Insights

O melhor sobre Gestão de Pessoas, People Analytics e Experiência do Colaborador.

A Importância da confidencialidade em pesquisas de clima

O motivo pelo qual as empresas realizam as pesquisas de clima organizacionais podem variar, mas para alcançar qualquer um de seus objetivos é preciso obter feedbacks sinceros dos colaboradores, a fim de identificar pontos de melhoria dentro da organização.

 

A pesquisa de clima confidencial é importante por alguns motivos. Muitos colaboradores podem não se sentir à vontade para dar um feedback identificado para a empresa na qual trabalham, por temerem consequências negativas.

 

Os colaboradores tendem a não falar o que realmente pensam quando estão sendo identificados, mas sim apenas o que consideram seguro para manter seus empregos. Além disso, muitos também tendem a não se expressar quando acreditam que não terão apoio dos colegas de trabalho, e não querem ser os “mensageiros de problemas e más notícias”.

 

Para proporcionar uma oportunidade para os colaboradores se expressarem de maneira segura, e obter feedbacks sinceros para identificar pontos de melhoria, é preciso garantir a confidencialidade nas pesquisas de clima.

 

O que é a Pulses e como funciona

 

A Pulses é uma plataforma para coleta e análise de dados para gestão de pessoas. Nossa plataforma disponibiliza quatro instrumentos padrões, sendo o principal deles o Score Pulses, que mensura os preditores de engajamento através de pulsos semanais, aprofundando as análises conforme necessário por meio de algoritmos inteligentes e únicos no mundo.

 

Os pulsos são conjuntos de perguntas enviadas semanalmente. As respostas à essas perguntas geram um score e, dentro dos pulsos, também há perguntas abertas, que chamamos de feedbacks. Além dos feedbacks, o colaborador pode deixar sugestões na Suggestion Box, uma caixa de sugestões disponibilizados no final de cada pulso.

 

Como a Pulses garante a confidencialidade das respostas

 

Confidencialidade das respostas

 

Para garantir a confidencialidade das respostas a Pulses não exibe as respostas individuais dos colaboradores, nem permite que os resultados sejam filtrados por quaisquer atributos de identificação pessoal, como nome, matrícula, e-mail ou CPF.

 

Todas as respostas às perguntas resultam em um consolidado, que chamamos de Score Pulses. São apenas esses scores que são exibidos aos gestores e usuários que possuem acesso à ferramenta.

 

As perguntas abertas enviadas aos colaboradores, chamadas de Feedbacks, por padrão, são confidenciais. O colaborador pode escolher identificar-se ou não, mas, para isto, é preciso que ele habilite a opção de identificação. O mesmo padrão ocorre nas sugestões enviadas através da Suggestion Box.

 

Visualizando os resultados

 

As respostas dos colaboradores, convertidas em um score, são exibidas da seguinte maneira:

confidencial

Essa é a visualização dos scores a que os usuários do dashboard terão acesso pela ferramenta. É possível aplicar filtros para analisar os resultados, mas cada score, para ser exibido, precisa ser composto por no mínimo 3 respondentes diferentes. A empresa pode optar inclusive por aumentar este número, exibindo scores a partir de 5 ou de 7 respondentes. Scores compostos por menos de 3 respondentes não são exibidos em nenhum lugar da ferramenta.   


Visualizando os feedbacks

 

A Pulses garante a confidencialidade dos feedbacks por exibi-los no dashboard apenas quando existem feedbacks de 3 respondentes diferentes, impossibilitando a identificação do colaborador que o escreveu. Esta mesma configuração é garantida para as sugestões enviadas pelos colaboradores através da Suggestion Box.

confidencialidade pulses


Quem pode visualizar os resultados?

 

Apenas o usuário administrador da ferramenta, pessoas envolvidas no projeto e líderes costumam ter acesso à ferramenta. Pensando na Pulses como uma ferramatenta de gestão de pessoas para líderes, a ferramenta permite realizar uma configuração para que cada líder tenha acesso aos scores apenas das suas equipes.

 

Informações dos colaboradores

 

Por padrão, a empresa precisará apenas um e-mail ou CPF ou matrícula para cadastrar o colaborador. Uma dessas informações é necessária para que a ferramenta saiba que você é um colaborador único, impossibilitando-o de responder várias vezes a mesma pergunta, e para consolidar as suas respostas nas áreas e unidades corretas.

 

Outros dados que a empresa pode cadastrar, se quiser, são nome, data de nascimento, data de admissão, seu cargo, unidades e áreas nas quais trabalha e quem são os líderes. Esses dados são associados à sua resposta automaticamente e garantem que sua resposta seja consolidada nos dados demográficos corretos.

 

Adesão à pesquisa

 

Apenas uma informação pode ser vista de forma individual: o número de respostas dadas aos pulsos enviados. Os líderes conseguem visualizar este número através da taxa de adesão à pesquisa, que é uma porcentagem calculada a partir de todos os pulsos enviados e de todos que foram respondidos. Usuários autorizados pela empresa podem visualizar se você respondeu ao último pulso enviado ou não.

 

A Pulses protege a resposta do colaborador

 

Os Termos de Uso da Pulses protegem a confidencialidade das respostas do colaborador. Para que uma empresa possa utilizar a Pulses, é imprescindível que ela aceite os termos de uso. Ao aceitar os Termos de Uso, a empresa se compromete a não fazer mal uso dos nossos serviços, nem tentar interferir na operação normal solicitando o acesso a respostas além do que já é possível visualizar nas interfaces da Pulses.

 

A Pulses não compartilha quaisquer respostas individuais de colaboradores com os clientes.

 

Resumindo

 

Através de uma série de procedimentos, a Pulses coleta as respostas dos colaboradores e, para garantir a preservação da confidencialidade, consolida-as em scores para exibir em um dashboard que, apesar de não conter respostas individuais, apresenta muitos dados que possibilitam ricas análises às organizações e seus líderes.