
Veja, neste artigo, como tornar esse ambiente mais
confortável e produtivo. Boa leitura!
O que é bem-estar no trabalho?
O bem-estar no trabalho é o conjunto de ações que
garantem qualidade de vida e segurança aos grupos de colaboradores no ambiente
corporativo, para que suas atividades de rotina sejam realizadas de maneira
assertiva e a performance das equipes se desenvolva constantemente.
Qual a sua importância?
O bem-estar no trabalho é um fator determinante para o
engajamento e a produtividade contínua. Ele passa pelas partes visual,
sensorial, afetiva e material. O conjunto de estratégias é responsável por
gerar resultados promissores para a empresa, pois proporciona:
- harmonia entre os colaboradores da organização;
- efetividade nas tarefas diárias;
- melhoria na saúde psíquica e física de todos os membros do grupo.
Como promover o bem-estar no trabalho?
Para que o ambiente organizacional tenha uma
performance que motive seu grupo de talentos e traga bons resultados no
trabalho, é necessário implementar o bem-estar corporativo. Para isso, é
importante inserir ações que possam potencializar esse conforto aos
funcionários. Veja, a seguir, o que fazer.
Ofereça um
ambiente confortável
O ambiente físico de trabalho influencia diretamente no bem-estar dos funcionários. Os móveis devem ser adequados, como:
- cadeiras macias com encosto de bom ângulo para evitar dor nas costas;
- mesa com ter altura adequada para não cansar os braços e não causar tensões nos ombros;
- ambiente bem iluminado;
- cores de paredes suaves para oferecer tranquilidade ao realizar as tarefas;
- outras práticas que possam beneficiar as equipes da empresa.
Invista com
frequência no clima organizacional
A melhor forma de mensurar como está o bem-estar é investindo em acompanhar o clima organizacional. Com esta técnica, a instituição faz uma análise
minuciosa para verificar como o funcionário está se sentindo na empresa e
detectar o que incomoda, como está a inter-relação entre os grupos, onde e o
que precisa ser melhorado etc.
Após coletar esses dados, é o momento de analisar e
propor ações de melhoria. Mas, para que o clima organizacional se aprimore com
o passar do tempo, é necessário investir constantemente nessas ações.
Ofereça saúde
mental aos colaboradores
Sabemos que o bem-estar está muito relacionado com
saúde física e, principalmente, mental. O colaborador que não está com sua
saúde mental comprometida, é capaz de realizar suas atividades diárias com
envolvimento e eficiência e, assim, potencializar os resultados da empresa.
Para isso, pode ser importante investir em ações que
promovam a saúde mental, como ter benefícios como psicoterapia, para dar esse
suporte a todos os funcionários que necessitarem. Existem plataformas, como a Vittude
Corporate, que fornece um
benefício corporativo que ajuda empresas a cuidarem de forma preventiva da
saúde mental de seu time.
Como foi apresentado, investir em bem-estar no
trabalho é uma das metodologias mais eficientes para coletar os resultados
esperados pela organização que valoriza seus colaboradores física e
mentalmente. O conjunto dessas estratégias colaborativas é responsável pelas
realizações eficientes das demandas diárias e assim, por intensificar a
produtividade da instituição.
Percebeu como um ambiente agradável pode incentivar a
produtividade na empresa? Convidamos você a entender o que é turnover e como reduzir na sua organização.