9 razões para usar a pesquisa de diversidade

Diferenças individuais podem influenciar os resultados organizacionais de forma positiva. Conheça mais neste artigo!


A pesquisa possibilita conhecer a cultura da organização considerando alguns fatores, gerando dados esclarecedores para um tópico complexo. O resultado da pesquisa de diversidade e inclusão mostra, onde e como diferentes grupos de colaboradores(as) vivenciam a cultura de sua empresa. 

 Ao adotar a pesquisa de diversidade e inclusão você dará um primeiro passo para transformar a organização em um ambiente acolhedor e inclusivo para todas as pessoas, proporcionando a melhor experiência do colaborador na sua jornada na empresa.

 

Separamos para você 9 Razões para usar a Pesquisa de Diversidade e Inclusão:

·        Diversidade desperta o senso de pertencimento e propósito

·        Diversidade cria ambientes seguro

·        Diversidade gera inovação

·        Diversidade atrai e retém os melhores talentos

·        Gestão da Diversidade baseada em dados

·        Obtenha um censo de como é a diversidade na sua empresa

·        Conheça a percepção das minorias sobre como é a diversidade e inclusão na sua empresa

·        Obtenha dados para criar planos de ação

 

Iremos nos aprofundar em cada um desses pontos abaixo.

 

Diversidade desperta o senso de pertencimento e propósito

 

Ao criar um ambiente de trabalho em que todos conseguem ver uma diversidade de culturas, formas de pensar e experiências faz com que se sintam mais confortáveis sendo eles mesmo.

A partir do momento que as pessoas na sua empresa podem ser elas mesmas no trabalho, possibilita um aumento no sentimento de pertencimento à organização.  Este sentimento se mostra como um grande motivador para o engajamento do colaborador.

 Visto isto, despertar este sentimento de pertencimento nas pessoas em que trabalham em sua organização facilita a identificarem o seu propósito com o trabalho e obter uma maior realização profissional.


Diversidade cria ambientes seguros


A partir do momento em que uma organização busca ser plural e criar um ambiente seguro, sem julgamento e onde as pessoas se sentem confortáveis para realizar um diálogo sobre suas experiências e a exploração de tópicos delicados faz com que tenha uma diminuição nos conflitos intergrupais.

Para criar um ambiente seguro muitas vezes exige uma mudança de cultura na empresa e adesão da liderança. Visto que, é a liderança que tem o contato mais próximo da sua equipe buscando ouvir e compreender, ter transparência em suas conversas e ensinar a equipe a aprender com os próprios erros deste modo, sendo agente de transformação é por meio de relações de confiança que se cria um ambiente que inclui e respeita o sujeito.

 

Diversidade gera inovação

 

A partir do momento que você tem uma equipe heterogênea de colaboradores você terá visões diversificadas de pessoas com histórias únicas. Com isto, possibilidade a criar soluções para atender a necessidade de pessoas de diversos grupos sociais.

Pessoas que sentem que pertencem à organização, uma liderança valoriza a sua equipe, suas contribuições e perspectivas desperta uma experiência única e facilita a inovação. Com isto, cria-se uma cultura de inovação onde as pessoas têm vozes e são ouvidas por pessoas de diferentes realidades, pontos de vista diferentes que geram novas ideia e novos produtos.

 A diversidade dentro da sua organização é uma forte aliada para construir uma estratégia de inovação e manter-se competitivo

 

Diversidade atrai e retém os melhores talentos

 

Construir uma cultura de diversidade e inclusão na organização possibilita que você retenha e atraia os melhores talentos.

 Pois cada vez mais os profissionais estão na busca de um ambiente de trabalho harmônico, respeitoso e de valorização. Com isto, organizações que buscam ter responsabilidade social possuem vantagem na busca de colaboradores(as) de alta performance.

 

Gestão da Diversidade baseada em dados

 

Ao adotar uma pesquisa de diversidade você viabilizará uma gestão da diversidade e inclusão baseadas em dados, diminuindo os possíveis vieses cognitivos e sendo possível identificar gaps para a melhoria da implementação da gestão de diversidade.

