5 Habilidades que os líderes inovadores têm em comum



 A empresa americana XBInsight coletou dados de quase 5.000 líderes em uma ampla gama de empresas e realizou análises para identificar as competências que os líderes inovadores compartilham. As cinco principais competências encontradas nesta pesquisa estão descritas abaixo:

   

Gerir risco

Líderes inovadores obtiveram uma pontuação 25% maior do que os não-inovadores no gerenciamento do risco. Líderes inovadores são ousados ​​quando se trata de experimentar novas abordagens, mas cautelosos quando as consequências são potencialmente negativas. Quando os riscos se apresentam, desenvolvem planos para minimizá-los. Quer saber como desenvolver essa habilidade? Clique aqui!


Demonstrar Curiosidade

Líderes inovadores também obtiveram maior pontuação em termos de demonstração de curiosidade. Eles exibem uma curiosidade subjacente e desejo de saber mais. Esses líderes tomarão ativamente a iniciativa de obter novas informações e aprender coisas novas. Além de proporcionar vantagem competitiva, que eles precisam para conduzir eficazmente, também estimula novas formas de pensar de sua equipe.


Liderar corajosamente

Líderes inovadores são proativos e lideram com confiança e autoridade. Eles transformam circunstâncias difíceis em oportunidades privilegiadas para demonstrar suas capacidades decisivas e assumir a responsabilidade pela tomada de decisões difíceis. Esses líderes têm a certeza de envolver e manter a atenção do público em reuniões e discussões de alto risco, e eles não evitam conflitos e diferenças de opiniões. Quer saber como desenvolver essa habilidade? Clique aqui!


Aproveitar as oportunidades

Líderes inovadores obtiveram maior pontuação quando se trata de aproveitar oportunidades. Eles são proativos e tomam iniciativa para o sucesso. Esses líderes antecipam possíveis obstáculos antes de tomarem decisões, mas evitam a análise excessiva. São capazes de mudar de direção rapidamente para aproveitar as novas oportunidades quando surgem. Quer saber como desenvolver essa habilidade? Clique aqui!


Manter uma perspectiva estratégica do negócio

Por fim, líderes inovadores obtiveram pontuação mais alta quando se trata de manter uma perspectiva estratégica dos negócios. Estes líderes demonstram uma compreensão aguçada das tendências do mercado e suas implicações para a empresa. Compreendem completamente o negócio, o mercado e a base de clientes e sabem identificar oportunidades estratégicas ou ameaças para o negócio.  No entanto, há uma competência que os líderes inovadores executam pior do que os líderes não-inovadores - manter a ordem e precisão. Por esta razão, as organizações precisam complementar as iniciativas de inovação com pessoas que são fortes em gerenciamento de projetos, ou fornecer ferramentas e treinamento para ajudar os inovadores a gerenciar os detalhes de forma mais eficaz. Os dados sugerem que os líderes mais inovadores não ignoram os riscos - eles os gerenciam. Esses líderes antecipam o que pode dar errado. São curiosos e aproveitam oportunidades, equilibrando a exploração com o oportunismo. Quer saber como desenvolver essa habilidade? Clique aqui!




Traduzido e adaptado de https://hbr.org/2016/12/the-5-skills-that-innovative-leaders-have-in-common