Por meio da coleta de dados é possível examinar os dados, ter transparência em relação às questões de diversidade e ver como diferentes times vivenciam a cultura da empresa.  Desta forma, a liderança poderá utilizar os resultados para criar ações mais efetivas.

 

Obtenha um censo de como é a diversidade na sua empresa

 

Um atributo é uma informação vinculada à resposta do(a) colaborador(a). E você poderá ver a média das respostas do(a)s colaboradore(a)s que possuem aquele atributo, respeitando a confidencialidade (mínimo 30 respondentes para atributos sensíveis).

Os atributos sensíveis permitem compreender a diversidade e inclusão em sua organização, com base em características demográficas sensíveis (ex: identidade de gênero X pertencimento, orientação sexual x ambiente seguro).

 pesquisa de diversidade e inclusão empresa


Veja a seguir o exemplo do dashboard selecionando o atributo identidade de gênero.

 

Através deste atributo você consegue analisar quão diversa é a sua empresa. Selecionado outros atributos é possível compreender como é a visão da diversidade e inclusão na sua empresa, na ótica das minorias de direitos.

 

Conheça a percepção das minorias sobre como é a diversidade e inclusão na sua empresa

 

A pesquisa de Diversidade e Inclusão possibilita você conhecer a percepção das minorias sobre como é a diversidade e inclusão em sua empresa. É uma pesquisa estruturada e organizada em 4 dimensões e 21 fatores, onde cada fator é uma pergunta.  Conheça a seguir as dimensões e fatores:

 A dimensão Diversidade é avalia a percepção do time sobre a Existência da Diversidade na Empresa com base nos seguintes fatores:


·        Diversidade no quadro de pessoas

·        Diversidade em diferentes cargos

·        Diversidade na liderança

·        Reconhecimento do mercado

 

A dimensão Inclusão avalia a percepção do time sobre reconhecimento, inclusão, respeito e oportunidades em condição de equidade e igualdade por meio dos seguintes fatores:

·        Respeito

·        Oportunidades

·        Liderança inclusiva

·        Ambiente seguro

·        Pertencimento

 

A dimensão Aspectos Culturais avalia a percepção do time sobre o quanto a inclusão da diversidade é valorizada na cultura da empresa por meio de políticas e práticas, através dos seguintes fatores:

·        Política inclusiva

·        Práticas inclusivas

·        Inclusão da diversidade com valor

·        Discriminação

·        Combate à discriminação

·        Stakeholders

 

A dimensão Representatividade avalia a percepção do time sobre a inclusão dos grupos minoritários na empresa, tendo como base os seguintes fatores:

·        LGBTI’s

·        Pessoas com deficiência

·        Diversidade geracional

·        Diversidade étnica

·        Equidade de gênero

·        Religião

 

Obtenha dados para criar planos de ação (e convencer seus gestores sobre a importância) 

 

Após realizar a Pesquisa de Diversidade e Inclusão você terá aos indicadores através do dashboard, será possível acompanhar a demografia, emitir relatório e compreender a percepção das pessoas de sua empresa em relação a diversidade e Inclusão.

Com esses dados em mãos, é possível você criar planos de ações e ter acesso as mais de 40 recomendações para que a sua empresa torne mais inclusiva e diversa.

 

Separamos 2 recomendações para você entender como elas funcionam:

 

1 - Se a pessoa utiliza um nome social, deve-se oficializar na empresa o uso do nome de preferência. Por exemplo: E-mail, crachá e inscrição de e-mail com o nome social. Esta recomendação está ligada com a dimensão representatividade.

2- Incentive as(os) colaboradoras(os) a darem sugestões sobre as práticas de inclusão da diversidade. Você pode usar o espaço do Suggestion Box para isso. Esta recomendação trabalha aspectos culturais.

 

E aí, gostou?

Acesse agora a Pesquisa de Diversidade e Inclusão e tenha o censo de Diversidade e Inclusão de sua empresa.

                                                        diversidade e inclusão em empresas

Todos os dados da pesquisa estão em conformidade com as exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais nº 13.709/2018.